XVII CAEB

Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia

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De 28 julho a 1 de agosto Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

O CAEB é organizado por estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Biológicas da UNICAMP e ocorre a cada dois anos, sendo destinado aos estudantes, professores e pesquisadores da área.

Através de minicursos, palestras e mesas-redondas, são abordados temas diversos da biologia e áreas afins. O evento reúne cerca de mil pessoas e possibilita a todos a oportunidade de apresentar seus trabalhos em forma de painéis e apresentações orais, adquirir conhecimento e entrar em contato com profissionais experientes nacionais e internacionais.

O XVII CAEB ocorrerá nos dias 28 de julho a 01 de agosto de 2025

Palestrantes

  • Elisa Maria de Sousa Russo
  • Simoni Helena Avansini
  • Leonardo Talachia Rosa
  • Raissa Gonçalves
  • Lucas Botelho Souza
  • Mariana Maschietto
  • Felipe Augusto Rocha Rodrigues
  • Andris Bakuzis
  • Alessandra da Silva Augusto
  • Islândia Bezerra
  • Maria Luiza de Azevedo
  • Débora Cristina Jeffrey
  • Poliana dos Santos Camargo
  • Paulo Bernardino
  • Fabrizio Marcondes Machado
  • Renato Pirani Ghilardi
  • Maria Elice de Brzezinski Prestes
  • Lilian Nassi-Calò
  • Germana Barata
  • Carol Frandsen
  • Thomas Berg
  • Marcia Bündchen
  • Alexandre Luis Padovan Aleixo
  • Fábio Papes
  • Ana Paula de Moraes
  • Ricardo Gazzineli
  • Andre Victor Lucci Freitas
  • Franciane Cedrola Vale
  • Luana de Morais
  • Isabella Capistrano
  • André d'Ávila
  • Rebeca Gonçalves
  • Fábio Azevedo Khaled
  • Luciana Bolsoni Lourenço
  • Chao Yun Irene Yan
  • Rovilson Gilioli
  • Renata Antonaci Gama
  • Adão Henrique Rosa Domingos
  • Via Saber
  • Guilherme Augusto Fernandes
  • Luciene Ribeiro
  • Maísa Mota Antunes

Programação

09h00 OFICINA: A arte da terra: Preparo e pintura com tintas do solo Oficina
Local: A definir

A oficina é uma atividade que acontece simultaneamente ao credenciamento, no primeiro dia do congresso. Para a atividade proposta nessa edição, Angélica Oliveira tratá para o nosso congresso a magia de fazer do solo uma tinta incrível para suas artes. A atividade será prática e todo material necessário será ofericido pela comissão do CAEB. Esperamos vocês lá!

09h00 CREDENCIAMENTO Credenciamento
Local: A definir

Momento em que os congressistas se direcionarão a uma sala específica e, com ajuda de monitores e da comissão organizadora, farão o credenciamento no evento. Caso haja algum problema em relação ao horário do credenciamento o congressista deverá entrar em contato com a comissão pelo email (contato@caeb.com).

12h30 ABERTURA E PALESTRA INAUGURAL Abertura
Local: A definir

Nesse momento as presidentes do congresso farão a abertura do evento. Em seguida, x palestrante XXXXXX fará a palestra inaugural do congresso, cujo tema será: "YYYYYY"

15h00 MESA-REDONDA Mesa-redonda
Local: A definir

A definir

14h00 PALESTRAS BLOCO A Palestra
Local: A definir

As palestras do CAEB acontecerão entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, divididas em cinco blocos (A, B, C, D e E). Não é necessária inscrição prévia, mas a participação está sujeita à lotação das salas, por isso é recomendado chegar cedo. Não serão emitidos certificados, e os participantes podem entrar livremente em qualquer palestra do respectivo dia e horário. Aproveite essa oportunidade para adquirir novos conhecimentos e interagir com outros interessados na área!

16h00 PALESTRAS BLOCO B Palestra
Local: A definir

As palestras do CAEB acontecerão entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, divididas em cinco blocos (A, B, C, D e E). Não é necessária inscrição prévia, mas a participação está sujeita à lotação das salas, por isso é recomendado chegar cedo. Não serão emitidos certificados, e os participantes podem entrar livremente em qualquer palestra do respectivo dia e horário. Aproveite essa oportunidade para adquirir novos conhecimentos e interagir com outros interessados na área!

19h00 RODA DE CONVERSA Roda de Conversa
Local: A definir

A DEFINIR

14h00 PALESTRAS BLOCO C Palestra
Local: A definir

As palestras do CAEB acontecerão entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, divididas em cinco blocos (A, B, C, D e E). Não é necessária inscrição prévia, mas a participação está sujeita à lotação das salas, por isso é recomendado chegar cedo. Não serão emitidos certificados, e os participantes podem entrar livremente em qualquer palestra do respectivo dia e horário. Aproveite essa oportunidade para adquirir novos conhecimentos e interagir com outros interessados na área!

16h00 APRESENTAÇÕES DE PÔSTER Apresentação Pôster
Local: A definir

A DEFINIR

16h00 APRESENTAÇÕES ORAIS Apresentação Oral
Local: A definir

A DEFINIR

19h00 PIPOCAEB E CONCURSO DE VÍDEOS Bate-papo
Local: IB01

A DEFINIR

14h00 PALESTRAS BLOCO D Palestra
Local: A definir

As palestras do CAEB acontecerão entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, divididas em cinco blocos (A, B, C, D e E). Não é necessária inscrição prévia, mas a participação está sujeita à lotação das salas, por isso é recomendado chegar cedo. Não serão emitidos certificados, e os participantes podem entrar livremente em qualquer palestra do respectivo dia e horário. Aproveite essa oportunidade para adquirir novos conhecimentos e interagir com outros interessados na área!

16h00 APRESENTAÇÕES DE PÔSTER Apresentação Pôster
Local: A definir

A DEFINIR

16h00 APRESENTAÇÕES ORAIS Apresentação Oral
Local: A definir

A DEFINIR

20h00 CONFRATERNIZAÇÃO Festa
Local: MUSEUM

Sabemos que o CAEB, além de muitas oportunidades para adquirir conhecimento, também é um momento de descontração e para conhecer gente nova. Pensando nisso, preparamos uma confraternização especial para todos se reunirem, relaxarem e aproveitarem um ambiente leve e acolhedor. É a chance perfeita para trocar ideias com outros participantes, fazer novas amizades e compartilhar experiências de forma mais informal.

Depois de um dia cheio de palestras, minicursos, e atividades, nada melhor do que curtir boa música, um clima animado e momentos inesquecíveis ao lado de pessoas incríveis! Venha fazer parte dessa celebração e torne sua experiência no CAEB ainda mais completa e divertida. Estamos esperando por você!

14h00 PALESTRAS BLOCO E Palestra
Local: A definir

As palestras do CAEB acontecerão entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, divididas em cinco blocos (A, B, C, D e E). Não é necessária inscrição prévia, mas a participação está sujeita à lotação das salas, por isso é recomendado chegar cedo. Não serão emitidos certificados, e os participantes podem entrar livremente em qualquer palestra do respectivo dia e horário. Aproveite essa oportunidade para adquirir novos conhecimentos e interagir com outros interessados na área!

16h00 CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÕES Encerramento
Local: A definir

A DEFINIR

08h30 - Fábio Papes Estudo e terapia genética com organoides cerebrais derivados de pacientes Minicurso
Local: A definir

Os transtornos do neurodesenvolvimento são um conjunto complexo de doenças genéticas caracterizadas por alterações nos padrões de formação do cérebro, resultando em fenótipos clínicos neuropsiquiátricos. As bases moleculares e celulares de muitas destas enfermidades ainda são obscuras, devido em parte ao envolvimento de múltiplos alelos de risco e variantes genéticas raras. Neste minicurso, serão apresentados resultados mostrando como estas patologias podem ser estudadas pelo uso de células derivadas de pacientes, em especial através do uso de organoides cerebrais, modelos celulares tridimensionais que recapitulam in vitro os principais eventos do desenvolvimento inicial do cérebro. Como exemplo, serão relatados resultados mostrando como mutações patológicas clinicamente relevantes em um único gene afetam o tecido neural humano em pacientes com uma forma grave de autismo conhecida como Síndrome de Pitt-Hopkins, culminando na redução do conteúdo de neurônios, falhas na formação de sinapses e atividade elétrica das redes neurais diminuída. Também serão apresentados detalhes metodológicos práticos de como é feito o trabalho com organoides in vitro.

08h30 - Ana Paula de Moraes Citogenética vegetal: do microscópio à interpretação evolutiva dos dados Minicurso
Local: A definir

O minicurso visa introduzir o participante nas análises citogenéticas focadas em plantas. Serão abordadas princípios teóricos da mitose e meiose, como a prática de preparo de lâminas e abordagens evolutivas na interpretação dos resultados.

08h30 - Fábio Papes Estudo e terapia genética com organoides cerebrais derivados de pacientes Minicurso
Local: A definir

Os transtornos do neurodesenvolvimento são um conjunto complexo de doenças genéticas caracterizadas por alterações nos padrões de formação do cérebro, resultando em fenótipos clínicos neuropsiquiátricos. As bases moleculares e celulares de muitas destas enfermidades ainda são obscuras, devido em parte ao envolvimento de múltiplos alelos de risco e variantes genéticas raras. Neste minicurso, serão apresentados resultados mostrando como estas patologias podem ser estudadas pelo uso de células derivadas de pacientes, em especial através do uso de organoides cerebrais, modelos celulares tridimensionais que recapitulam in vitro os principais eventos do desenvolvimento inicial do cérebro. Como exemplo, serão relatados resultados mostrando como mutações patológicas clinicamente relevantes em um único gene afetam o tecido neural humano em pacientes com uma forma grave de autismo conhecida como Síndrome de Pitt-Hopkins, culminando na redução do conteúdo de neurônios, falhas na formação de sinapses e atividade elétrica das redes neurais diminuída. Também serão apresentados detalhes metodológicos práticos de como é feito o trabalho com organoides in vitro.

08h30 - Ana Paula de Moraes Citogenética vegetal: do microscópio à interpretação evolutiva dos dados Minicurso
Local: A definir

O minicurso visa introduzir o participante nas análises citogenéticas focadas em plantas. Serão abordadas princípios teóricos da mitose e meiose, como a prática de preparo de lâminas e abordagens evolutivas na interpretação dos resultados.

08h30 - Ricardo Gazzineli Imunologia Aplicada: Desafios e Sucessos na Criação de Vacinas Minicurso
Local: A definir

O minicurso abordará informações sobre o Centro Nacional de Vacinas, diferentes plataformas de vacinas e metodologia para desenvolver novas vacinas para doenças emergentes/re-emergentes e doenças negligenciadas.

08h30 - Ricardo Gazzineli Imunologia Aplicada: Desafios e Sucessos na Criação de Vacinas Minicurso
Local: A definir

O minicurso abordará informações sobre o Centro Nacional de Vacinas, diferentes plataformas de vacinas e metodologia para desenvolver novas vacinas para doenças emergentes/re-emergentes e doenças negligenciadas.

08h30 - Andre Victor Lucci Freitas Biologia de borboletas Minicurso
Local: A definir

O minicurso apresentará informações básicas sobre borboletas, incluindo taxonomia, história natural, ecologia e conservação.

08h30 - Franciane Cedrola Vale Protistas: Origem, evolução e biologia de eucariotos unicelulares Minicurso
Local: A definir

Embora plantas e animais pareçam dominar a vida na Terra, uma vasta diversidade de
eucariotos microscópicos habita os mais variados ambientes. Muitos desses organismos
são conhecidos coletivamente como protistas, e serão o foco deste curso, o qual tem por
objetivo oferecer uma visão abrangente sobre essa diversidade, destacando os principais
eventos da evolução dos eucariotos. As relações filogenéticas de diversas linhagens de
protistas, assim como sua biologia serão exploradas, de modo a melhor
compreendermos a história evolutiva deste importante grupo. A maioria dos protistas
são unicelulares, e essa única célula atua como um organismo completo, capaz de sentir,
se mover, se alimentar e se defender de forma independente. Assim, suas células
geralmente apresentam uma complexidade maior em termos de organelas, estruturas e
mecanismos de controle, quando comparadas às células especializadas de metazoários e
plantas. No curso, exploraremos como protistas de vida livre e simbiontes se
locomovem, adquirem alimento, realizam a digestão, regulam seu equilíbrio osmótico e
completam seus ciclos de vida. Também investigaremos como interagem com o
ambiente e os fatores que contribuem para seu sucesso biológico. O curso abordará, em
detalhes, os seguintes tópicos: (1) O que são os “protistas”? (2) origem e evolução dos
eucariotos unicelulares; (3) “protistas flagelados”; (4) “protistas ameboides”; (5)
“protistas ciliados”; (5) o grupo Apicomplexa; (7) outros “protistas”. Este curso teórico-
prático irá incluir atividades laboratoriais, nas quais os alunos utilizarão microscopia
óptica para observar, explorar e documentar espécimes vivos e preparações fixas de
diversos grupos de “protistas”.

08h30 - Andre Victor Lucci Freitas Biologia de borboletas Minicurso
Local: A definir

O minicurso apresentará informações básicas sobre borboletas, incluindo taxonomia, história natural, ecologia e conservação.

08h30 - Franciane Cedrola Vale Protistas: Origem, evolução e biologia de eucariotos unicelulares Minicurso
Local: A definir

Embora plantas e animais pareçam dominar a vida na Terra, uma vasta diversidade de
eucariotos microscópicos habita os mais variados ambientes. Muitos desses organismos
são conhecidos coletivamente como protistas, e serão o foco deste curso, o qual tem por
objetivo oferecer uma visão abrangente sobre essa diversidade, destacando os principais
eventos da evolução dos eucariotos. As relações filogenéticas de diversas linhagens de
protistas, assim como sua biologia serão exploradas, de modo a melhor
compreendermos a história evolutiva deste importante grupo. A maioria dos protistas
são unicelulares, e essa única célula atua como um organismo completo, capaz de sentir,
se mover, se alimentar e se defender de forma independente. Assim, suas células
geralmente apresentam uma complexidade maior em termos de organelas, estruturas e
mecanismos de controle, quando comparadas às células especializadas de metazoários e
plantas. No curso, exploraremos como protistas de vida livre e simbiontes se
locomovem, adquirem alimento, realizam a digestão, regulam seu equilíbrio osmótico e
completam seus ciclos de vida. Também investigaremos como interagem com o
ambiente e os fatores que contribuem para seu sucesso biológico. O curso abordará, em
detalhes, os seguintes tópicos: (1) O que são os “protistas”? (2) origem e evolução dos
eucariotos unicelulares; (3) “protistas flagelados”; (4) “protistas ameboides”; (5)
“protistas ciliados”; (5) o grupo Apicomplexa; (7) outros “protistas”. Este curso teórico-
prático irá incluir atividades laboratoriais, nas quais os alunos utilizarão microscopia
óptica para observar, explorar e documentar espécimes vivos e preparações fixas de
diversos grupos de “protistas”.

08h30 - Luana de Morais Interdisciplinaridade na ciência: caminhos e desafios Minicurso
Local: A definir

Este curso oferece uma compreensão da prática interdisciplinar, com ênfase no estudo da Paleontologia, Paleoecologia e Evolução, capacitando os alunos a enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades que surgem ao integrar diferentes áreas do conhecimento.

08h30 - Isabella Capistrano Gameficação no ensino de biologia: Criação de jogos para uso em sala de aula Minicurso
Local: A definir

Capacitar professores e educadores a implementar técnicas de gamificação no ensino de Biologia, com foco na criação de jogos educativos que possam ser utilizados em sala de aula para promover o engajamento e a compreensão dos alunos.

08h30 - Luana de Morais Interdisciplinaridade na ciência: caminhos e desafios Minicurso
Local: A definir

Este curso oferece uma compreensão da prática interdisciplinar, com ênfase no estudo da Paleontologia, Paleoecologia e Evolução, capacitando os alunos a enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades que surgem ao integrar diferentes áreas do conhecimento.

08h30 - Isabella Capistrano Gameficação no ensino de biologia: Criação de jogos para uso em sala de aula Minicurso
Local: A definir

Capacitar professores e educadores a implementar técnicas de gamificação no ensino de Biologia, com foco na criação de jogos educativos que possam ser utilizados em sala de aula para promover o engajamento e a compreensão dos alunos.

08h30 - André d'Ávila Biologia Forense - o que as séries não te contam Minicurso
Local: A definir

Atuação do perito; Criminalística; Biologia Forense, Tricologia; Entomologia Forense; Botânica Forense; Genética Forense; Perícias Ambientais e Roda de conversa e dúvidas

08h30 - Fábio Azevedo Khaled Taxidermia e sua importância para extensão Minicurso
Local: A definir

Módulo teórico - Origem da taxidermia, histórico de técnicas de preparação, importância de coleções zoológicas e sua relevância em atividades de extensão
Módulo prático - Aula expositiva com demonstração de técnicas de taxidermia

08h30 - André d'Ávila Biologia Forense - o que as séries não te contam Minicurso
Local: A definir

Atuação do perito; Criminalística; Biologia Forense, Tricologia; Entomologia Forense; Botânica Forense; Genética Forense; Perícias Ambientais e Roda de conversa e dúvidas

08h30 - Fábio Azevedo Khaled Taxidermia e sua importância para extensão Minicurso
Local: A definir

Módulo teórico - Origem da taxidermia, histórico de técnicas de preparação, importância de coleções zoológicas e sua relevância em atividades de extensão
Módulo prático - Aula expositiva com demonstração de técnicas de taxidermia

08h30 - Luciana Bolsoni Lourenço Introdução à montagem de filogenias moleculares Minicurso
Local: A definir

Serão analisados métodos de obtenção e análise de sequências de DNA utilizados para inferências filogenéticas. Tópicos a serem abordados: amostragem de táxons para a composição do ingroup e do outgroup; escolha e obtenção dos genes/sequências de DNA a serem analisados; alinhamento das sequências de DNA; inferências filogenéticas.

08h30 - Luciana Bolsoni Lourenço Introdução à montagem de filogenias moleculares Minicurso
Local: A definir

Serão analisados métodos de obtenção e análise de sequências de DNA utilizados para inferências filogenéticas. Tópicos a serem abordados: amostragem de táxons para a composição do ingroup e do outgroup; escolha e obtenção dos genes/sequências de DNA a serem analisados; alinhamento das sequências de DNA; inferências filogenéticas.

08h30 - Renata Antonaci Gama Terapia larval: Como larvas podem ser usadas para o tratamento de lesões? Minicurso
Local: A definir

Histórico, definição e utilização atual da terapia larval no Brasil e no mundo. Identificação e biologia das principais espécies de moscas utilizadas. Vantagens, desvantagens e limitações da técnica. Protocolo de coleta, criação e desinfecção das larvas. Infraestrutura minima e custos para a realização da prática.

08h30 - Renata Antonaci Gama Terapia larval: Como larvas podem ser usadas para o tratamento de lesões? Minicurso
Local: A definir

Histórico, definição e utilização atual da terapia larval no Brasil e no mundo. Identificação e biologia das principais espécies de moscas utilizadas. Vantagens, desvantagens e limitações da técnica. Protocolo de coleta, criação e desinfecção das larvas. Infraestrutura minima e custos para a realização da prática.

08h30 - Adão Henrique Rosa Domingos Brilhos da noite: Bioluminescência, fluorescência e fosforescência Minicurso
Local: A definir

Nesta apresentação serão abordados assuntos como o histórico da bioluminescência no Brasil, conceitos básicos e organismos bioluminescentes; pesquisas com fungos bioluminescentes na região do Vale do Ribeira – SP, diversidade de fungos bioluminescentes, metodologias aplicadas na pesquisa de campo, identificação e catalogação de fungos bioluminescentes, descrição de novas espécie, coleópteros bioluminescentes, diversidade e sistemática de classificação. Ainda, serão abordados conceitos básicos de fluorescência e fosforescência, fluorescência e fosforescência em rochas, biofluorescência, pesquisas no Brasil e descobertas na área.

08h30 - Adão Henrique Rosa Domingos Brilhos da noite: Bioluminescência, fluorescência e fosforescência Minicurso
Local: A definir

Nesta apresentação serão abordados assuntos como o histórico da bioluminescência no Brasil, conceitos básicos e organismos bioluminescentes; pesquisas com fungos bioluminescentes na região do Vale do Ribeira – SP, diversidade de fungos bioluminescentes, metodologias aplicadas na pesquisa de campo, identificação e catalogação de fungos bioluminescentes, descrição de novas espécie, coleópteros bioluminescentes, diversidade e sistemática de classificação. Ainda, serão abordados conceitos básicos de fluorescência e fosforescência, fluorescência e fosforescência em rochas, biofluorescência, pesquisas no Brasil e descobertas na área.

08h30 - Via Saber Aprendizados e Desafios da Divulgação Científica Presencial Minicurso
Local: A definir

Minicurso teórico-prático de ensinamentos gerais e didáticos sobre a prática da Divulgação de Ciências no Presencial, utilizando o modelo de eventos principal do Via Saber, o "Pergunte a um(a) Cientista", com apresentações, bate-papos e dinâmicas interativas.

08h30 - Guilherme Augusto Fernandes É um problema estar vivo: Contextualização social no ensino de Biologia - problematização e perspectivas pedagógicas Minicurso
Local: A definir

Ensino Contextualizado: Problematização curricular em diferentes perspectivas pedagógicas e variadas temáticas no ensino de biologia (ensino médio) e ciências da natureza (ensino fundamental);
Perspectivas pedagógicas - aspectos históricos, políticos e Fundamentos filosóficos: Aprendizagem Baseada em Problemas; Perspectivas críticas - Temas geradores na perspectiva freiriana e Problematização na perspectiva Histórico-crítica; Abordagens em CTSA.
Atividades: Aula expositiva dialogada; Dinâmicas em grupo para análise da Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacional e Currículos Paulistas; Elaboração de planos de aula e socialização com apresentações e discussões.

08h30 - Via Saber Aprendizados e Desafios da Divulgação Científica Presencial Minicurso
Local: A definir

Minicurso teórico-prático de ensinamentos gerais e didáticos sobre a prática da Divulgação de Ciências no Presencial, utilizando o modelo de eventos principal do Via Saber, o "Pergunte a um(a) Cientista", com apresentações, bate-papos e dinâmicas interativas.

08h30 - Guilherme Augusto Fernandes É um problema estar vivo: Contextualização social no ensino de Biologia - problematização e perspectivas pedagógicas Minicurso
Local: A definir

Ensino Contextualizado: Problematização curricular em diferentes perspectivas pedagógicas e variadas temáticas no ensino de biologia (ensino médio) e ciências da natureza (ensino fundamental);
Perspectivas pedagógicas - aspectos históricos, políticos e Fundamentos filosóficos: Aprendizagem Baseada em Problemas; Perspectivas críticas - Temas geradores na perspectiva freiriana e Problematização na perspectiva Histórico-crítica; Abordagens em CTSA.
Atividades: Aula expositiva dialogada; Dinâmicas em grupo para análise da Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacional e Currículos Paulistas; Elaboração de planos de aula e socialização com apresentações e discussões.

08h30 - Luciene Ribeiro Formação e atuação no mercado de trabalho: realidade, desafios e perspectivas. Minicurso
Local: A definir

O curso denominado: Formação e atuação no mercado de trabalho, realidade, desafios e perspectivas, é oferecido pelo Sistema CFBio/CRBio-07, especificamente para atender a demanda do CAEB- UNICAMP no ano de 2025. O curso é voltado para estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas e estudantes de Pós-graduação, ligados a este mesmo curso. O objetivo é apresentar a estrutura e funcionamento do Sistema no apoio à profissão de Biólogo(a), bem como discutir o papel de formação dos futuros(as) Biólogos(as) e sua inserção no mercado de trabalho, analisando a realidade atual, os desafios e as perspectivas que envolvem a profissão. O curso terá duração de oito horas (08)

08h30 - Maísa Mota Antunes Além do que se pode ver: Contribuições da Microscopia para a Biologia. Minicurso
Local: A definir

A microscopia intravital é uma técnica poderosa que a visualização de eventos biológicos em tempo real em organismos vivos. Esta técnica fornece insights exclusivos sobre as interações e comportamentos dinâmicos de células, tecidos e órgãos, que muitas vezes são perdidos em estudos tradicionais em amostras fixadas. Ao permitir a visualização em tempo real, a microscopia intravital se tornou uma ferramenta essencial em vários campos, incluindo pesquisa sobre câncer, imunologia, neurociência e biologia vascular. Suas aplicações levaram a avanços significativos em nossa compreensão de sistemas biológicos complexos, contribuindo para o desenvolvimento de novas terapias e melhorando a precisão da pesquisa científica. O minicurso abordará os princípios, técnicas e aplicações fundamentais da microscopia intravital, destacando sua importância no avanço de nossa compreensão de processos biológicos dinâmicos, visando: i) Entender os princípios e conceitos básicos da microscopia intravital; ii) Aprender sobre os diferentes tipos de técnicas de microscopia intravital e suas aplicações; iii) Apreciar a importância da microscopia intravital nas ciências biológicas e; iv) Ganhar experiência prática na configuração e condução de experimentos de microscopia intravital.

08h30 - Luciene Ribeiro Formação e atuação no mercado de trabalho: realidade, desafios e perspectivas. Minicurso
Local: A definir

O curso denominado: Formação e atuação no mercado de trabalho, realidade, desafios e perspectivas, é oferecido pelo Sistema CFBio/CRBio-07, especificamente para atender a demanda do CAEB- UNICAMP no ano de 2025. O curso é voltado para estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas e estudantes de Pós-graduação, ligados a este mesmo curso. O objetivo é apresentar a estrutura e funcionamento do Sistema no apoio à profissão de Biólogo(a), bem como discutir o papel de formação dos futuros(as) Biólogos(as) e sua inserção no mercado de trabalho, analisando a realidade atual, os desafios e as perspectivas que envolvem a profissão. O curso terá duração de oito horas (08)

08h30 - Maísa Mota Antunes Além do que se pode ver: Contribuições da Microscopia para a Biologia. Minicurso
Local: A definir

A microscopia intravital é uma técnica poderosa que a visualização de eventos biológicos em tempo real em organismos vivos. Esta técnica fornece insights exclusivos sobre as interações e comportamentos dinâmicos de células, tecidos e órgãos, que muitas vezes são perdidos em estudos tradicionais em amostras fixadas. Ao permitir a visualização em tempo real, a microscopia intravital se tornou uma ferramenta essencial em vários campos, incluindo pesquisa sobre câncer, imunologia, neurociência e biologia vascular. Suas aplicações levaram a avanços significativos em nossa compreensão de sistemas biológicos complexos, contribuindo para o desenvolvimento de novas terapias e melhorando a precisão da pesquisa científica. O minicurso abordará os princípios, técnicas e aplicações fundamentais da microscopia intravital, destacando sua importância no avanço de nossa compreensão de processos biológicos dinâmicos, visando: i) Entender os princípios e conceitos básicos da microscopia intravital; ii) Aprender sobre os diferentes tipos de técnicas de microscopia intravital e suas aplicações; iii) Apreciar a importância da microscopia intravital nas ciências biológicas e; iv) Ganhar experiência prática na configuração e condução de experimentos de microscopia intravital.

14h00 - Rebeca Gonçalves Cultura de vegetais em solo marciano Palestra
Local: A definir

Nessa palestra será abordada a pesquisa sobre atuais trabalhos com agricultura espacial no mundo, e desenvolvimento de relatório de requerimentos de missão com foco em agricultura espacial para a rede Space Farming Brasil

14h00 - Raissa Gonçalves Como imunologia pode ajudar no combate à cocaína Palestra
Local: A definir

História e características químicas da cocaína, estrutura das vacinas anti drogas, hapteno de cocaína, estudos pre-clinicos da vacina anti cocaína UFMG VAC V4N2, padronização de testes imunológicos para detecção de anticorpos anti cocaína, caracterização dos anticorpos anti cocaína (afinidade e especificidade), desafios e limitações das vacinas anti cocaína.

14h00 - Alessandra da Silva Augusto Estado da arte da contaminação por microplásticos em animais marinhos Palestra
Local: A definir

Será abordado o estado da arte da contaminação por microplásticos no mundo, bem como seus efeitos na fisiologia, morfologia e comportamento dos animais marinhos

14h00 - Débora Cristina Jeffrey A Realidade das Cotas nas Universidades Palestra
Local: A definir

Reflexão da realidade das cotas nas Universidade Públicas e seus desafios no ensino superior.

14h00 Democratizar a ciência para a sociedade é parte da responsabilidade de cientistas Palestra
Local: A definir

A ciência avança em direção ao acesso aberto do conhecimento, mas ainda é preciso esforços para que esse conhecimento seja acessível e acessado por não especialistas. Em um país em que a maior parte da pesquisa é financiada com recursos públicos e onde a sociedade carece de qualidade de vida, dados e informações científicas são estratégicos para ajudar a mudar este quadro. Como atores sociais privilegiados nas universidades, pesquisadores, professores e especialistas devem se engajar para facilitar o diálogo com a sociedade. Nesta palestra, compartilho de possibilidades que estão ao nosso alcance e que podem melhorar a democratização do conhecimento por meio da divulgação científica.

16h00 - Elisa Maria de Sousa Russo Explorando a Biologia Molecular dos Vírus e Proteínas Recombinantes Palestra
Local: A definir

A palestra abordará a produção de proteínas e vírus recombinantes, suas aplicações e estado da arte.

16h00 - Lucas Botelho Souza Células CAR-T no tratamento do câncer: estado-da-arte e perspectivas Palestra
Local: A definir

A atividade irá abordar os princípios da terapia com células T modificadas para expressar receptores quiméricos de antígeno (CAR), os resultados clínicos obtidos até então e as direções futuras para elevar a eficiência terapêutica e para ampliar acesso dos pacientes a esta classe de terapias avançadas.

16h00 - Islândia Bezerra Agroecologia para alimentar e nutrir pessoas e salvar o planeta Palestra
Local: A definir

Atividade com o objetivo de disparar processos de reflexão e ação. A agroecologia como ciência, movimento e prática nos oportuniza a transformar os sistemas alimentares em sistemas sustentáveis e saudáveis. Neste sentido, o ato de comer assume outro significado perante os desafios das emergências climáticas impostas pelo atual modelo de produção-consumo.

16h00 - Poliana dos Santos Camargo Crise nos cursos de licenciatura: apagão de professores Palestra
Local: A definir

Refletir sobre a formação inicial, a atuação e a formação continuada de professores/as de escolas públicas estaduais de educação básica, destacando elementos significativos na construção da identidade docente.

16h00 - Carol Frandsen Ilustração Científica na Era Digital Palestra
Local: A definir

Formato: Apresentação com exemplos práticos, discussões sobre ferramentas de ilustração digital e uma sessão de perguntas e respostas.

Objetivo: Explorar as diferenças entre a ilustração científica tradicional e digital, destacando as possibilidades da última como ferramenta de comunicação visual da ciência, com foco na divulgação e disseminação científica online.

A palestrante compartilhará sua trajetória na ilustração científica, destacando sua adaptação ao uso de ferramentas digitais, formação e o impacto dessa transição em seus projetos e atuação profissional.

14h00 - Maria Luiza de Azevedo Fogo e polinização: os fatores chave para a conservação das Sempre-Viva no Campo Rupestre Palestra
Local: A definir

A palestra abordará o papel do fogo e da polinização na conservação das Sempre-Vivas (Comanthera spp.) no Campo Rupestre. Serão discutidos os efeitos de diferentes regimes de queima (precoce e tardia) na riqueza e abundância de recursos florais, além de como a polinização influencia o sucesso reprodutivo dessas plantas. A importância de estratégias de manejo sustentável, como o uso controlado do fogo para estimular a floração e atrair polinizadores, será destacada, com foco na conservação da biodiversidade e no suporte às comunidades tradicionais, que dependem da extração das flores.

14h00 - Renato Pirani Ghilardi Influência Digital e Esquecimento Científico ou Influência Científica e Esquecimento Digital? Como os jovens cientistas enfrentam o pensamento científico Palestra
Local: A definir

O atual mundo das redes sociais associado à ciência impõe a necessidade de compreender as práxis utilizadas pelos influenciadores digitais. Devido à falta de experiência prática e ao uso inadequado da metodologia científica, muitos jovens cientistas acabam caindo em armadilhas de raciocínio neste novo e complexo ambiente. Talvez, uma possível solução para este problema possa estar com o teórico francês René Girard. Dessa forma, o objetivo aqui proposto é proporcionar aos jovens cientistas ferramentas e estratégias para equilibrar a necessidade de visibilidade digital com a preservação da integridade científica, incentivando uma comunicação eficaz e ética da ciência em meio à crescente influência digital.

14h00 - Thomas Berg Mata Atlântica: Riquezas a Desvendar, Urgência em Preservar. Palestra
Local: A definir

A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta, abrigando uma vasta
riqueza de espécies únicas de flora e fauna. Cada canto desse bioma guarda segredos a serem
revelados, desde espécies ainda desconhecidas até processos ecológicos complexos e
fascinantes. No entanto, a devastação causada pelo desmatamento e pela urbanização coloca
esse patrimônio em risco. Preservar o que resta da Mata Atlântica e reflorestar áreas impactadas
é uma corrida contra o tempo, onde cada esforço conta para garantir que futuras gerações
possam descobrir e usufruir dessas riquezas.

14h00 - Felipe Augusto Rocha Rodrigues Aplicações terapêutica de pele de tilápia no tratamento de lesões Palestra
Local: A definir

Uso da Pele de Tilápia em Medicina Regenerativa Objetivo: Capacitar os participantes sobre o potencial da pele de tilápia como biomaterial em medicina regenerativa, abordando desde a obtenção e processamento da pele até suas aplicações clínicas e pesquisas atuais. Carga Horária: 8 horas Público-Alvo: Profissionais e estudantes de áreas relacionadas à biotecnologia, medicina, farmacologia, engenharia de tecidos, e interessados em biomateriais. Conteúdo Programático: Módulo 1: Introdução e Contextualização Duração: 1 hora - Visão geral da medicina regenerativa e biomateriais - Importância e inovação no uso de biomateriais derivados de fontes naturais Módulo 2: A Pele de Tilápia como Biomaterial Duração: 1 hora - Propriedades biológicas da pele de tilápia - Estrutura e composição do colágeno da pele de tilápia - Comparação com outros biomateriais utilizados na medicina regenerativa Módulo 3: Processamento e Preparação da Pele de Tilápia Duração: 2 horas - Métodos de coleta e preservação da pele de tilápia - Técnicas de processamento: decelularização, liofilização, e modificação química - Protocolos de esterilização e conservação Módulo 4: Aplicações Clínicas e Pesquisas Atuais Duração: 2 horas - Uso da pele de tilápia em tratamento de feridas e lesões - Estudos de casos e resultados clínicos - Pesquisa em andamento e desenvolvimentos futuros Módulo 5: Aspectos Regulatórios e Éticos Duração: 1 hora - Regulamentações para uso de biomateriais em humanos - Questões éticas relacionadas ao uso de produtos derivados de animais.

14h00 - Paulo Bernardino Aplicações do sensoriamento remoto para a ecologia Palestra
Local: A definir

A palestra ministrada pelo Dr. Paulo Negri Bernardino tem como objetivo trazer uma introdução sobre o uso do sensoriamento remoto (mais especificamente focado no uso de imagens de satélite) na ecologia. No fim da palestra, espera-se que o público tenha entendido (i) conceitos básicos sobre o funcionamento de técnicas de sensoriamento remoto, (ii) as vantagens e desvantagens inerentes da utilização dessas técnicas, (iii) diferenças entre alguns dados/satélites mais comumente usados, e (iv) como aplicar o sensoriamento remoto para responder perguntas ecológicas. A palestra é destinada a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em utilizar técnicas de sensoriamento remoto em sua pesquisa ou trabalho, ou simplesmente interessados em conhecer um pouco mais sobre o assunto.

14h00 - Maria Elice de Brzezinski Prestes A História e Filosofia da Biologia no Ensino de Evolução: A Explicação Materialista, Teleológica e Unificadora dos seres vivos em Darwin, por ele mesmo Palestra
Local: A definir

Nesta palestra, vamos discutir alguns aspectos epistêmicos da teoria sobre a origem das espécies de Charles Darwin (1806-1882), com o objetivo de compreender o que provocou, e provoca, maior resistência a sua aceitação: a explicação materialista, teleológica e unificadora dos seres vivos. Tomando emprestado título de publicação recente de Janet Browne, Darwin por Darwin, tomaremos excertos de seus quatro livros cujas temáticas são mais abrangentes, o Origem das espécies (1859), o Variation of Animals and Plants under Domestication (1868), o Descent of man (1871) e o A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais (1872). Como uma discussão de história e filosofia da biologia, será realçada a importância da análise diacrônico que toma Darwin em seu próprio contexto epistêmico e sociocultural.

14h00 - Marcia Bündchen Cegueira Botânica: como superá-la Palestra
Local: A definir

Plantas são a base das cadeias alimentares, retiram carbono da atmosfera, produzem oxigênio; são fontes quase inesgotáveis de fármacos e outros produtos, madeira, celulose, alimentos. No entanto, a interação entre a humanidade e as plantas parece estar sendo reduzida gradativamente, com o avanço da urbanização e da tecnologia. Tal distanciamento do mundo natural apresenta consequências diretas que refletem nos hábitos e na cultura da sociedade contemporânea.O conceito de cegueira botânica foi proposto originalmente pelos americanos James H. Wandersee e Elisabeth E. Schussler em 1999 e se refere à incapacidade cognitiva de seres humanos de ver ou perceber as plantas em seu próprio ambiente. Na palestra, discutiremos brevemente os aspectos que fundamentaram o conceito e, especialmente como o seu enfrentamento pode ser realizado por meio da educação. Serão apresentadas algumas experiências exitosas no campo do ensino e da extensão.

14h00 - Fabrizio Marcondes Machado Entre hifas e micélios, o incrível e psicodélico mundo dos fungos. Palestra
Local: A definir

A palestra em questão visa abordar, por meio de um prisma evolutivo, a morfofisiologia, importância ecológica, classificação, ciclos de vida, ‘comportamento’ e algumas das muitas relações entre fungos, plantas e animais. Além disso, conceitos gerais de taxonomia, filogenômica e curiosidades culturais entre fungos x seres humanos também serão contemplados. A presente palestra, portanto, pretende fornecer ao público-alvo conceitos gerais sobre o clado Fungi estimulando discussões e disseminando o conhecimento de um dos grupos mais negligenciados da árvore da vida dos eucariotos (eTOL).

14h00 - Lilian Nassi-Calò Princípios da Ciência Aberta Palestra
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Fornecer uma introdução à comunicação científica de acordo com as práticas da Ciência Aberta, em benefício de maior transparência, reprodutibilidade, confiabilidade, alcance e impacto da pesquisa científica no Brasil e no mundo. Além disso, o compartilhamento e a reutilização de dados de pesquisa ampliam e estendem os recursos humanos e financeiros empregados na geração de conhecimento, fazendo com que eles sejam usados além de sua finalidade original, para o benefício comum.
O objetivo da palestra é familiarizar os participantes sobre os princípios da Ciência Aberta, considerando a Recomendação de Ciência Aberta das Nações Unidas aprovada em sua 41ª Assembleia Geral em 2021.

14h00 - Alexandre Luis Padovan Aleixo Como o nome e taxonomia de espécies pode afetar sua conservação? Palestra
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Os impedimentos “Linneano” e “Darwiniano” compõe facetas distintas do impedimento
taxonômico, com repercussões diretas para a definição de alvos efetivos de conservação da
Biodiversidade. Enquanto o impedimento “Linneano” lida com o déficit de conhecimento em
relação ao número de espécies formalmente descritas, o impedimento “Darwiniano” refere-se
às lacunas de conhecimento sobre as relações evolutivas entre as populações, espécies e
táxons supra-específicos (gêneros, famílias, ordens, etc). A “revolução molecular” dos últimos
30 anos vem endereçando de modo bastante eficaz o impedimento “Darwiniano”, incluindo
estudos com enfoque micro-evolutivo que com frequência resultam também no
reconhecimento de espécies “crípticas”, contribuindo igualmente para a redução do
impedimento “Linneano”. Apesar destes avanços, o reconhecimento de espécies / unidades
evolutivas significativas (UES) é ainda bastante heterogêneo entre grupos taxonômicos
distintos, ou mesmo dentro de um único grupo taxonômico, fruto em grande parte de conflitos
entre os aspectos teóricos e práticos ligados à delimitação de espécies. Nesta palestra, discuto
como a genômica pode contribuir para a delimitação e monitoramento de UES microevolutivas
que correspondam a alvos efetivos de conservação, além de ajudar a resolver os conflitos
entre os aspectos teóricos e práticos do processo de delimitação de espécies por
taxonomistas. Por fim, exemplifico e chamo a atenção para a necessidade de “decolonização”
do processo de validação de espécies / UES, particularmente em países megadiversos do sul
global como o Brasil.

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Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia

O CAEB é organizado por estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Biológicas da UNICAMP e ocorre a cada dois anos, sendo destinado aos estudantes, professores e pesquisadores da área.

Através de minicursos, palestras e mesas redondas, são abordados temas diversos das mais diferentes áres da biologia. O evento reúne pessoas de diversos estados e universidades, possibilitando a todos a oportunidade de apresentar seus trabalhos em forma de painéis e apresentações orais, adiquirir novos conhecimentos e ter um contato direto com profissionais capacitados em suas áreas.