PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS COM PLANTAS MEDICINAIS: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ESCOLA DO CAMPO

  • Autor
  • Samuel Santos Sena
  • Co-autores
  • Dalila Profeta de Jesus , Geilsa Costa Santos Baptista
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida durante o estágio supervisionado em Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no semestre 2024.2. A proposta pedagógica consistiu na realização de oficinas de produção de sabonetes artesanais com o uso de plantas medicinais, adotando essa prática como uma metodologia ativa para o ensino de Ciências. O objetivo central da pesquisa foi analisar se tal abordagem pode constituir uma metodologia ativa promovendo o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento prático e contextualizado, ao mesmo tempo em que fortalece a articulação entre os saberes escolares e comunitários. Para isso, buscou-se integrar conteúdos curriculares relacionados à botânica, à sustentabilidade e a práticas de microempreendedorismo, articulando-os com conhecimentos tradicionais sobre o uso de plantas medicinais. A intervenção pedagógica foi realizada com turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual João Baptista Carneiro, situado no distrito de Ipuaçu, município de Feira de Santana (BA), cuja comunidade escolar é composta, majoritariamente, por filhos de agricultores familiares com vínculos diretos ao cultivo de plantas nativas da Caatinga. A atividade foi desenvolvida em três etapas. Na primeira, os estudantes participaram da coleta de ervas medicinais em suas casas e do processo de extração dos princípios ativos por meio da produção de extratos glicólicos. Na segunda etapa, esses extratos foram utilizados na confecção dos sabonetes, conforme um protocolo previamente estabelecido, com a mediação dos professores responsáveis pela atividade. Na terceira etapa, os estudantes produziram cartazes explicativos e participaram de uma simulação de loja em sala de aula, ocasião em que embalaram os produtos, definiram preços de venda e exercitaram práticas de empreendedorismo com criatividade e autonomia. Durante essas atividades, foram promovidos momentos de diálogo acerca das propriedades terapêuticas das plantas, bem como sobre os impactos ambientais e econômicos do uso de produtos naturais, buscando relacionar os saberes prévios dos estudantes com os conhecimentos científicos. Os dados foram coletados por meio de observação direta e participante, bem como por registros em diário de campo, e analisados por meio de procedimentos indutivos. Os resultados evidenciam elevado engajamento dos estudantes, especialmente por se reconhecerem nos saberes mobilizados durante as atividades. Observou-se a compreensão e aplicação de conceitos científicos relacionados à fitoterapia, a reações químicas simples e à sustentabilidade. O trabalho em grupo favoreceu o compartilhamento de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades sociais e investigativas, estimulando reflexões sobre alternativas de geração de renda em contextos marcados por vulnerabilidade econômica. A culminância da oficina, com a simulação de venda dos sabonetes, evidenciou o potencial formativo da atividade, ao aproximar o conteúdo científico das realidades vivenciadas pelos estudantes. Essa experiência reforçou o protagonismo discente e o aprendizado contextualizado, contribuindo para a superação da dicotomia entre saberes escolares e saberes comunitários. Dessa forma, sugere-se a continuidade e ampliação de práticas pedagógicas que utilizem oficinas como uma metodologia ativa, com abertura à participação da comunidade escolar, de modo a fortalecer os vínculos entre escola e território, valorizar os saberes populares e explorar o potencial educativo de práticas sensíveis às realidades socioculturais dos estudantes.

    Referências:

    ·    BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. 2017.

    ·         BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.

    ·     OLIVEIRA, Ariana Reis Messias Fernandes de; OLIVEIRA, Adeane dos Santos de; ALVES, Valteneide Pereira. Oficina de produção de sabonetes artesanais com plantas medicinais: aproximando escola da comunidade. Revista Macambira, v. 3, n. 2, p. 5-14, 2019. ISSN 2594-4754. DOI: https://doi.org/10.35642/rm.v3i2.267.

     

    ·      POSTAI, Ana Luiza; COUTINHO, Tatiane Sueli; CRISPIM, Camili; WILCKE, Flávia Regina. Oficina de sabonetes artesanais com ervas medicinais: ecofeminismo, microempreendedorismo e extensão. Revista Eletrônica de Extensão - Extensio, v. 20, n. 45, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e90183.

     

  • Palavras-chave
  • Metodologias Ativas, Ensino de Ciências, Produção de Sabonetes
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
Voltar
  • MOLECULAR
  • SAÚDE
  • EDUCAÇÃO
  • AMBIENTAL
  • EXTENSÃO

Comissão Organizadora

Estudantes de biologia da Universidade Estadual de Campinas. 

 

 

Em caso de dúvida, envie um email para contato@caeb.com.br