O conceito de evolução na esfera social e cultural tem como premissa sua imensa transversalidade, visto que este tema atravessa as visões existenciais, a confiança na ciência e até a adoção de práticas ou ideias que permitem analisar dilemas da sociedade de maneira crítica. Isso faz com que os diversos grupos de pessoas possam atribuir diferentes significados para o conceito, desenvolvendo assim suas representações sociais acerca do assunto. Essas representações podem ser vistas sob diversas perspectivas que se recortam e se unem a partir de marcadores sociais e seus grupos formados, fenômeno da psicologia social sustentado pelo pensamento de Serge Moscovici. Outros estudiosos como Jean-Claude Abric descrevem que o processo de construção dessas representações sociais possuem uma estrutura consolidada, na qual há um núcleo central forte, em que a memória coletiva do grupo se sustenta e é protegida pela periferia mais fluida do pensamento sobre a respectiva representação. No contexto brasileiro, a parcela significativa produtora do conhecimento científico se encontra na universidade pública, a qual possui dentro de si uma grande diversidade de grupos, dentre eles, os estudantes advindos das escolas públicas, os quais também possuem um acesso heterogêneo a esse conhecimento, e consequentemente ao conceito evolutivo com rigor acadêmico. Na busca da compreensão do núcleo central da representação social sobre evolução para este grupo, os estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) se mostram como potentes contribuintes para o entendimento, visto que possuem representantes de todas as escolas públicas estaduais da cidade de Campinas. O ProFIS é curso superior de modalidade sequencial que oferece ao menos uma vaga para toda e qualquer escola estadual do município de Campinas que possui ensino médio, em que, esses estudantes são selecionados pela nota no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e passam por um percurso formativo interdisciplinar, adentrando um curso superior de graduação da UNICAMP após sua conclusão. Em suma, o presente estudo tem como objetivo encontrar elementos do núcleo central sobre a representação social do significado de evolução para os estudantes das escolas públicas estaduais de Campinas que ingressaram no ProFIS. Para alcançar este objetivo, questionários com perguntas voltadas para o conceito de evolução foram utilizados na primeira aula da disciplina BG091 - Evolução, oferecida no semestre de ingresso dos estudantes. Os dados retroativos dessa avaliação diagnóstica dos ingressantes de 2017 (até o presente congresso, outros anos também serão analisados) foram sistematizados e após, foi feita uma análise textual no software IRaMuTeQ para identificar os temas centrais associados à Evolução. Os dados obtidos da análises de similitudes dos textos foram base para a determinação das frequências dos conceitos apontados pelos sujeitos participantes, e concomitantemente, foi construída a dimensão atitude dos sujeitos participantes resultando na RS positiva, antrópica, biologicista, com intencionalidade e imediatista do conceito de Evolução, o que influi na atitude desses sujeitos frente aos avanços dessa ciência, seja para se resistir, aceitá-la ou demonizá-la. Como parte dos próximos desafios da pesquisa, espera se desenvolver os cálculo dos os índices de abstração (IA), centralidade (IC) e prestígio (IP) com o objetivo de estabelecer o mapa de RS de evolução dos sujeitos participantes para concomitantemente, propor estratégias didáticas pedagógicas que possam influir na reacomodação de conceitos, a partir de discussões dos conceitos científicos mas amplamente aceitos na atualidade, acompanhados de discussões éticas com perspectivas históricas críticas que incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o conceito estruturante de Evolução e seu papel social.
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Estudantes de biologia da Universidade Estadual de Campinas.
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