O presente trabalho visa analisar o diferencial de desempenho de alunos egressos de escolas públicas e privadas na Universidade Regional do Cariri (URCA). Desse modo, ao final desse estudo pretende-se responder ao seguinte problema de pesquisa: será que existe diferencial de desempenho acadêmico entre alunos oriundos de escolas públicas e escolas privadas? O objetivo geral do presente trabalho é verificar se existe diferencial de desempenho acadêmico no ensino superior entre egressos de escolas públicas e privadas no curso de Ciências Econômicas da Universidade Regional do Cariri – URCA. Utilização de dados secundários, análise estatística detalhada das médias de desempenho acadêmico dos alunos de Ciências Econômicas na URCA. Confirmam a importância do tipo de escola cursada no ensino médio para a performance acadêmica no ensino superior, influenciando desde o ingresso até a trajetória acadêmica, com impacto nas notas de entrada e nos resultados dos componentes curriculares. Destaca-se a relevância das dimensões socioeconômicas na tomada de medidas de permanência, visando reduzir as assimetrias na aprovação de disciplinas e na conclusão do curso. |
Apresentação dos Artigos do XLVII Encontro Nacional dos Estudantes de Economia
É com grande entusiasmo que apresentamos os artigos do XLVII Encontro Nacional dos Estudantes de Economia (XLVII ENECO). Este evento anual é um marco significativo no calendário acadêmico e profissional dos estudantes de Economia de todo o Brasil, reunindo mentes brilhantes e dedicadas para discutir, debater e explorar os diversos aspectos que compõem o vasto campo econômico.
Nesta edição, os artigos submetidos refletem a diversidade e a profundidade das pesquisas realizadas por nossos estudantes. Cada trabalho foi cuidadosamente revisado e selecionado por um comitê especializado, garantindo a qualidade e a relevância dos temas abordados.
Os tópicos apresentados variam desde análises macroeconômicas e políticas públicas até estudos de casos específicos e inovações no pensamento econômico. Este amplo espectro de assuntos não só enriquece nosso entendimento sobre a economia, mas também destaca o papel vital dos estudantes na produção de conhecimento e na busca por soluções para os desafios contemporâneos.
Acreditamos que os insights e descobertas contidos nestes artigos contribuirão significativamente para o avanço da ciência econômica e para o desenvolvimento de políticas mais eficazes e inclusivas. Além disso, esperamos que estas publicações inspirem futuras pesquisas e fomentem o diálogo contínuo entre academia, governo e setor privado.
Agradecemos a todos os participantes, autores, revisores e organizadores que tornaram este encontro possível. Que esta coletânea de artigos seja uma fonte valiosa de informação e inspiração para todos os leitores.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do XLVII Encontro Nacional dos Estudantes de Economia
Comissão Organizadora
ENECO UERJ 2024
Comissão Científica
Carlos H D C Castro
Cinthia Costa Maia
Daniel S. Kosinski
Elismar de Souza Neto
Ian Horta
Igor Acacio Guimaraes
Jéssica Faciroli
João Caetano Gomes Viana
Jorge Cláudio Cavalcante de Oliveira Lima
Jorge Luiz José da Cruz
Lucas Antunes
Lynda Pavao
Mylena Gomes
Nathália Ribeiro
Samuel De Paula
Suelen Pagu
Tatiana Vasconcelos Fleming Machado
Thais Souza
Vivian Nascimento
Wesley de Oliveira Nascimento
Ana Beatriz Picanço do Nascimento