Introdução. Intercorrências são frequentes no ambiente escolar, variando desde doenças clínicas, a exemplo de febre e convulsões, até acidentes como quedas, engasgos, afogamentos e queimaduras. Devido a recorrência dos casos, é mandatório que os educadores estejam capacitados para a execução dos primeiros socorros, realizando um atendimento inicial antes da chegada do profissional de saúde, a fim de diminuir a incidência e a morbimortalidade em tais ocorrências nas creches e escolas. Em ligas acadêmicas, a realização de ações de educação em saúde é importante para reafirmação do seu compromisso social. Ademais, a observância da Lei nº 13.722/2018, reforça a obrigatoriedade de que professores possuam esses conhecimentos. Objetivo. Promover acesso à informação de qualidade e orientar educadores e responsáveis sobre o manejo adequado das crianças em situações de primeiros socorros pediátricos. Material e Métodos. Trata-se de um relato da experiência vivenciada por uma liga de atendimento pré-hospitalar na promoção de um curso de primeiros socorros pediátricos. Em um auditório com capacidade para 145 pessoas, realizou-se o evento. Este foi destinado a educadores de algumas creches da cidade de Salvador-BA. Para a exposição do tema, foram convidados especialistas tanto da área de atendimento pré-hospitalar quanto de pediatria. Os recursos utilizados foram teóricos-práticos. Enquanto a teoria englobou a apresentação de slides, folders e respostas às dúvidas dos ouvintes, a prática recorreu a simulações com o uso de bonecos e o treinamento dos participantes. Resultados. Após a realização das palestras e estações práticas, que permitiram o aprofundamento em temas como queimaduras, afogamento, sufocamento, quedas e convulsões na infância, a liga acadêmica cumpriu o seu propósito de fomentar a educação em saúde. Além disso, a realização do evento proporcionou o desenvolvimento de habilidades como oratória, senso de responsabilidade, trabalho em equipe e atendimento ao público. Nesse encontro, foi possível reforçar o conhecimento acerca da assistência infantil no contexto dos primeiros socorros, impactando assim, diretamente na qualidade do cuidado pueril. Conclusão. A experiência de realizar o curso voltado para educadores soteropolitanos proporcionou um impacto positivo tanto para a liga acadêmica quanto para os educadores, estimulando os ligantes em prol da criação de projetos futuros de extensão e pesquisa em primeiros socorros pediátricos.
Comissão Organizadora
Comissão Avaliadora:
- Isis Nunes Veiga
- Viviana Nilla Olavarria Gallazzi
- Barbara Maria Santos Caldeira
- Kiyoshi Ferreira Fukutani
- Renato Guizzo
- Misa Cadide Duarte
- Everton Tenorio De Souza
- Jorgas Marques Rodrigues
- Thiago Barbosa Vivas
- Vanessa Serva Vazquez
- José Tadeu Raynal Rocha Filho
- Luis Filipe Daneu Fernandes
- Marta Sobral Ferreira
- Taíse Peneluc Menezes
- José Cupertino Nogueira Neto
- Amanda Catariny De Oliveira Silva
- Edvana dos Santos Ferreira
- Michelle Castro Montoya Flores
- Tiago Landim d'Avila
- Julie Alvina Guss Patricio
- Soraya Fernanda Cerqueira Motta
- Naiara Moreira Pimentel
- Janete Braga Vilas Boas
- Michel Pordeus Ribeiro
- Valquiria Lima Cavalcanti
Comissão Científica
- Anédia Dourado
- Nathan Keneitsi de Souza Ogochi
- Vanessa Serva Vazquez
- Thiago Barbosa Vivas
- Barbara Maria Santos Caldeira