V Congresso Baiano de Ligas Acadêmicas

V Congresso Baiano de Ligas Acadêmicas

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De 22 a 24 de setembro Todos os dias das 05h00 às 22h00

Sobre o Evento

O Congresso Baiano das Ligas Acadêmicas - CBLA 2022 em sua 5ª edição acontecerá entre os dia 22 e 24 de setembro do referido ano.
Sendo o dia 22/09/2022 (quinta-feira) marcado pela ABERTURA OFICIAL do Congresso e também é o primeiro dia do “Curso de Emergências Médicas” - curso esse que possui maior carga horária e é voltado para internos e médicos recém formados - acontecerá no turno da tarde do dia 23/06 e também no turno da tarde nos demais dias de Congresso.

A Cerimônia de Abertura do evento que ocorrerá então às 19:00h no Armazém Convention, no parque shopping- Lauro de Freitas. Essa cerimônia será orquestrada pela Comissão Organizadora do CBLA 2022 e conta também com a participação de docentes dos cursos de medicina, médicos, coordenadores dos cursos de medicina de IES da Bahia e também representantes de entidades médicas do estado.
Ainda na oportunidade, uma Aula Magna com palestrante de grande respaldo na área abrilhantará a noite que seguirá com o Coquetel, marcando a abertura do CBLA.

As mesas redondas, palestras e cursos ministrados por médicos, acontecerão no turno da manhã dos dias 23/09(sexta-feira) e 24/09(sexta-feira). Cabe ao congressista, escolher qual das atividades deseja participar, visto que essas atividades não precisarão de seleção prévia por parte do congressista. Vale ainda ressaltar que diariamente serão disponibilizadas 04 mesas redondas, 02 palestras e cursos com professores. Os temas e as ordens dessas atividades estarão disponíveis no site e no cronograma oficial do congresso que compõe o Kit Congressista. Além disso, acontecerá o congresso de emergência da ABM, quinta (22/09) das 8h às 18:40h e na Sexta (23/09) das 14h às 18h.

Os Minicursos do Congresso serão divididos em dois dias e no turno da tarde: 23/09(sexta-feira) e 24/09(sábado). No ato de inscrição o estudante deverá escolher 01 Minicurso por dia, totalizando assim a sua participação em 02 Minicursos disponíveis na grade do Congresso.

Programação

14h00 192, Qual sua emergência? - LBT Atividade Teórica/Prática
Local: Sala de Laboratório / Estacionamento da frente

Intubação Orotraqueal, Retirada Veicular e Pranchamento: APH e Pré SAMU na prática.

O curso será dividido em 3 estações.

Inicialmente, os participantes passarão pela estação de PRANCHAMENTO, onde terão a oportunidade de aprender, na prática, as técnicas para imobilizar uma vítima politraumatizada numa prancha rígida longa, a partir dos mais diversos cenários.

O conhecimento adquirido nessa estação será de suma importância para o desenvolvimento da estação que a sucede: TÉCNICAS DE RETIRADA VEICULAR. Nesse momento serão realizadas simulações que possibilitem a discussão e a prática da técnica mais indicada para cada situação. Abordagens como a retirada imediata, a retirada rápida e as retiradas indicadas para caso que necessitem de uma restrição do movimento de coluna completa serão praticadas nessa oportunidade.

Por fim, sob a tutela da Dra. Ana Celia Romeo, dar-se-á a estação de VIAS AÉREAS E IOT, que irá desde uma breve explanação teórica até a prática da técnica adequada para intubação orotraqueal em sequência rápida.

14h00 Capacitação em sondagem vesical (LANU) Minicurso
Local: Laboratório

Iremos desenvolver uma sessão teórico-prática sobre sondagem vesical.

Iremos iniciar nossa sessão abordando um pouco sobre a sondagem vesical de alívio e de demora, quais suas indicações e contraindicações. Logo em seguida, iremos realizar um momento prático, com resolução de casos e como é a técnica correta para a passagem de uma sonda vesical.

14h00 Sutura (LACID) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

Minicurso de sutura, envolvendo aspectos cirúrgicos e clínicos de como realizar uma boa sutura.

Apresentar os diversos tipos de sutura, bem como a indicação cirúrgica, destrinchando detalhes das mais variadas técnicas.

14h00 Intubação Orotraqueal na Emergência (LAETI) Minicurso
Local: Sala de Aula

A sequência rápida de intubação é o método utilizado para a maior parte das intubações na emergência. Portanto, é necessário capacitações à todo estudante de medicina para melhor segurança e efetividade na prática.

Inicialmente, o minicurso terá uma aula teórica expositiva com espaço aberto ao final para sanar dúvidas. Será utilizado slide para apresentação do tema e entregue um material impresso para cada aluno sobre o assunto.

A aula terá como enfoque a sequência rápida de intubação, seguindo o passo a passo, desde preparar equipamentos, monitores e medicações. Portanto, será dividido em 7 momentos principais:
- Preparação: no qual iniciaremos com a identificação de sinais que indiquem intubação difícil. Reunir equipamentos e medicações. Pontuando como deve ser feita escolha da lâmina de laringoscópio direto e tamanho do tubo endotraqueal, tendo em consideração o paciente pediátrico e adulto.
- Pré-oxigenação: Abordaremos sobre a necessidade da oxigenação e as formas que são preconizadas atualmente.
- Pré-tratamento: Orientar sobre o uso de medicações em casos especiais dos pacientes que já tenham alguma comorbidade antes da indução, como: atropina, noradrenalina, dopamina e fentanil.
- Paralisia com indução: Abordaremos os diferentes tipos de drogas utilizadas (Midazolam, Propofol, Etomidato, Quetamina), com seus respectivos efeitos colaterais, contraindicação, indicação e dose. Ressaltando a ordem correta de administração do hipnótico e bloqueador neuromuscular.
- Posicionamento do paciente: como o paciente deve estar, a necessidade e localização do coxim, não esquecendo de casos específicos como os obesos.
- Posicionamento do tubo: Como deve ser a técnica da laringoscopia, quando e se deve ser feito manobras para melhor visualização, introdução adequado do tubo.
- Pós-intubação: momento em que deve ser feito a verificação da posição do tubo e e a fixação para não ter a extubação ou intubação seletiva acidental.

Após a aula teórica, terá a parte prática em que será abordado com cada um presente a intubação por demonstração nos bonecos, com os seguintes passos:
1. Abrir a boca do paciente e com cuidado posicionar o laringoscópio;
2. Ajustar a língua e tecidos moles da boca para o lado esquerdo com a lâmina;
3. Localizar a epiglote;
4. Identificar e otimizar a visão da glote usando técnica bimanual, elevação da cabeça, extensão do pescoço;
5. Guiar o tubo pela traqueia para a glote e inserir através das cordas vocais sobre visão direta;
6. Avaliar a necessidade de uso de fio guia e não projetá-lo além do tubo orotraqueal.
7. Remover o fio guia se estiver usando;
8. Insuflar balonete.
9. Confirmar a posição do tubo com ausculta epigástrica seguida dos quatro campos pulmonares anteriores.
10. Tracionar o tubo se estiver seletivo.
11. Fixar o tubo endotraqueal;
12. Ajustar parâmetros de ventilação mecânica;
13. Realizar sedação de manutenção em bomba de infusão contínua se necessário.

14h00 PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria (LAPEDHE) Minicurso
Local: Laboratório de Habilidades Médicas

Simulação do suporte avançado de vida em Pediatria realizado pelos congressistas sob a supervisão dos ligantes

Após uma breve introdução sobre o tema e a explicação dos procedimentos que iremos realizar iremos dividir o grupo em duplas sendo que cada dupla irá ficar sob a orientação de um dos ligantes. Será simulado situações em que o PALS é indicado e iremos ensinar todo o processo e as suas possíveis variáveis, como por exemplo a necessidade de IOT em caso de falha na ventilação mecânica.

14h00 Ultrassonografia no Trauma [FAST] (LAET) Minicurso
Local: Laboratório

Simulação de caso clínico com uso de conhecimentos sobre ABCDE e com o FAST disponível para enriquecer a discussão. E, ao final, aula prática sobre as janelas usadas no exame de ultrassonografia no trauma

Simulação de casos clínicos no trauma estilo simulação do ACLS. Abordando a sistematização do ABCDE e trazendo como extra o acesso ao FAST, já que as abordagens mais conservadoras estão sendo cada dia mais usadas na medicina e inclusive no trauma. O FAST reduz o risco de laparotomia branca e facilita o diagnóstico de lesões potencialmente fatais.

14h00 Atendimento inicial ao Politraumatizado: o que todo médico deve saber (LIBAPH) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Minicurso que abordará a sistematização do Atendimento Inicial ao Politraumatizado, segundo o PHTLS 9ª edição. Será dividido em dois momentos: inicialmente, haverá uma aula teórico-prática sobre o tema abordado e, em seguida, serão realizadas simulações baseadas em casos clínicos, do atendimento inicial ao paciente politraumatizado no cenário Pré-Hospitalar.

Inicialmente, será ministrada uma aula teórico-prática sobre o Atendimento Inicial ao Paciente Politraumatizado no contexto do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), baseada nas referências do Pre-Hospital Trauma Life Support (PHTLS) da 9ª edição e do Advanced Trauma Life Support (ATLS) da 10ª edição. Posteriormente, será realizada uma estação prática dividindo os participantes em três (03) equipes com base na construção prévia de um caso clínico. Haverá uma vítima de politrauma por grupo. Cada equipe deverá sistematizar o atendimento ao politraumatizado com base no XABCDE, a fim de identificar as alterações hemodinâmicas presentes e tratar cada uma delas.

14h00 Curso de ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (LACARDIO) Minicurso
Local: Sala de Aula

Curso Teórico/Prático de ACLS baseado na Diretriz do ACLS da AHA de 2021

O curso tem a intenção de demonstrar e treinar habildades de atendimento em situações de emergência cardiovascular, ofertando ao participante a capacidade de compreender o fluxograma de atendimento de uma PCR a nível hospitalar, o que possibilita também elucidar o trabalho e comunicação em equipe, pelo entendimento e demonstração da dinâmica de trabalho em equipe durante a ressuscitação. A correta compreensão do ACLS permite oferecer o tratamento precoce e adequado a cada uma das situações que se enquadram no contexto apresentado, proporcionando ao paciente a melhor chance possível de sobrevida, com adequado status neurológico em longo prazo.

Em síntese podemos dividir o Minicurso em dois momentos principais:
1 - Aula teórica para gerar o embasamento necessário para a prática

2 - Simulação de atendimento ao paciente em PCR intra-hospitalar

14h00 Tudo o que você precisa saber sobre Semiologia Ginecológica (LAGOB) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

"Tudo o que você precisa saber sobre Semiologia Ginecológica: Teoria e Prática" é um minicurso cuidadosamente pensado para preparar o acadêmico de Medicina para enfrentar os principais desafios do atendimento à saúde da mulher.

No primeiro momento, você dominará a teoria e aprenderá em detalhes sobre como conduzir uma consulta e construir uma anamnese de forma adequada com enfoque na ginecologia.

Já no segundo momento do minicurso, em estações práticas, os congressistas terão a oportunidade de aprender a realizar os exames físicos de mamas e da genitália externa e interna (exame especular e preventivo do câncer de colo do útero) através da simulação em manequins de treinamento ginecológico.

A atividade realizada consistirá em um minicurso teórico-prático, onde inicialmente 4 ligantes ministrarão uma aula teórica de 1:30h sobre semiología ginecológica, abordando tópicos fundamentais como: construção da anamnese; antecedentes ginecológicos e obstétricos; principais queixas ginecológicas; como estabelecer uma boa relação médico-paciente, entre outros. Posteriormente, os congressistas serão divididos em 2 estações práticas, onde terão a oportunidade de simular em manequins de procedimentos ginecológicos o exame físico de mamas (inspeção estática, inspeção dinâmica e palpação) e o exame físico da genitália externa e interna (exame especular e preventivo do câncer de colo do útero). Após 45 minutos, os subgrupos irão revezar as atividades práticas, de forma que todos os congressistas sejam capacitados.

14h00 Ambulatório Simulado de Ginecologia (LAGOR) Minicurso
Local: Consultório

Ocorrerá uma simulação, onde o discente será apresentado a um paciente com uma queixa ginecológica bastante prevalente . Ele terá objetivos a cumprir , pontuando desde a anamnese, exame físico geral até a propedêutica ginecológica, seu raciocínio clínico e diagnóstico e tratamento

Um ligante simulará ser uma paciente jovem. O participante do curso deverá conduzir uma consulta ambulatorial, passando desde a anamnese abordando principalmente os pontos especiais da área de ginecologia , como antecedentes sexuais, ginecológicos e fatores de risco. Logo, ele deverá examinar a paciente com um exame físico direcionado, e por fim ele deverá realizar um exame ginecológico. O participante do curso terá todas as informações necessárias para realizar o diagnóstico , e por fim instituir o tratamento. Ao término da simulação será discutido o caso clínico com os participantes , abordando os objetivos que deveriam ter sido cumpridos . Além disso, será instituída um ligante fará uma apresentação sobre a patologia abordada e como conduzi-la, e revisará na prática o exame ginecológico.

14h00 Tala Gessada (LIORT) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

O curso de capacitação de Tala Gessada será ministrado pela Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LIORT) da UNIME, com o intuito de capacitar os participantes em relação às principais questões acerca desta conduta ortopédica de uso tão corriqueiro na atuação médica.

O Curso será realizado de maneira tal que possamos trazer à tona o melhor do conhecimento teórico, experiência médica e insights da prática. Durante o curso será promovida a atividade prática para que os participantes possam aplicar todo o conhecimento absorvido e treinar as Hard Skill’s.

As talas gessadas são dispositivos de imobilização, as indicações são para:

1. Imobilizar provisoriamente uma fratura.
2. Imobilizar uma fratura reduzida.
3. Imobilizar membro com traumatismo mesmo sem fratura.
4. Imobilizar articulação com processo infeccioso.
5. Imobilizar mantendo correção de deformidades.
6. Imobilizar uma região operada.

Por fim, ao fim do minicurso esperamos que sejam capazes de reconhecer as indicação e contra indicações, preparar o material para uso, realizar o procedimento e identificar possíveis complicações

14h00 Curso de Imersão em Talas Gessadas (LAOT) Minicurso
Local: Sala de Aula

Curso ministrado pela Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAOT) da UFBA com o enfoque em capacitar o Congressista quanto às principais Condutas Ortopédicas na confecção e utilização de Talas Gessadas, conjunto de Imobilizações Gessadas mais utilizadas no Cotidiano Médico. Este Curso é realizado em Modalidade Mista de Ensino, trazendo as principais bases de conhecimento teórico disponíveis na Literatura e na Vivência Médica em conjunto com a Experiência Prática na Elaboração das Talas, colocando verdadeiramente a "Mão na Massa"!

O Curso será subdividido em 3 módulos: Módulo Clínico, Módulo Teórico e Módulo Prático.

Módulo Clínico: Iniciaremos a Abordagem com Casos Clínicos Específicos idealizados para a utilização de cada Tipo de Tala Gessada Abordada no Curso.

Módulo Teórico: Passamos para a Teoria de Confecção e Utilização das Talas Gessadas, incluindo as indicações e contraindicações de seu uso, cuidados e possíveis adequações a serem feitas conforme a realidade do Serviço Médico.

Módulo Prático: Por fim, demonstraremos na prática a elaboração das Talas Gessada aos congressistas inscritos e depois auxiliaremos os mesmos a confeccionar os mesmos 3 tipos de Tala.


14h00 Toracocentese no meu plantão: e agora, o que fazer? (LAMI) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Atividade teórico-prática acerca da toracocentese com discussão acerca do procedimento propriamente dito e posterior prática.

A atividade proposta será um minicurso teórico-prático em laboratório de habilidades onde o teórico contará com apresentação didática utilizando projetor discorrendo sobre a toracocentese, a importância do procedimento, as indicações, quais os riscos do procedimento, além de descrever todo o passo-a-passo. Posteriormente os congressistas terão a oportunidade de simular o procedimento utilizando os matérias e manequins de simulação.

14h00 Suporte básico e avançado de vida na parada cardiorrespiratória (LTC) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

Minicurso de Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia na Parada Cardiorrespiratória.

Teremos uma aula teórica seguida por uma aula prática, com simulações em bonecos e casos clínicos.

14h00 Trabalho de Parto (LASIM) Minicurso
Local: Sala de Aula Convencional

A atividade consta de uma aula introdutória sobre o mecanismo do parto e, em seguida, o conteúdo será aplicado de maneira prática com o uso das Barrigas de Simulação de Parto.

1. Inicialmente haverá uma aula teória introdutória sobre o mecanismo do parto, abordando: conceitos importantes, fases do parto (dilatação, expulsão, secundamento e a primeira hora após o parto) e o manejo da paciente; apresentado através de data show (projetor de imagem)
- Neste momento será disponibilizado um material de apoio (apostila) para os(as) congressitas.
2. Em seguida, será realizado a prática com a simulação do parto nos manequins (aplicação do que foi introduzido no momento teórico).
- Os 20 participantes serão divididos em 4 grupos de 5 componentes. Cada grupo irá realizar a pártica em um dos manequins "Barrigas de simulação de parto".

14h00 Câncer de Pele (LADERC) Minicurso
Local: Sala de Aula

Aprenda com a gente o que um médico clínico precisa saber sobre o câncer de pele

A atividade será dividida em partes teórica e prática. a primeira consistirá numa introdução sobre o tema, apresentando os principais aspectos das lesões, fatores de risco, critérios diagnósticos, condutas, opções de tratamento e prognóstico. já a parte prática será pautada em discussões de casos clínicos para treinamento da identificação das lesões típicas, critérios diagnósticos e condutas.

14h00 Imersão semiológica em Abdome Agudo (LAGH) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

Aula teórica completa acerca dos diferentes tipos de Abdome Agudo e simulações práticas realistas mediadas por ligantes e especialistas na área

Haverá uma aula teórica breve ministrada por cada ligante abordando todas as 5 grandes síndromes de Abdome Agudo: inflamatório, perfurativo, obstrutivo, hemorrágico e vascular. Durante esse momento, o foco será demonstrar as melhores forma de se chegar a, pelo menos, um diagnóstico sindrômico de Abdome Agudo a partir de uma anamnese direcionada, exame físico e exames complementares (laboratoriais e de imagem) e os congressistas inscritos na atividade poderão acompanhar o conteúdo através de um material impresso exclusivo e personalizado, o qual será distribuído no início do minicurso. Além disso, durante essa aula poderão ser demonstrados de forma expositiva, em manequim, algumas das técnicas para exame físico.

Em seguida, ocorrerá a parte prática após um intervalo de aproximadamente 10 min para organizar o espaço para as simulações e passar as devidas instruções.

Na parte prática, os participantes poderão treinar o atendimento através de simulações ministradas pelos ligantes e supervisionados por médicos da área convidados. Em cada uma das 4 estações, será simulado um caso clínico pelos ligantes e espera-se que os congressistas cheguem a um diagnóstico sindrômico de abdome agudo mais provável, bem como as possíveis etiologias para tal quadro.

Os congressistas participantes poderão realizar anamnese direcionada, exame físico, solicitar exames complementares laboratoriais e de imagem para atingirem o objetivo da atividade, todos esses dados serão disponibilizados a eles conforme o andamento da simulação. Por isso, cada ligante responsável por uma estação contará, ainda, com um checklist para, ao fim da dinâmica, poder passar o feedback aos alunos, explicitando o que pode ter faltado na abordagem deles ou como determinada coisa poderia ter sido feita, entre outros, de modo a retomar os conteúdos da aula teórica. Cada estação contará com uma maca e elas serão distribuídas em: 1 caso de Abdome Agudo inflamatório; 1 caso de Abdome Agudo perfurativo; 1 caso de Abdome Agudo obstrutivo; e 2 casos de Abdome Agudo hemorrágico e vascular (1 de cada). Sendo assim, os inscritos serão divididos em 4 grupos com 5 componentes e cada um deles passará em todas as estações. Desse modo, 4 ligantes serão monitores das simulações e 1 outro estará coordenando a atividade como um todo.

14h00 Manejo de Choque Anafilatico (LAIBA) Minicurso
Local: Sala de Aula

O minicurso será focado na explicação da fisiopatologia, quadro clinico e manejo do choque anafilatico. Destacando a importância da rápida identificação clínica para início do tratamento específico, visto que trata-se de uma emergência de hipersensibilidade.

14h00 Traumatologia Forense: como classificar lesões e identificar os intrumentos vulnerantes (LAMEL) Minicurso
Local: Sala de Aula

A capacitação será composta por uma apresentação dos tipos de lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, relacionando-as aos agentes mecânicos ou químicos causadores, e uma atividade prática de reconhecimento das lesões e de seus instrumentos vulnerantes. Utilizaremos recursos visuais para projetar o conteúdo teórico e materiais de maquiagem para produzir os ferimentos fictícios, que serão expostos nos braços e/ou pernas dos próprios ligantes. A ideia é que, após assistir à apresentação, os participantes tenham capacidade de identificar o tipo lesão, reconhecendo o mecanismo de trauma e o instrumento causador.

Apresentação
1. Por que identificar o tipo de lesão é importante?
2. Lesões perfurantes: feridas puntiformes
3. Lesões cortantes: feridas cortantes
4. Lesões contundentes: feridas contusas
5. Lesões perfurocortantes: feridas perfurocortantes
6. Lesões perfurocontundentes: lesões perfurocontusas
7. Lesões cortocontundentes: feridas cortocontusas
8. Reações vitais: ferimentos in vitam ou post mortem?

Oficina
Serão expostas lesões fictícias, sendo uma lesão para cada tipo abordado na apresentação. Os participantes serão estimulados a classificar o tipo de ferimento e a identificar o seu instrumento vulnerante. Os ligantes irão orientar sobre os aspectos diferenciais em cada bancada, conduzindo o participante no raciocínio de identificação.

14h00 Gastroenterologia na prática: semiologia aplicada à clínica simulada (LAGHEB) Minicurso
Local: Sala de Aula

Desvende os truques para uma boa anamnese e um excelente exame físico direcionados para o TGI, aproveitando para consolidar seus conhecimentos em uma prática de clínica simulada!

A atividade começará com uma exposição teórica sobre semiologia do abdome e sobre prontuário orientado por problemas (POPE). Na sequência, um dos ligantes interpretará um paciente com uma síndrome comum em atendimentos ambulatoriais de médicos generalistas. A depender do número de inscritos, haverá divisão em equipes de três componentes. Será avaliado se os inscritos adquiriram conhecimentos para: coleta de uma boa anamnese, exame físico direcionado de acordo com as queixas do paciente e elaboração de uma lista de problemas completa. Além disso, serão avaliados conhecimentos prévios, já adquiridos durante a trajetória acadêmica, tais como: determinação de suspeitas diagnósticas pertinentes, elaboração de plano diagnóstico condizente com suspeitas e montagem de plano terapêutico o mais abrangente possível.

14h00 Semiologia abdominal (LACM) Minicurso
Local: Sala de Habilidades Médicas

Serão feitas demonstrações, com manequins, de como realizar a inspeção, ausculta, percussão e palpação do abdome, bem como diversas manobras que auxiliam o diagnóstico de doenças pertinentes a área da clínica médica.

Serão feitos 3 casos clínicos, e por meio deles, uma discussão com hipóteses diagnosticas. De acordo com as sugestões dos congressistas, serão feitas as manobras necessárias para confirmar ou excluir diagnósticos, como se estivéssemos em consultório com um paciente, usando o raciocínio clínico. Cada caso será feito em uma maca, como se fossem estações, para que cada grupo de alunos possa passar pelos 3. Casos: Apendicite, Colecistite e Obstrução intestinal.

14h00 Tecnologia Esportiva: seu uso pelo Departamento Médico (LAME) Minicurso
Local: Sala de Aula

Minicurso sobre alguns dos métodos utilizados no esporte para prevenção, controle e acompanhamento de lesões. Dentre esses métodos destacamos para o minicurso: termografia e o teste do salto (jump teste)

A termografia se baseia na avaliação da temperatura corporal, a partir do infravermelho emitido, utilizando uma câmera especial. A partir dos resultados encontrados (qualitativo e quantitativo) é possível analisar locais com potencial risco de lesão para auxiliar na tomada de decisão junto com o resultado do teste de salto para uma tomada de decisão sobre a conduta.

Primeiramente, iremos apresentar um mini curso teórico abordando sobre as lesões mais comuns no esporte e a conduta a ser seguida. Logo após abordaremos sobre a termografia e o teste de salto tendo o foco na sua importância prevenção e acompanhamento dessas lesões.

Por fim, ocorrerá a parte prática, em que será possível realizar os testes com os congressistas e avaliar os resultados obtidos para assim completar o nosso curso.

14h00 Emergências Neurológicas (LIBANP) Minicurso
Local: Sala de Aula

Curso ministrado com intuito de informar, instruir e informar quanto as emergências neurológicas

As emergências neurológicas é um assunto de necessidade não só no meio acadêmico/área de saúde, como também no contexto social. O AVC, por exemplo, é um acontecimento relativamente muito prevalente na nossa sociedade e por isso torna-se cada vez mais importante o entendimento sobre tal tema

14h00 Queimaduras e prática de limpeza de feridas e curativos (LCPB) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Será ministrada uma aula de sobre queimaduras, ensinando o que a população leiga deve saber e o que o médico deve saber e como proceder com queimaduras e grandes queimados. Depois, serão divididos 5 grupos de 3 alunos (quantidade a definir) que, juntamente com os monitores da liga, poderão aprender em feridas artísticas/simulatórias, a limpar, debridar e realizar o curativo dessas feridas. Após essas atividades, os alunos visitarão o ultimo stand com amostras de próteses de silicone (liberadas pela liga), para conhecerem exemplos de próteses utilizadas na prática de cirurgia plástica.

14h00 Meningites e Punção Liquórica (LBI) Minicurso
Local: Consultório

O curso consiste em duas etapas: a primeira sendo uma explanação teórica sobre meningites, seguida de prática de punção liquórica lombar.

O minicurso terá duas etapas. Começará com uma fundamentação teórica para as meningites, nesta fase, serão explicadas a etiologia, epidemiologia, principais características das manifestações clínicas entre os tipos de meningite, os critérios diagnósticos com foco nas principais alterações citológicas e químicas no líquido cefalorraquidiano, e por fim será abordado o tratamento. Em seguida, ocorrerá a estação de prática, onde os participantes poderão aprender e realizar a técnica de punção lombar do líquido cefalorraquidiano.

14h00 Suturas e Nós Cirúrgicos (LAAC) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

O estudante será apresentado aos principais tipos de suturas e nós cirúrgicos. Além disso será treinado para manuseio do instrumental utilizado para sutura e para execução da sutura.

A atividade contará com 4 monitores, cada um deles responsável por um grupo de 5 alunos, e será dividida em momentos teóricos e momentos de prática. Durante as apresentações teóricas será usado o datashow e a apresentação será feita para todos os alunos. Posteriormente, cada monitor, junto a seu respectivo grupo, fará a demonstração da prática e dará seguimento com a orientação e supervisão da prática pelos congressistas.


Sendo assim, de maneira resumida, a atividade constará de:
. Apresentação do material utilizado e instruções de manuseio
. Breve abordagem teórica do ponto simples e demonstração pelo monitor
. Prática do ponto simples pelos congressistas
. Breve abordagem teórica do chuleio simples e demonstração pelo monitor
. Prática do chuleio simples pelos congressistas
. Breve abordagem teórica da sutura intradérmica e demonstração pelo monitor
. Prática da intradérmica pelos congressistas
. Breve abordagem teórica e demonstração da execução do nó de cirurgião
. Prática do nó pelos congressistas

14h00 Rotina do interno no rodízio de cirurgia geral (LAC) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Neste mini curso o congressista vivenciará o manejo de um caso típico da rotina de um interno de cirurgia, ele aprenderá a realizar procedimentos cirúrgicos num paciente grave.

Os assuntos abordados serão:
1 - Acesso central
2 - Sutura em peça sintética
3 - Explicar a cirurgia para os congressistas
4 - Anastomose em intestino de boi

14h00 Reanimação Neonatal (LANEO) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

O curso de Reanimação Neonatal, proposto pela LANEO-UFBA, objetiva capacitar os estudantes de medicina a compreenderem as situações de risco à saúde no contexto da sala de parto e/ou unidades neonatais e, na identificação da necessidade de reanimação, serem capazes de manejar todos os procedimentos necessários para a manutenção da vida do recém-nascido.

O minicurso de reanimação neonatal iniciará com a exposição teórica do tema e, em seguida, os congressistas serão divididos em estações práticas diferentes ao mesmo tempo. A primeira estação mostrará os passos iniciais (aquecimento, aspiração de vias aéreas, etc). A segunda estação trará os procedimentos de ventilação por pressão positiva. Na terceira estação, procedimentos para massagem cardíaca. Na quarta estação, será mostrado os passos para intubação orotraqueal; e a quinta estação trará o manejo de drogas no contexto da reanimação. Ao final, quando todos os congressistas tiverem passado por todas as estações, serão orientados sobre a avaliação e conduta após a reanimação neonatal.

14h00 Enxertos e Retalhos: As bases da cirurgia plástica (LACIP) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Esta atividade teórico-prática propõe-se a esclarecer conceitos, características, indicações e técnicas desses transplantes teciduais que compõem as bases da cirurgia plástica.

Inicialmente o minicurso consistirá em uma breve exposição teórica sobre o assunto para todos os congressistas. Logo após o grupo será dividido em 2 grupos para a parte prática da atividade.

14h00 Manejo Cirúrgico das Vias Aéreas (LACTO) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

Garantir a permeabilidade das vias aéreas com ventilação adequada é prioridade no atendimento do politraumatizado. Portanto, esta atividade teórico-prática propõe-se a capacitar o estudante de medici

A atividade será dividida em quatro momentos:

O primeiro momento se destina à apresentação da Liga Acadêmica de Técnica Operatória, seguido do roteiro da atividade com apresentação dos objetivos a serem contemplados.

No segundo momento, os participantes dividir-se-ão em quatro grupos para leitura de caso clínico com simulação realística executada pelos ligantes.

No terceiro momento, o curso continua com uma breve exposição dialogada do procedimento a ser executado, na qual serão abordados o conceito, as indicações e contraindicações, materiais necessários, técnica a ser utilizada, complicações e suas resoluções. Após o término de cada exposição dialogada será realizado o momento prático.

No momento prático, os participantes serão divididos em duplas com um ligante devidamente capacitado que os guiará durante todo o procedimento, demonstrando o passo-a-passo da técnica, bem como monitorando-os durante a realização da mesma, sinalizando possíveis erros, fazendo ajustes finos de ergonomia, técnica e manobras especiais.

Essa sequência será obedecida para os três procedimentos a serem executados. Cabe ressaltar que as práticas serão realizadas em laringe e traqueia de origem caprina, devido a sua proximidade com as de origem humana, assim como por possuir alta disponibilidade e facilitada logística.

14h00 Suturas de Precisão: uma abordagem personalizada (LAMEP) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

O workshop será composto de duas sessões: uma breve apresentação interativa sobre cicatrização e fatores críticos para tomada de decisão em um contexto prático com casos clínicos e após isso, a realização de suturas essenciais sob instrução de monitores e profissionais convidados.

14h00 Imersão a medicina intensiva: manejo de via aérea (LAMIN) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

O minicurso consite em um aprofundamento no manjeodas vias aéreas em pacientes críticos. O aluno terá a chance de desenvolver os conhecimentos através de uma mini aula explicativa, casos clínicos e em seguida poderá consolidar os aprendizados através da prática de intubação, aplicação da cânula orofaríngea e máscara laríngea.

O minicurso será composto por dois momentos. O primeiro momento consiste em uma aula expositiva sobre manejo de vias aéreas, indicações e contraindicações, drogas utilizadas em IOT e complicações, em seguida faremos casos clínicos a fim de elucidar os assuntos vistos. O segundo momento, os alunos serão dividos em 2 estações prática, onde terão a oportunidade de praticar intubação orotraqueal, aplicação de cânula orofaríngea e máscara laríngea.

14h00 Curso Propedêutica Neurológica: O Que Todo Médico Deve Saber (LAN) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

Nosso curso promoverá uma experiência de aprendizado prático, acessível e direcionado, sobre as principais etapas do exame físico neurológico que todo médico precisa dominar. O curso tem como objetivo aproximar os participantes daquilo que torna a propedêutica neurológica tão fascinante: a capacidade de topografar lesões no sistema nervoso através do exame físico. Através da organização em subgrupos, os inscritos terão um ambiente seguro de aprendizado com nossos instrutores, completando 4 estações ao longo do curso.

A atividade será composta por 4 estações (A, B, C e D). Cada estação contará com um ligante instrutor e terá duração de 30 minutos, envolvendo parte prática e parte teórica, com discussão de casos clínicos.

Estação A - Sensibilidade
Estação B - Coordenação, Equilíbrio e Marcha
Estação C - Motricidade
Estação D - Nervos cranianos

Os inscritos irão compor 4 subgrupos, fazendo um rodízio entre as estações, de modo a ser criado um ambiente como número reduzido de participantes, permitindo maior conforto para interação e aprendizado com os instrutores.

14h00 Intubação Orotraqueal na prática (LAMINT) Minicurso
Local: Centro de simulação realística da UNIME Lauro de Freitas

O curso visa a capacitação dos congressistas para a realização prática de uma Intubação Orotraqueal.

O curso terá como objetivo propocionar aos congressistas as habilidades práticas necessárias para uma Intubação Orotraqueal, por meio de uma simulação realística.

14h00 Intubação orotraqueal com simulação realística (LAFA) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

A Intubação Orotraqueal é uma das técnicas mais antigas da medicina capaz de garantir uma via aérea definitiva. É um procedimento médico caracterizado por introdução de um tubo específico pelo trajeto da via aérea superior (boca – laringe – traqueia) do paciente, utilizando o laringoscópio para visualização da laringe e cordas vocais, com posterior passagem do tubo pelo trajeto.

Mini-Curso de imersão teórico-prático, desenvolvido pela LAFA, que aborda o manejo das vias aéreas em diferentes cenários, capacitando o aluno para antecipação das dificuldades, preparação de planos alternativos, avaliação da via aérea e no uso dos dispositivos para intubação traqueal.

14h00 Uso da ultrassonografia POINT OF CARE na prática (LARDIM) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

Podemos afirmar categoricamente que a ultrassonografia Point Of Care tem sido cada vez mais utilizada pelos médicos não-radiologistas, funcionando como uma ferramenta capaz de melhorar a assistência oferecida ao paciente, além de apresentar uma curva de aprendizado muito rápida.

Nossa proposta para execução do cronograma gira em torno de dois momentos.

Num primeiro momento, serão realizadas aulas teóricas, onde cada ligante ficará com um dos temas descritos no cronograma temático. As aulas seriam apresentadas englobando tanto a clínica do paciente quanto a necessidade do uso do USG diante o quadro apresentado, ou seja, uma relação entre o exame de imagem e a clínica de uma forma breve e dinâmica.

Num segundo momento, iremos para a parte prática, que iria ocorrer logo em seguida da apresentação teórica de cada tema. Neste momento, os congressistas juntamente com os ligantes irão manusear e interpretar imagens ao vivo no USG.Devido a impossibilidade de conter paciente reais, os USG seria manuseado no próprios ligantes voluntariamente. Buscaremos reconhecer com detalhes o perfil normal das estruturas e discutir o que seria esperado de anormalidade em cada quadro antes apresentado.

Nosso cronograma é composto por 03 aulas, cada aula terá em seguida o momento da prática direcionada ao tema exposto.
1. Abdome agudo hemorrágico e inflamatório
2. USG como guia para procedimentos invasivos como acesso venoso central, toracocentese e paracentese.
3. Avaliação ultrassonográfica do parênquima pulmonar.

14h00 USG-fast (LBE) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

A ultrassonografia à beira-leito vem ganhando cada vez mais espaço nos departamentos de emergência, ja que, com o uso do USG, é possível para o médico identificar questões do quadro clínico de seu paciente de maneira rápida, concisa e correta para realizar um tratamento mais preciso. Nessa aula vamos apresentar o Protocolo Fast (Focused Assessment With Sonography in Trauma) que tem como base a procura e identificação de líquido livre em cavidade abdominal.

Na aula teórica, explicaremos sobre a utilidade do protocolo FAST na sala vermelha, quais são suas janelas e o que procurar em cada uma. Além disso, apresentaremos seu manuseio e como interpretar devidamente as imagens do aparelho.
Durante a parte prática, vamos deixar que alguns voluntários tenham a experiência de manusear o USG, sob nossa supervisão, para fixar os conhecimentos adquiridos na primeira metade da dinâmica.

14h00 Intubação Orotraqueal e Emergências Neurológicas Pediátricas - Trauma e Crise Convulsiva (LIPED) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

A aula teórica contará com a abordagem do paciente em situação de trauma e crise convulsiva, focando na conduta e medicação do paciente. Além disso, haverá instrução quanto aos materiais necessários para a realização da intubação orotraqueal e o seu manejo (passo a passo).

A segunda hora será marcada pela prática por meio da simulação de casos clínicos (pacientes e conduta no mesmo). Os alunos serão conduzidos por monitores que irão auxiliar no manuseio e prática dos materiais, além dos mesmos indicarem qual o melhor tratamento clínico e farmacológico para cada situação apresentada.

14h00 Capacitação em rastreio do Câncer de Colo uterino (LAOB) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Mini-curso teórico-prático sobre a necessidade da abordagem do paciente, com cunho preventivo ao Câncer de Colo de Útero e execução do exame preventivo (Papanicolau).

Será abordado, a priori, uma aula teórica acerca dos principais tópicos da oncologia sobre o Câncer de Colo de Útero e da abordagem dos pacientes na anamense e exame físico. Posteriormente será realizada a parte prática da aula, na qual será evidenciado como fazer o exame físico preventivo (Papanicolau), imprescindível para suspeita de Câncer de Colo uterino. Já no 3? plano, será apresentado um caso clínico para os participantes para fixarem o conteúdo ministrado teoricamente e na prática, com o objetivo de trazê-lo para a vivência na prática clínica.

14h00 Exame Ginecológico: uma abordagem teórico-prática (LBGO) Atividade Teórica/Prática
Local: Sala de aula convencional

Minicurso composto por fase teórica e pratica a cerca do Exame Ginecológico: técnicas, passo a passo, principais achados, exames que podem ser colhidos no momento, exame das mamas. A fase teórica do minicurso será ministrada através do recurso de apresentação Power Point, enquanto a parte prática contará com demonstrações com os materiais e treinamento.

Parte teórica: o que é o exame ginecológico, importância, indicações, etapas, principais achados.
Parte prática: preparo da paciente para o exame, etapas do exame, inserção de espéculo, manobras que podem ser realizadas, o exame preventivo, exame das mamas. Diferença do exame ginecológico em cenário de atenção primária e na urgência/emergência.

14h00 Curso de imobilizações ortopédicas na emergência e manejo de fraturas expostas (LIBOT) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Realizaremos um curso teórico prático de imobilizações na urgência e emergência e manejo de fraturas expostas. No qual realizaremos a atividade prática, teórica e orientações sobre fluxo de encaminhamento do paciente.

Realização em 1º tempo de um curso teórico sobre conceito de fratura e identificação na radiografia, exame físico de fratura na emergência e indicações de imobilizações. Seguiremos pra um curso prático de imobilizações. Em 2º tempo realizaremos uma aula teórica sobre fratura exposta, sobre ANTIBIÓTICOTERAPIA na fratura exposta, avaliação de ferida, classificação de fratura e fluxo de atendimento e condutas na abordagem da urgência e emergência, pelo clínico geral.

14h00 Imobilização e fraturas no APH (LAMIC-LT) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

Daremos uma aula sobre o conceito de fratura aberta e fechada, relatando quando fazer ou não a imobilização e como deve ser feita. Logo após, as imobilizações serão treinadas na prática, com foco para extremidades (fratura de perna e braço) e pelve. Além disso, vamos abordar a hemostasia em caso de fratura aberta.

A parte teórica do minicurso será ministrada pelos ligantes com o auxílio de um datashow e todos os inscritos deverão participar para só então ter acesso as práticas. Após isso, os inscritos serão divididos em duplas e cada um dos 5 ligantes ficará responsável por instruir duas dessas duplas na parte prática. As duplas farão rodízio nas práticas de Imobilização de extremidades e Imobilização pélvica.

14h00 Suporte básico de vida - BLS (LACARB) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

O manejo de Suporte Básico de Vida é uma necessidade urgente. De acordo com dados fornecidos pela organização do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. Assim, visamos promover um mini-curso de BLS que, além de desenvolver a atuação profissional da área, chama a atenção para a necessidade de todas as pessoas aprenderem a salvar vidas.

No primeiro momento, serão discutidos os principais passos do BLS, sua importância e sua função dentro de uma emergência. Posteriormente, conceituaremos e explicaremos sobre a necessidade e o que diz no BLS, de acordo com a AHA – American Heart Association. Em um terceiro momento, será feito a prática de RCP, juntamente com uma simulação de emergência de uma Parada Cardiorespiratória. Nesse momento, serão formados grupos com os participantes para conseguirem colocar em ação o que aprenderam.

14h00 Atendimento ao recém-nascido na sala de parto (LACPED) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

O minicurso teórico-prático tem como objetivo capacitar os inscritos para avaliação da vitalidade do recém-nascido na sala de parto e decidir as condutas de assistência ao neonato saudável e para aquele que apresenta possíveis adversidades, como: prematuridade, presença de líquido amniótico meconial e necessidade de reanimação. Por fim, também será abordado os cuidados de rotina após a estabilização do recém-nascido.

A parte teórica será uma apresentação ministrada por dois ligantes através do datashow que terá como objetivo abordar os seguintes tópicos: avaliação da vitalidade ao nascer; assistência ao RN a termo com boa vitalidade ao nascer; assistência ao RN prematuro; assistência ao RN a termo com líquido amniótico meconial; assistência ao RN com necessidade de reanimação; cuidados de rotina após a estabilização clínica do RN na sala de parto; aspectos éticos da assistência ao RN na sala de parto. Será disponibilizado uma apostila com material teórico para um melhor acompanhamento da apresentação e posterior fixação/revisão.

A parte prática será aplicada por meio de estações. Os 20 inscritos serão divididos em 5 grupos de 4 pessoas, os grupos serão distribuídos em 5 diferentes estações, cada estação contendo um caso clínico com a descrição do contexto e o modelo/boneco em determinada situação. Cada grupo terá 20 minutos para avaliar, discutir e agir. Por meio de rodízio, todos os 5 grupos atuarão nas 5 estações com uma duração prevista de 1h40, tendo sido adicionado 10 min para eventuais atrasos na dinâmica de troca das estações. Em cada estação haverá um ligante da LACPED para conduzir e dar suporte.

14h00 Abordagem específica para RCP de alta qualidade (LACM) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

As paradas cardiorrespiratórias não traumáticas são um desafio para os profissionais da saúde por serem uma intercorrência inesperada e incidirem sobre profissionais com carência de capacitação e treinamento. Diante disso, o minicurso tem como objetivo ensinar os congressistas a realizar uma RCP de alta qualidade tendo em vista aumentar a sobrevida dos pacientes que virão a ser atendidos pelos mesmos.

Iniciaremos a atividade com explanação teórica do tema ressuscitação cardiopulmonar (RCP) utilizando metodologia expositiva através de slides e data show. Além disso, será entregue uma apostila de apoio aos participantes. Posteriormente, o grupo de 16 alunos será dividido em 4 subgrupos de duas duplas para realização das atividades práticas. Cada subgrupo treinará em um boneco sob a supervisão/orientação de um monitor da liga, onde serão realizados as técnicas e manobras necessárias para o socorrista salvar a vida do paciente (boneco) seguindo os cinco critérios para efetuar uma RCP de alta qualidade. Ao final das atividades práticas os alunos relatarão a sua vivência relacionada ao minicurso e terá um espaço aberto para as dúvidas.

14h00 Simplificando o pré-natal (LAMEF) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

O pré-natal é de fundamental importância para a prevenção e detecção de patologias maternas e fetais, dessa forma, permite que o desenvolvimento do bebê seja o mais saudável possível e a gestante não tenha riscos. Diante disso, é imprescindível que os futuros médicos saibam todos os passos que devem conter em o bom pré-natal para seu futuro profissional. O curso irá conter uma aula expositiva abordando aspectos do pré-natal tais como: o preenchimento da caderneta vacinal, o calendário de vacinas e as orientações, os exames que são solicitados em determinado período gestacional, identificação de gestantes com fatores de risco e a necessidade de observar os aspectos psicológicos afetados durante esse período.

A atividade vai ser dividida em duas partes: a parte teórica e parte prática. Na parte teórica irá ser uma a aula expositiva ministrada pelas ligantes contendo além de conteúdo teórico sobre o pré-natal irá conter casos clínicos em que será discutido, juntamente com o prof Dr João Zálio, para essa parte do minicurso será necessária uma sala com projetor de slides e notebook para a exibição do material. A segunda parte, será a parte prática ministrada pelo prof Dr João Zálio, que irá demonstrar como realizar o exame físico completo de uma gestante, para essa atividade será utilizado um manequim gestante e uma maca para os alunos poderem observar a aula e poder realizar logo depois.

14h00 Desvendando o parto vaginal (LAGOB) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

O curso “Desvendado o parto vaginal” tem a proposta de introduzir aos cursistas os protocolos e técnicas de assistência ao trabalho de parto, parto vaginal e puerpério imediato.

O curso será dividido, essencialmente, em dois momentos: prático e teórico.

1. Abordagem teórica:
A abordagem teórica abordará quatro momentos da assistência ao parto no ambiente hospitalar: admissão, assistência clínica ao primeiro período (dilatação), assistência clínica ao parto vaginal (expulsão e dequitação) e fase de repouso (puerpério imediato).

2. Abordagem prática:
A abordagem prática será realizada em duas estações simultâneas, sendo os cursistas divididos, inicialmente, em dois grandes grupos. A estação 1 abordará a assistência clínica ao período (dilatação) e consistirá em um caso clínico a ser conduzido pelo grupo, com preenchimento de partograma. A estação 2 corresponde à prática de assistência clínica ao parto vaginal (período expulsivo e de dequitação) e puerpério imediato, realizada através de simulação com o uso de manequins, na qual cada cursista poderá praticar individualmente e prática de prescrição. Dois ligantes estarão presentes em cada estação, sendo cada um responsável por conduzir metade dos cursistas de cada subgrupo. Após 45 minutos, os subgrupos irão revezar as atividades práticas.

14h00 Atendimento ao Suporte Avançado de Vida - ACLS (LIBAPH) Minicurso
Local: Laboratório UNIME

O minicurso terá como tema Suporte Avançado de Vida (SAV), abordando os diferentes ritmos de Parada Cardiorrespiratória (PCR). Inicialmente será ministrada uma aula teórico-prática sobre SAV, seguida de simulações baseadas em casos clínicos, aproximando os participantes de uma experiência semelhante à prática.

Inicialmente, será ministrada uma aula teórico-prática sobre Suporte Avançado de Vida (SAV), baseada nas referências do ACLS - AHA 2020, onde serão abordados conceitos essenciais no cuidado avançado de um paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR). Posteriormente, serão realizadas simulações realísticas, trazendo os diferentes ritmos de PCR, nas quais os alunos serão estimulados a praticar o que foi visto durante a aula inicial. Serão expostos casos de: Fibrilação Ventricular, Taquicardia Ventricular Sem Pulso, Assistolia e Atividade Elétrica Sem Pulso. Durante os casos deverá ser realizado o atendimento específico para cada ritmo.

14h00 Dor abdominal no contexto do médico generalista: da anamnese ao exame físico (LAMEGE) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

A Liga Acadêmica de Medicina Generalista (LAMEGE) da UNIME preparou uma abordagem teórica e prática por meio de discussão de casos clínicos para explanar de forma didática sobre o tema “dor abdominal no contexto do médico generalista: da anamnese ao exame físico

O minicurso será ministrado por cerca de 8 ligantes, no formato teórico-prático com discussão de casos clínicos. No primeiro momento todos os congressistas estarão juntos na mesma sala, onde será abordado de forma teórica sobre a dor abdominal e alguns diagnósticos diferenciais. No segundo momento, os congressistas serão divididos em duas salas para a parte prática do minicurso, sendo que cada uma das salas precisará de duas macas, onde em cada uma delas haverá um ligante que será um “manequim” para que outro ligante ensine aos congressistas o exame físico de abdome. O conteúdo teórico será explanado por cerca de 3 ligantes e a parte prática contará com 4 ligantes em cada sala.

14h00 Introdução à Ventilação Mecânica (LAAD) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

Nesta oficina teórico-prática, os congressistas inicialmente assistirão à uma aula sobre conceitos em Ventilação Mecânica e características do ventilador. Posteriormente, será demonstrado o uso do ventilador e o ajuste dos principais parâmetros e os inscritos poderão praticar tais ajustes sob supervisão dos monitores, a partir de casos clínicos reais.

A atividade inicia-se com uma aula de cerca de uma hora acerca dos principais conceitos em ventilação mecânica, ministrada por um ligante da LAAD. Segue-se para demonstração do uso do ventilador e de seus principais parâmetros, através do uso do HAMILTON C6 simulation software ® (simulador realístico de ventilador mecânico), e para a discussão de dois casos clínicos, com ajuste do simulador realizado por um segundo monitor da LAAD. Por fim, os congressistas são separados em três grupos de quatro integrantes, cada um acompanhado por um monitor, para prática com base em quatro novos casos clínicos, utilizando o aplicativo para celular HAMILTON C6 ventilator and patient simulation ®, que será enviado para download com as devidas instruções por e-mail, dias antes da oficina. (OBS.: caso o congressista utilize iOS, será solicitado que leve um notebook ou tablet com o programa instalado, uma vez que o aplicativo para smartphone só está disponível para Android. As instruções para download serão disponibilizadas previamente).

14h00 Drenagem de Tórax na Emergência: Capacitação Teórico-Pratica (LAECC) Minicurso
Local: Consultório

A atividade é uma estação teórico-prática sobre a drenagem torácica na emergência, focando em suas indicações, contraindicações, técnicas e complicações

A estação será dividida em dois momentos.
1. Momento teórico
• Caso clínico + explicação sobre indicações, contraindicações, técnicas e complicações
• Demonstração prática de como é feito por um ligante
• Aplicação de pós-teste
• Entrega de passo-a-passo impresso
2. Momento prático
• Realização da drenagem torácica pelos participantes
Conforme o término do momento teórico, os participantes irão se direcionar para a bancada contendo os bonecos e realizar a drenagem, passo a passo, com auxílio dos ligantes presentes na sala.
Foram solicitadas duas salas com o objetivo de dividir os participantes e ligantes para melhor aproveitamento e direcionamento da atividade. A solicitação de bonecos também foi feita pensando nesse ponto, para que todos os participantes possam praticar em tempo hábil para tal.

14h00 Diabete Mellitus e suas complicações (LAEB) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que se caracteriza pelo aumento anormal da concentração de glicose, as complicações crônicas e agudas que o paciente com Diabetes Mellitus pode desenvolver são as principais causas da morbidade e mortalidade dos pacientes diabéticos, diante disso serão ministradas atividades para sensibilizar os congressistas sobre algumas das complicações: Hipoglicemia, Cetoacidose Diabética e Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar. Além disso, serão desenvolvidas atividades para orientar o uso correto da insulina.

Para realização das atividades citadas, no momento teórico será ministrada uma aula breve sobre DM e suas complicações, na qual além da exposição serão realizadas perguntas para o público para estimular a dinamicidade. O período da aula prática será dividida em três momentos abordando um caso clínico para cada uma das duas complicações citadas e uma capacitação sobre administração da insulina. Durante a simulação de Hipoglicemia um palestrante chegará com rebaixamento do nível da consciência ao PS e ao longo do caso serão abordados como proceder com uma anamnese rápida de entrada, monitorização adequada do paciente, diagnósticos diferenciais, discussão dos riscos encefalopatia de Wernicke-Korsakoff, manejo e prevenção. Na simulação de Cetoacidose Diabética e Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar um palestrante simulará a chegada de um paciente em estado crítico ao PS, os participantes serão estimulados a discutir etiologias desencadeantes, quadro clínico, exames complementares, tratamento, complicações e indicação de alta hospitalar. Para estimular a interação serão distribuídas drogas fake e ilustração de procedimentos em uma bancada e a cada conduta os participantes deverão indicar qual conduta tomariam. Na capacitação sobre insulina os participantes receberão agulhas de insulina e borrachinhas para simular a aplicação, além de glicosímetro.

14h00 Desvendando as bases do ECG (LIACH) Minicurso
Local: Sala de Aula

No minicurso iremos compartilhar o conteúdo de forma clara e objetiva para que todos participantes tenham conhecimento da definição do eletrocardiograma sem alterações.

Durante o minicurso, iremos realizar atividades na apostila e discussões a fim de consolidar o conteúdo apresentado.

14h00 Antibioticoterapia na prática médica (LIAT) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

Discutir acerca das principais classes terapêuticas de antimicrobianos, com ênfase nos nomes dos antibióticos mais utilizados na prática médica e suas diversas aplicações clínicas. Além disso, propõe-se a realizar uma simulação de atendimento ambulatorial, envolvendo situações corriqueiras da atividade médica, tais como, infecção do trato urinário, infecção do trato respiratório superior e inferior, infecções de pele, dentre outros.

A atividade será apresentada em formato de aula teórica, através da utilização de slides, e simulações práticas de casos ambulatoriais, ambos ministrados por ligantes. Durante a simulação, também será dada a oportunidade aos acadêmicos de medicina, que estejam assistindo a apresentação, de participarem ativamente da simulação.

14h00 Capacitação de Semiologia Cardiovascular (LIAC) Minicurso
Local: Consultório

A atividade consiste em uma capacitação abordando acerca da semiologia cardiovascular e suas principais nuances.

Durante a atividade, estaremos mostrando passo a passo da semiologia cardiovascular, de forma teórica, e posteriormente a isso, estaremos dando oportunidade dos congressistas aplicaram na prática o conteúdo em pauta.

14h00 Manejo clínico e uso da profilaxia pós exposição (LAIB) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

Atividade teórico-prática composta por 2 estações práticas de aula teórica + atendimento simulado, com ênfase no atendimento e manejo das pessoas em situação de violência sexual, para abordagem das peculiaridades da situação e uso da Profilaxia Pós Exposição (PEP) e outra situação prática para abordagem de uma situação voltada para necessidade do uso da Profilaxia Pré Exposição (PREP).

O grupo de alunos será divido em duas estações, uma com a temática da PEP e outra com a temática da PREP. Todos os congressistas passarão por ambas.

Visando situar os estudantes, que podem estar em diferentes fases do curso níveis de conhecimento sobre a temática abordada, o planejamento inicial envolve uma apresentação teórica ampla sobre o tema (definição, conceitos fundamentais, indicações e tratamento). Essa apresentação será feita por dois membros da liga em cada sala de aula, simultaneamente, sendo que em uma está sendo sobre PREP outra sobre PEP.

Ao final dessa abordagem teórica e posterior a um momento de esclarecimento de dúvidas, iniciaremos a estação prática de acordo com o tem apresentado, para que os estudantes possam colocar em prática o que foi aprendido. Finalizaremos então, com um defriefing do caso, no qual será apresentado o check-list da abordagem exercida, como uma espécie de devolutiva. Essa fase será um momento no qual estaremos explicando sobre as condutas que deveriam ser tomadas, ou alertar sobre as que não foram feitas, exames solicitados, além de condutas e procedimentos a serem realizados. Essa dinâmica é prevista para ser realizada entre os dois temas.

14h00 Hemograma e Demais Exames Complementares: Como Interpretar? (LAHEMO) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

Atividade teórico-prática, com casos clínicos, sobre interpretação de hemograma e sua correlação com demais exames complementares

Parte teórica: exposição e explicação teórica de conceitos básicos de hemograma, valores de referência, principais alterações e correlações encontradas e como interpretá-las junto à clínica do paciente.
Parte prática: exposição, discussão e resolução de casos clínicos com as mais comuns apresentações clínicas do hemograma e outros exames complementares dentro da hematologia, infectologia e oncologia.

14h00 Curso de Eletrocardiograma (LACPUL) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

O curso consiste em um treinamento para interpretação de eletrocardiografias normais e patológicos. Tem o intuito de instruir os cursistas sobre como laudar um ECG no contexto das patologias mais comuns, dentro do tempo ideal, no ambiente da emergência.

A atividade se iniciará com uma apresentação teórica sobre o tema, com abordagem dos parâmetros a serem analisados dentro ECG, assim como os critérios adotados. Esse momento será realizado com a turma em conjunto.
Será entregue aos participantes um material teórico produzido pela liga, que contará com um resumo do tema e exercícios a serem resolvidos, este será utilizado na segunda etapa do curso.
Em seguida, a turma de cursistas será divida em grupos de 5 pessoas, cada um acompanhado por um monitor. Essa etapa tem como objetivo o treinamento com ECGs pré-selecionados, que deverão ser laudados em conjunto pelo pequeno grupo.

14h00 Acessos Vasculares (LANACC) Minicurso
Local: Consultório

Atividade teórico-prática voltada para a compreensão e realização dos acessos venosos centrais, periféricos e punção arterial.

Será realizada uma breve apresentação para abordagem teórica do tema de acessos vasculares, com duração de até 40 minutos. Na sequência, os cursistas serão divididos em 3 grupos (acesso venoso periférico, acesso venoso central e punção arterial) realizando trocas orientadas entre as estações a cada 45 minutos, totalizando 135 minutos de atividade prática.

14h00 Protocolos para Manejo da Sepse (LAINUS) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Faremos uma prática de punção venosa para a manutenção necessária no manejo da sepse e faremos uma aula expositiva sobre os protocolos clinicos seguidos nesse contexto.

Faremos uso do laboratório de habilidades para uma prática de punção venosa periférica necessária para o manejo da sepse com prototipo de braço e materiais para punção venos

14h00 Emergências gastrointestinais (LAGEH) Minicurso
Local: Sala de aula convencional

A fase descompensada da cirrose corresponde a fase de maior gravidade da doença e está relacionada com complicações que podem levar a óbito. As atividades ministradas terão como objetivo apresentar ao congressista o diagnóstico e manejo da Peritonite Bacteriana Espontânea; Hemorragia Digestiva Alta (causa pela ruptura de varizes esofagianas) e Encefalopatia Hepática.

Para realização das atividades citadas, no momento teórico será ministrada uma aula breve aula sobre cirrose hepática e suas complicações, na qual além da exposição serão realizadas perguntas para o público para estimular a dinamicidade. O momento da aula prática será divida em três momentos abordando um caso clínico para cada uma das três complicações citadas e em cada uma haverá uma simulação.

Durante a simulação de Peritonite Bacteriana Espontânea um palestrante estará deitado na maca, simulando um paciente cirrótico descompensado e estará carregando um balão cheio de água que servirá para treinar os congressistas acerca da punção do líquido ascítico, ao longo do caso serão abordados o quadro clínico, diagnóstico e drogas de escolha para o tratamento. Na simulação de Hemorragia Digestiva Alta um palestrante simulará a chegada de um paciente cirrótico ao PS com queixas de hematêmese em um local sem disponibilidade de realizar a EDA imediata, os congressistas serão estimulados a pensar em quais condutas serão realizadas e serão treinados a utilizar o balão de Sengstaken-Blakemore. Na simulação de Encefalopatia Hepática um palestrante simulará a chegada de um paciente com alteração cognitiva e os palestrantes serão orientados a como realizar uma boa anamnese nesse quadro e serão discutidas medidas terapêuticas e preventivas.

14h00 Aplicação Prática da Neuroanatomia à Neuroimagem (LANC) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

A atividade visa a associação do conteúdo físico no plano 3D com o plano da neuroimagem, com objetivo de gerar um melhor entendimento das imagens radiológicas e facilitar o diagnóstico topográfico.

A apresentação será dividida em dois momentos. Inicialmente, teremos um momento prático com demonstração da anatomia encefálica em cortes de cérebro de boi, com tempo reservado para revisão do conteúdo feita de modo ativo pelos próprios alunos identificando as estruturas nas peças. Para além disso, em um segundo momento, será ministrada uma aula breve aplicando os conceitos básicos da neuroanatomia, vistos na prática, à neurorradiologia.

14h00 Abordagem ao trauma pediátrico - LANCIPE Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Curso teórico-pratico sobre atendimento inicial ao paciente pediátrico vitima de trauma. Será realizado uma aula teórica com duração media de 60 min na qual serão abordados os temas: Atendimento inicial ao trauma pediátrico, Suturas, Drenagem Torácica.

As aulas serão ministradas por Dra. Fernanda Porto MR04 de Cirurgia Pediátrica do HGRS. Em seguida, os alunos serão divididos em duas estações praticas:

ESTAÇÃO 1 - SUTURAS

ESTAÇÃO 2 - DRENAGEM TORÁCICA

14h00 Traqueostomia e cricotireoidostomia (LACIT) Minicurso
Local: Laboratório da UNIME

Minicurso teórico-prático de procedimentos fundamentais para a prática médica: drenagem torácica, traqueostomia e cricotireoidostomia.

A atividade proposta é um minicurso teórico-prático de procedimentos fundamentais para a prática médica. O curso será dividido em 2 estações, sendo uma estação de drenagem torácica e uma estação de traqueostomia/cricotireoidostomia e em cada uma serão repassadas as instruções de como são realizados os procedimentos de drenagem torácica, traqueostomia e cricotireoidostomia. Posteriormente, o estudante poderá colocar em prática o conhecimento adquirido durante a abordagem prática do curso, e dessa forma consolidar o seu aprendizado.

14h00 Abdome na emergência - FAST e E-FAST - LARDI Atividade Teórica/Prática
Local: SALA CONVENCIONAL

O diagnóstico por imagem é sem dúvidas um confirmador tranquilizante na clínica médica. Porém, saber manejar o recurso visual em plena emergência, executar de maneira segura e rápida, além de saber interpretar, pode ser o diferencial da vida ou morte de seu paciente. Nesse minicurso, o aluno irá aprender o básico do manejo com o ultrassom e sua aplicação no trauma, aprenderá o que é, como executar e como interpretar o E-FAST. Dividido em momento teórico e prática com aparelho REAL, o aluno terminará o curso mais seguro para o manejo, seja no SAMU, no Pronto Socorro ou no seu cotidiano clínico.

O minicurso será dividido em duas etapas: teórica e prática. A aula teórica será como introdução ao tema explicando anatomia abdominal e os conceitos do FAST. Na parte prática haverá uma capacitação para todos os congressistas, um treinamento com o aparelho de ultrassom aplicando o conhecimento visto na teórica.

14h00 Intubação orotraqueal (LIAP) Atividade Teórica/Prática
Local: Sala de habilidades médicas

1. Apresentar uma introdução teórica sobre o tema:

Parte Teórica

  • Definição de IOT;
  • Identificando imediatamente uma situação potencialmente fatal – Triangulo de Avaliação Pediátrica (TAP): Aparência, Respiração e Coloração do bebê;
  • Anatomia das vias aéreas superiores;
  • Diferença entre via aérea avançada e via área definitiva;
  • Objetivos de uma via aérea avançada e via aérea definitiva;
  • Dispositivos para via aérea avançada e via aérea definitiva;
  • Sequência Rápida de Intubação;
  • Falha na Intubação.

2. Mostrar os equipamentos;

3. Demonstrar como montar e verificar os equipamentos necessários;

4. Fazer uma IOT;

5. Pratica com os inscritos para o minicurso.

14h00 Habilidades técnico-manuais e de análise diagnóstica no contexto do câncer de mama (LAO) Atividade Teórica/Prática
Local: Laboratório de morfofuncionais

O minicurso teórico-prático tem como proposta tornar o estudante de graduação mais íntimo com o encadeamento diagnóstico feito no manejo do câncer de mama. Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de se capacitar na realização e análise dos principais métodos diagnósticos no contexto do câncer de mama, como no procedimento de core biopsy e na avaliação dos achados radiológicos e histopatológicos relevantes ao manejo.

O curso será divido em quatro momentos: 1) Será feita a apresentação de um caso clínico cujo tópico é o câncer de mama, seguida de discussão com os participantes a respeito da exploração clínica e de exames complementares. 2) Após consolidado o caso, haverá exposição dos principais achados radiológicos que irão guiar o manejo da doença em questão, envolvendo a identificação de traços benignos, malignos e sua diferenciação. 3) Uma vez traçada a conduta, os participantes serão envolvidos numa oficina com o intuito de capacitá-los na realização de core biopsy para coleta de amostras de massas mamárias com suspeita de malignidade. 4) Por fim, será feita, de forma representativa, a análise histopatológica por microscopia óptica da amostra coletada, abarcando os principais achados da histologia convencional e Imunohistoquímica, que influem na tomada de conduta do caso.

Ao final, espera-se que o estudante ganhe uma melhor compreensão a respeito de como ocorre o fluxo diagnóstico do câncer de mama na prática médica e que desenvolva um conjunto de habilidades imprescindíveis para esse processo.

14h00 Acesso Venoso Central (LAC) Atividade Teórica/Prática
Local: Sala de habilidades médicas

Esse minicurso possui o objetico de desenvolver a habilidade técnica de realizar acesso venoso central, bem como suas indicações e complicações.

O minicurso iniciará com uma exposição teórica prévia sobre as indicações de acesso venoso central, principais sítios de acesso com revisão anatômica e complicações do procedimento. Em um segundo momento, os alunos sob orientação dos monitores, poderão executar a técnica nos manequins.

08h00 Curso de Emergência da ABM Curso
Local: Sala de Aula

DIA 22/09 (Manhã)

08:00h às 08:05h - Abertura

Palestrantes: Cesar Amorim, Claudia Galvão e Hélio Braga

08:05h às 10:40h - Módulo 1

Apresentador e Mediador: Marcos Barojas

08:05h às 08:25h - Reconhecendo o paciente grave - Marcos Barojas

08:25h às 08:40h - ECG na sala Vermelha, o que preciso saber para salvar vidas – Luiz Ritt

08:40h às 09:00h - Parada cardio- respiratória - como oferecer a melhor assistência de qualidade - Marcos Barojas

09:00h às 09:20h - Paciente chocado na porta da Emergência - Ressuscitação volêmica na emergência - Dalton Barros

09:20h às 09:40h - Síndrome torácica na sala de emergência - Luiz Ritt

09:40h às 10:00h - Pocus: Como o USG na beira do leito pode ajudar na tomada de decisão na emergência - Dalton Barros

10:00h às 10:20h - Discussão e respostas de perguntas da audiência

10:20h às 12:20h - Módulo 2

Apresentador e Mediador: Sergio Jezler

10:20h às 10:40h - Lesão renal aguda - gerenciando o problema na emergencia - a definir

10:40h às 11:00h - Síndrome Respiratória Aguda - reconhecer e estabilizar - Sergio Jezler

11:00h às 11:20h - Sepse na sala vermelha I: Como reconhecer) - Rogério Passos

11:20h às 11:40h - Sepse na sala vermelha III: Como otimizar o tratamento - Sergio Jezler

11:40h às 12:00h - Sepse na sala vermelha II: Como começar a tratar - Rogério Passos

12:00h às 12:20h - Discussão e respostas de perguntas da audiência

DIA 22/09 (Tarde)

14:00h às 16:40h - Módulo 3

Apresentador e mediador: Gustavo França

14:00h às 14:20h - Paciente inconsciente na emergência - o que está acontecendo? - Pedro Antonio (HSI)

14:20h às 14:40h - Neuro infecção - Carlos Brites

14:40h às 15:00h - Analgesia na Sala Vermelha - como aliviar a dor racionalmente - Gustavo França

15:00h às 15:20h - Evento cerebrovascular agudo - tempo é cérebro - Pedro António (HSI)

15:20h às 15:40h - Manejo de vias aéreas na emergência - Gustavo França

15:40h às 16:00h -Discussão e respostas de perguntas da audiência

16:00h às 18:40h - Módulo 4

Apresentador e Mediador: Joberto Sena

16:00h às 16:20h - Curso expresso de ECG - para entender ECG em cenário de dor torácica - Cláudio das Virgens

16:20h ás 16:40h - Síndrome coronariana aguda - manejo de excelência - Joberto Sena

16:40h às 17:00h - Síndrome coronariana aguda - situações especiais - Diogo Azevedo

17:00h às 17:20h - Dor torácica de causa não cardíaca - quando pensar e como avaliar - Claudio das Virgens

17:20h às 17:40h - Paciente hipertenso na sala vermelha - como resolver - Gilson Feitosa Filho

17:40h às 18:00h - Insuficiência Cardíaca Descompensada – oferecendo assistência de excelência - Diogo Azevedo

18:00h às 18:20h - Dispneia na emergência – Pode ser TEP? - Gilson Feitosa Filho

18:20h às 18:40h – Discussão e respostas de perguntas da audiência

DIA 23/09 (Tarde)

14:00h às 16:40 - Módulo 5

Apresentador e Mediador: Joaquim Custodio

14:00h às 14:20h - Paciente diabético na sala de emergência I - hiperglicemia - Joaquim Custodio

14:20h às 14:40h - Paciente com anemia sem exteriorizar sangramento: como organizar as condutas - Edvan Crusoé

14:40h às 15:00h - Dor abdominal X Abdome agudo – visão do especialista - André Gusmão

15:00h às 15:20h - Icterícia na emergência – como começar a investigar - Paulo Bittencourt

15:20h às 15:40h - Paciente com sangramento digestivo - Como conduzir na emergência - Antonio Ricardo

15:40h às 16:00h - Diarreia aguda - quando o paciente merece antibioticoterapia e internação? - Paulo Bittencourt

16:00h às 16:20h - Paciente oncológico com febre e sangramento na sala vermelha - Eldsamira Mascarenhas

16:20h às 16:40h - Discussão de respostas de perguntas da audiência

16:40h às 18:30 - Módulo 6

Apresentador e Mediador: Ivan Paiva

16:40h às 17:20h - Paciente politraumatizado trazido pelo SAMU - dando continuidade à linha de cuidados - Ivan Paiva

17:20h às 17:40h - Radiologia beira leito na dor abdominal e Trauma - João Rafael Carneiro

17:40h às 18:00h - Urgências ginecológicas: como manejar - Carlos Lino

18:00h às 18:20h - Homem com urgência urológica - Augusto Modesto

18:20h às 18:50h - Discussão de respostas da audiência

14h00 Curso de Emergência da ABM Curso
Local: Sala de Aula

DIA 22/09 (Manhã)

08:00h às 08:05h - Abertura

Palestrantes: Cesar Amorim, Claudia Galvão e Hélio Braga

08:05h às 10:40h - Módulo 1

Apresentador e Mediador: Marcos Barojas

08:05h às 08:25h - Reconhecendo o paciente grave - Marcos Barojas

08:25h às 08:40h - ECG na sala Vermelha, o que preciso saber para salvar vidas – Luiz Ritt

08:40h às 09:00h - Parada cardio- respiratória - como oferecer a melhor assistência de qualidade - Marcos Barojas

09:00h às 09:20h - Paciente chocado na porta da Emergência - Ressuscitação volêmica na emergência - Dalton Barros

09:20h às 09:40h - Síndrome torácica na sala de emergência - Luiz Ritt

09:40h às 10:00h - Pocus: Como o USG na beira do leito pode ajudar na tomada de decisão na emergência - Dalton Barros

10:00h às 10:20h - Discussão e respostas de perguntas da audiência

10:20h às 12:20h - Módulo 2

Apresentador e Mediador: Sergio Jezler

10:20h às 10:40h - Lesão renal aguda - gerenciando o problema na emergencia - a definir

10:40h às 11:00h - Síndrome Respiratória Aguda - reconhecer e estabilizar - Sergio Jezler

11:00h às 11:20h - Sepse na sala vermelha I: Como reconhecer) - Rogério Passos

11:20h às 11:40h - Sepse na sala vermelha III: Como otimizar o tratamento - Sergio Jezler

11:40h às 12:00h - Sepse na sala vermelha II: Como começar a tratar - Rogério Passos

12:00h às 12:20h - Discussão e respostas de perguntas da audiência

DIA 22/09 (Tarde)

14:00h às 16:40h - Módulo 3

Apresentador e mediador: Gustavo França

14:00h às 14:20h - Paciente inconsciente na emergência - o que está acontecendo? - Pedro Antonio (HSI)

14:20h às 14:40h - Neuro infecção - Carlos Brites

14:40h às 15:00h - Analgesia na Sala Vermelha - como aliviar a dor racionalmente - Gustavo França

15:00h às 15:20h - Evento cerebrovascular agudo - tempo é cérebro - Pedro António (HSI)

15:20h às 15:40h - Manejo de vias aéreas na emergência - Gustavo França

15:40h às 16:00h -Discussão e respostas de perguntas da audiência

16:00h às 18:40h - Módulo 4

Apresentador e Mediador: Joberto Sena

16:00h às 16:20h - Curso expresso de ECG - para entender ECG em cenário de dor torácica - Cláudio das Virgens

16:20h ás 16:40h - Síndrome coronariana aguda - manejo de excelência - Joberto Sena

16:40h às 17:00h - Síndrome coronariana aguda - situações especiais - Diogo Azevedo

17:00h às 17:20h - Dor torácica de causa não cardíaca - quando pensar e como avaliar - Claudio das Virgens

17:20h às 17:40h - Paciente hipertenso na sala vermelha - como resolver - Gilson Feitosa Filho

17:40h às 18:00h - Insuficiência Cardíaca Descompensada – oferecendo assistência de excelência - Diogo Azevedo

18:00h às 18:20h - Dispneia na emergência – Pode ser TEP? - Gilson Feitosa Filho

18:20h às 18:40h – Discussão e respostas de perguntas da audiência

DIA 23/09 (Tarde)

14:00h às 16:40 - Módulo 5

Apresentador e Mediador: Joaquim Custodio

14:00h às 14:20h - Paciente diabético na sala de emergência I - hiperglicemia - Joaquim Custodio

14:20h às 14:40h - Paciente com anemia sem exteriorizar sangramento: como organizar as condutas - Edvan Crusoé

14:40h às 15:00h - Dor abdominal X Abdome agudo – visão do especialista - André Gusmão

15:00h às 15:20h - Icterícia na emergência – como começar a investigar - Paulo Bittencourt

15:20h às 15:40h - Paciente com sangramento digestivo - Como conduzir na emergência - Antonio Ricardo

15:40h às 16:00h - Diarreia aguda - quando o paciente merece antibioticoterapia e internação? - Paulo Bittencourt

16:00h às 16:20h - Paciente oncológico com febre e sangramento na sala vermelha - Eldsamira Mascarenhas

16:20h às 16:40h - Discussão de respostas de perguntas da audiência

16:40h às 18:30 - Módulo 6

Apresentador e Mediador: Ivan Paiva

16:40h às 17:20h - Paciente politraumatizado trazido pelo SAMU - dando continuidade à linha de cuidados - Ivan Paiva

17:20h às 17:40h - Radiologia beira leito na dor abdominal e Trauma - João Rafael Carneiro

17:40h às 18:00h - Urgências ginecológicas: como manejar - Carlos Lino

18:00h às 18:20h - Homem com urgência urológica - Augusto Modesto

18:20h às 18:50h - Discussão de respostas da audiência

Local

UNIME - 42700-000, Avenida Luiz Tarquínio Pontos, 600, Centro, Lauro de Freitas, Bahia,
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Organizador

V Congresso Baiano de Ligas Acadêmicas