Introdução: A ocorrência de acidentes no ambiente escolar é multifatorial e se relaciona com a imaturidade infantil para percepção de riscos e inadequação do espaço físico, associado a uma formação profissional incipiente na prevenção de acidentes. A Lei nº 13.722/2018 determina a obrigatoriedade dos educadores possuírem conhecimentos sobre a prevenção e prestação dos primeiros socorros pediátricos, permitindo uma redução dos possíveis danos provocados pela falta de informação. Objetivo: Analisar o conhecimento de educadores infantis sobre prestação de primeiros socorros na pré-escola. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada na plataforma PubMed, utilizando os descritores: “primeiros socorros” AND (“educação infantil” OR “escola”). Foram incluídos 16 estudos publicados em português, de acesso online entre os períodos de janeiro de 2017 a junho de 2022. Após leitura de título e resumo, foram excluídos 6 estudos que não possuíam enfoque na capacitação ou não investigassem o conhecimento dos educadores para prestação de primeiros socorros. Os 10 artigos selecionados foram lidos na íntegra e agrupados conforme objetivo e métodos pretendidos. Resultados: Foi demonstrado que a maior parte dos educadores infantis encontra-se insegura e incipiente sobre o manejo de acidentes que necessitam de cuidados emergenciais, ainda que familiarizados sobre as ações de prevenção nesses cenários. Notou-se que aqueles profissionais que foram submetidos a intervenções em saúde visando sua capacitação, sentiram-se mais seguros em sua prática profissional, dado que puderam ampliar a compreensão acerca da prevenção e da prestação de primeiros-socorros pediátricos. Conclusão: Há um deficitário entendimento e domínio das práticas de primeiros socorros pelos educadores infantis, observado em diferentes instituições avaliadas nos estudos analisados. Apesar de haver um conhecimento relativamente satisfatório sobre a prevenção da ocorrência de acidentes, há um expressivo desconhecimento sobre o manejo em situações emergenciais, o que preconiza a necessidade de realização de cursos de capacitação e atualização para educadores infantis na prevenção de morbimortalidade em pré-escolares.
Comissão Organizadora
Comissão Avaliadora:
- Isis Nunes Veiga
- Viviana Nilla Olavarria Gallazzi
- Barbara Maria Santos Caldeira
- Kiyoshi Ferreira Fukutani
- Renato Guizzo
- Misa Cadide Duarte
- Everton Tenorio De Souza
- Jorgas Marques Rodrigues
- Thiago Barbosa Vivas
- Vanessa Serva Vazquez
- José Tadeu Raynal Rocha Filho
- Luis Filipe Daneu Fernandes
- Marta Sobral Ferreira
- Taíse Peneluc Menezes
- José Cupertino Nogueira Neto
- Amanda Catariny De Oliveira Silva
- Edvana dos Santos Ferreira
- Michelle Castro Montoya Flores
- Tiago Landim d'Avila
- Julie Alvina Guss Patricio
- Soraya Fernanda Cerqueira Motta
- Naiara Moreira Pimentel
- Janete Braga Vilas Boas
- Michel Pordeus Ribeiro
- Valquiria Lima Cavalcanti
Comissão Científica
- Anédia Dourado
- Nathan Keneitsi de Souza Ogochi
- Vanessa Serva Vazquez
- Thiago Barbosa Vivas
- Barbara Maria Santos Caldeira