Conhecimento de educadores infantis na prestação de primeiros socorros no ambiente escolar: uma revisão de literatura.

  • Autor
  • Maria Alice Viana Oliveira
  • Co-autores
  • Camille Teles Ferreira de Almeida , Larissa Carolina Silva Matias , Paulo Átila Castro Carvalho de Jesus , Rebeka Freitas dos Santos Lemos , João Felipe Galvão Santos Fernandes
  • Resumo
  • Introdução: A ocorrência de acidentes no ambiente escolar é multifatorial e se relaciona com a imaturidade infantil para percepção de riscos e inadequação do espaço físico, associado a uma formação profissional incipiente na prevenção de acidentes. A Lei nº 13.722/2018 determina a obrigatoriedade dos educadores possuírem conhecimentos sobre a prevenção e prestação dos primeiros socorros pediátricos, permitindo uma redução dos possíveis danos provocados pela falta de informação. Objetivo: Analisar o conhecimento de educadores infantis sobre prestação de primeiros socorros na pré-escola. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada na plataforma PubMed, utilizando os descritores: “primeiros socorros” AND (“educação infantil” OR “escola”). Foram incluídos 16 estudos publicados em português, de acesso online entre os períodos de janeiro de 2017 a junho de 2022. Após leitura de título e resumo, foram excluídos 6 estudos que não possuíam enfoque na capacitação ou não investigassem o conhecimento dos educadores para prestação de primeiros socorros. Os 10 artigos selecionados foram lidos na íntegra e agrupados conforme objetivo e métodos pretendidos. Resultados: Foi demonstrado que a maior parte dos educadores infantis encontra-se insegura e incipiente sobre o manejo de acidentes que necessitam de cuidados emergenciais, ainda que familiarizados sobre as ações de prevenção nesses cenários. Notou-se que aqueles profissionais que foram submetidos a intervenções em saúde visando sua capacitação, sentiram-se mais seguros em sua prática profissional, dado que puderam ampliar a compreensão acerca da prevenção e da prestação de primeiros-socorros pediátricos. Conclusão: Há um deficitário entendimento e domínio das práticas de primeiros socorros pelos educadores infantis, observado em diferentes instituições avaliadas nos estudos analisados. Apesar de haver um conhecimento relativamente satisfatório sobre a prevenção da ocorrência de acidentes, há um expressivo desconhecimento sobre o manejo em situações emergenciais, o que preconiza a necessidade de realização de cursos de capacitação e atualização para educadores infantis na prevenção de morbimortalidade em pré-escolares.

  • Palavras-chave
  • Primeiros-socorros, educação infantil, prevenção, pré-escola
  • Área Temática
  • Saúde
Voltar
  • Saúde

Comissão Organizadora

Comissão Avaliadora:

- Isis Nunes Veiga 
- Viviana Nilla Olavarria Gallazzi
- Barbara Maria Santos Caldeira
- Kiyoshi Ferreira Fukutani 
- Renato Guizzo 
- Misa Cadide Duarte 
- Everton Tenorio De Souza 
- Jorgas Marques Rodrigues 
- Thiago Barbosa Vivas 
- Vanessa Serva Vazquez 
- José Tadeu Raynal Rocha Filho 
- Luis Filipe Daneu Fernandes 
- Marta Sobral Ferreira
- Taíse Peneluc Menezes 
- José Cupertino Nogueira Neto 
- Amanda Catariny De Oliveira Silva 
- Edvana dos Santos Ferreira 
- Michelle Castro Montoya Flores 
- Tiago Landim d'Avila 
- Julie Alvina Guss Patricio
- Soraya Fernanda Cerqueira Motta 
- Naiara Moreira Pimentel 
- Janete Braga Vilas Boas 
- Michel Pordeus Ribeiro 
- Valquiria Lima Cavalcanti 

Comissão Científica

- Anédia Dourado

- Nathan Keneitsi de Souza Ogochi

- Vanessa Serva Vazquez

- Thiago Barbosa Vivas

- Barbara Maria Santos Caldeira