Reorganização de uma Liga Acadêmica de Emergências Clínicas no contexto pós-pandêmico: um relato de experiência

  • Autor
  • Maria Luíza Barbosa Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Mariana Sousa de Pina Silva , Maria Clara Monteiro de Souza Lima , Rafael Andrade Sampaio Silva , Felipe Santos Marimpietri , José Humberto Oliveira Campos
  • Resumo
  • Introdução: As ligas acadêmicas permitem o aprofundamento do estudante dentro de um eixo temático. Entretanto, a dinâmica dessas foi modificada durante o período pandêmico e atividades que fomentam seus participantes, como estágios e capacitações, foram restritas e adaptadas para o formato digital. Porém, com o fim da pandemia, outro dilema surgiu para as ligas acadêmicas: a readequação ao presencial, mesmo com a maior parte dos ligantes sendo fruto de uma realidade de educação à distância. Objetivo: Descrever a conduta de readaptação de uma liga acadêmica à volta das atividades extracurriculares presenciais. Relato: As diretorias da liga acadêmica promoveram a readaptação dos ligantes- principalmente dos que ingressaram na universidade durante o período de ensino à distância- de forma gradual. Assim, através de questionários, foram constatados os dias com mais disponibilidade na semana para realizar atividades presenciais. Feito disso, foram marcadas capacitações presenciais durante o primeiro semestre de 2022, com temas de interesse de todos os como: suturas, vias aéreas e suporte avançado de vida, a fim de aumentar ainda mais a adesão. Ademais, outro questionário foi passado com o intuito de saber a disponibilidade para os estágios ofertados pela liga. Isto foi realizado para não sobrecarregar o ligante, mantendo sempre o propósito de uma reinserção gradual nas atividades extracurriculares presenciais e, ao mesmo tempo, permitindo uma escolha individual, aumentando a adesão nos encontros presenciais. Discussão: Apesar de muitos estudantes insatisfeitos com o ensino à distância, muitos relatam a sobrecarga com a volta imediata de todas as atividades presenciais. No contexto de uma liga acadêmica, essas atividades extracurriculares tornam-se um fardo ainda maior para o estudante que ingressou na faculdade no formato online e passou bruscamente para o presencial. Destarte, esta reinserção gradual utilizada pela Liga Acadêmica de Emergências Clínicas foi a solução encontrada para que houvesse interesse e adesão dos membros às atividades promovidas pela liga, de modo a complementar conhecimentos que muitos ligantes não esperavam adquirir ao adentrar na liga: o manejo de equipes e administração do tempo. Conclusão: Os ligantes enxergam essa experiência de reinserção gradual como um ponto fundamental para revitalizar o interesse em atividades presenciais extracurriculares, como estágios e capacitações, sem sobrecarregar o discente de medicina.

  • Palavras-chave
  • Estudantes de Medicina, COVID-19, Ciência e Desenvolvimento
  • Área Temática
  • Saúde
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  • Saúde

Comissão Organizadora

Comissão Avaliadora:

- Isis Nunes Veiga 
- Viviana Nilla Olavarria Gallazzi
- Barbara Maria Santos Caldeira
- Kiyoshi Ferreira Fukutani 
- Renato Guizzo 
- Misa Cadide Duarte 
- Everton Tenorio De Souza 
- Jorgas Marques Rodrigues 
- Thiago Barbosa Vivas 
- Vanessa Serva Vazquez 
- José Tadeu Raynal Rocha Filho 
- Luis Filipe Daneu Fernandes 
- Marta Sobral Ferreira
- Taíse Peneluc Menezes 
- José Cupertino Nogueira Neto 
- Amanda Catariny De Oliveira Silva 
- Edvana dos Santos Ferreira 
- Michelle Castro Montoya Flores 
- Tiago Landim d'Avila 
- Julie Alvina Guss Patricio
- Soraya Fernanda Cerqueira Motta 
- Naiara Moreira Pimentel 
- Janete Braga Vilas Boas 
- Michel Pordeus Ribeiro 
- Valquiria Lima Cavalcanti 

Comissão Científica

- Anédia Dourado

- Nathan Keneitsi de Souza Ogochi

- Vanessa Serva Vazquez

- Thiago Barbosa Vivas

- Barbara Maria Santos Caldeira