Contribuição do uso de simuladores artesanais para a formação acadêmica em Medicina: um relato de experiência.

  • Autor
  • Fernanda Prohmann Villas Boas
  • Co-autores
  • Mariana Barros Dantas , Nathalia Teixeira Vitorino da Silva , Ramon Reis Silva , Rebeka Mayara Almeida de Oliveira , Soraya Fernanda Cerqueira Motta
  • Resumo
  • Introdução: Um simulador artesanal é um modelo confeccionado com materiais de fácil acesso e baixo custo, que pode ter funções distintas de acordo com seu objetivo. Tem como intuito o treinamento de habilidades, na vigência de algum empecilho que dificulte a prática (TEMPERLY et al, 2018). Na educação médica, há uma dificuldade no treinamento de diversas competências, seja pela impossibilidade do treino em indivíduos ou pelo custo elevado de materiais comercializados com esse fim. Assim, a elaboração de simuladores artesanais no contexto acadêmico da área de saúde possibilita o aperfeiçoamento de técnicas de forma efetiva e ética. Objetivos: Discutir sobre a importância do uso de materiais artesanais para o ensino em saúde. Materiais e Métodos: Nessa perspectiva, com o intuito de aprimorar técnicas em sutura, desenvolveu-se um simulador de pele sintética e artesanal, de baixo custo e fácil acessibilidade. A pele é feita com silicone acético, amido de milho e corante, misturados até uma consistência ideal, e moldados no formato e espessura necessários. É utilizada uma esponja para simular o subcutâneo, sobre a qual a pele é fixada. Após secagem, a pele poder ser seccionada e usada para prática de suturas. Resultados: O simulador de pele sintética apresenta similaridade satisfatória com outros simuladores comercializados, tendo componentes semelhantes em textura e forma. Ademais, foi utilizado em capacitações internas da Liga Acadêmica de Anatomia e Cirurgia da UEFS e pôde ser adaptado para uso em outros modelos artesanais, voltados para a prática de procedimentos em cirurgia. Dessa forma, fica evidente sua versatilidade e eficiência para mais diversos usos no âmbito da educação médica. Devido às diversas possibilidades para seu uso, é possível que esse instrumento apresente dupla funcionalidade, ao agir como um simulador - auxiliando no treinamento de técnico - e uma simulação - na qual pode-se trabalhar a conduta clínica. Conclusão: Fica evidente, por meio deste trabalho, a importância para o aprendizado em saúde da utilização e fomento à construção de modelos experimentais e artesanais, que atendam às mais diversas necessidades do ensino. É primordial o incentivo a projetos como esse, que facilitem e aprimorem habilidades manuais e técnicas, especialmente no contexto médico.

    Referências: TEMPERLY, CS et al. Desenvolvimento e validação de um simulador de traqueostomia de baixo custo. Scientia Medica , v. 28, n. 1, 2018.

  • Palavras-chave
  • Educação de graduação em Medicina, Treinamento por simulação, Técnica de Sutura
  • Área Temática
  • Saúde
Voltar
  • Saúde

Comissão Organizadora

Comissão Avaliadora:

- Isis Nunes Veiga 
- Viviana Nilla Olavarria Gallazzi
- Barbara Maria Santos Caldeira
- Kiyoshi Ferreira Fukutani 
- Renato Guizzo 
- Misa Cadide Duarte 
- Everton Tenorio De Souza 
- Jorgas Marques Rodrigues 
- Thiago Barbosa Vivas 
- Vanessa Serva Vazquez 
- José Tadeu Raynal Rocha Filho 
- Luis Filipe Daneu Fernandes 
- Marta Sobral Ferreira
- Taíse Peneluc Menezes 
- José Cupertino Nogueira Neto 
- Amanda Catariny De Oliveira Silva 
- Edvana dos Santos Ferreira 
- Michelle Castro Montoya Flores 
- Tiago Landim d'Avila 
- Julie Alvina Guss Patricio
- Soraya Fernanda Cerqueira Motta 
- Naiara Moreira Pimentel 
- Janete Braga Vilas Boas 
- Michel Pordeus Ribeiro 
- Valquiria Lima Cavalcanti 

Comissão Científica

- Anédia Dourado

- Nathan Keneitsi de Souza Ogochi

- Vanessa Serva Vazquez

- Thiago Barbosa Vivas

- Barbara Maria Santos Caldeira