Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina inferem que os estágios extracurriculares atuam como atividades complementares que devem ser incrementadas durante todo o curso (VIEIRA et al., 2021). Dessa forma, os estágios supervisionados complementam a formação do discente com treinamento prático, estimulando a relação ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que prestam serviço à comunidade, sendo imprescindíveis para a formação médica. Relato de Experiência: Desde março de 2021, os ligantes de uma liga acadêmica de anatomia e cirurgia, todos acadêmicos do curso de Medicina, acompanharam um serviço de referência cirúrgica. O estágio extracurricular permite que os estudantes observem condutas e procedimentos importantes à prática médica, como atendimentos ambulatoriais, análise de exames, condutas na paramentação cirúrgica, técnicas operatórias e acompanhamento pré e pós-operatório. Durante todo período, houve a supervisão de orientadores da liga, cirurgiões gerais (tanto especializados em cabeça e pescoço quanto em laparoscopia e ginecologia), que discutiam os manejos realizados. Discussão: O estágio supervisionado em cirurgia proporcionou aos estudantes o desenvolvimento de um raciocínio clínico, de habilidades manuais e a reconhecer suas limitações, responsabilidades e deveres éticos ante o cuidado do paciente. Além disso, o contato com pacientes e outros profissionais permitiu aos ligantes um aprimoramento da capacidade de construção da relação médico-paciente assim como um reconhecimento da importância de um vínculo saudável no ambiente de trabalho. Possibilitando a máxima proposta por Pimentel (2015), a indissociabilidade dos profissionais de saúde com um perfil humanista e com a capacidade de atuar em integralidade com a equipe. Conclusão: Percebe-se então que, a vivência no centro cirúrgico pelos estudantes de medicina, por meio da liga acadêmica, contribuiu para a consolidação e aquisição dos conhecimentos teóricos, de habilidades clínicas e atitudes médicas.
Referências:
PIMENTEL, Emanuelle Cavalcante et al. Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado: estágio integrado em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, p. 352-358, 2015.
VIEIRA, Joaquim Edson et al. Identificação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 27, p. 96-103, 2021.
Comissão Organizadora
Comissão Avaliadora:
- Isis Nunes Veiga
- Viviana Nilla Olavarria Gallazzi
- Barbara Maria Santos Caldeira
- Kiyoshi Ferreira Fukutani
- Renato Guizzo
- Misa Cadide Duarte
- Everton Tenorio De Souza
- Jorgas Marques Rodrigues
- Thiago Barbosa Vivas
- Vanessa Serva Vazquez
- José Tadeu Raynal Rocha Filho
- Luis Filipe Daneu Fernandes
- Marta Sobral Ferreira
- Taíse Peneluc Menezes
- José Cupertino Nogueira Neto
- Amanda Catariny De Oliveira Silva
- Edvana dos Santos Ferreira
- Michelle Castro Montoya Flores
- Tiago Landim d'Avila
- Julie Alvina Guss Patricio
- Soraya Fernanda Cerqueira Motta
- Naiara Moreira Pimentel
- Janete Braga Vilas Boas
- Michel Pordeus Ribeiro
- Valquiria Lima Cavalcanti
Comissão Científica
- Anédia Dourado
- Nathan Keneitsi de Souza Ogochi
- Vanessa Serva Vazquez
- Thiago Barbosa Vivas
- Barbara Maria Santos Caldeira