Curso teórico-prático de suturas: a experiência de uma Liga Acadêmica em treinar graduandos da área da saúde e paralelamente aprimorar as soft skills de seus membros.

  • Autor
  • Vitória Marques da Fonseca Morais
  • Co-autores
  • Williane Thamires dos Santos , Jackson Emanuel de Oliveira Santos , Matheus Carneiro Leal Freitas , Magno Augusto Gomes , Soraya Fernanda Cerqueira Motta
  • Resumo
  • Introdução. Compreendidas dentre as possibilidades de extensão universitária, as Ligas Acadêmicas fazem parte do cotidiano de muitos estudantes, desde o início da graduação. Nas Ligas, os estudantes são expostos a inúmeras possibilidades, dentre elas a organização de simpósios, congressos e cursos, nos quais é possível, com auxílio de orientadores, aprofundar seu conhecimento e contribuir na construção do aprendizado de outros estudantes. Nessa perspectiva foi desenvolvido em 2022 o IV Curso de Suturas pela Liga em questão. Objetivo. Com o projeto, a Liga visou treinar não só estudantes de Medicina, mas também quaisquer acadêmicos das demais áreas da saúde, tais como Enfermagem e Odontologia. Material e Métodos. O curso foi realizado no laboratório de Habilidades da Universidade, sendo disponibilizadas 40 vagas, distribuídas em dois turnos. As inscrições aconteceram por meio de um formulário eletrônico disponibilizado nas redes sociais da Liga. Foi disponibilizado aos inscritos um material teórico para estudo prévio, sendo o curso dividido em dois momentos, um teórico e outro prático. O teórico, ministrado ao início de cada turno, abordou temas como: instrumental cirúrgico, técnicas de manuseio, noções de biossegurança, assepsia, antissepsia e noções sobre as seguintes técnicas de sutura: ponto simples, ponto simples invertido, chuleio simples, chuleio ancorado, Donatti e Sutura Intradérmica. A prática foi coordenada pelos 13 membros da Liga, previamente treinados, sendo 4 monitores, cada um responsável por um grupo de 5 alunos, e 9 circulantes, responsáveis por dar suporte aos monitores e auxiliar os alunos. Resultados: O curso teve duração de 5h/aula, com a participação de 40 discentes, em sua maioria acadêmicos de medicina. No final da capacitação os estudantes avaliaram a experiência e destacaram a paciência e segurança dos instrutores em transmitir o conhecimento, entretanto pontuaram como crítica o curto tempo disponibilizado para a prática dos pontos ensinados. Conclusão: A atividade realizada foi essencial para o desenvolvimento de soft skills, como relação interpessoal, habilidade de liderança, comunicação e organização, competências subjetivas muito importantes na trajetória do estudante de medicina e do futuro profissional médico. Por fim, todas as observações dos participantes do curso foram consideradas a fim de aprimorar os próximos cursos ofertados pela Liga para que, assim, todos os participantes tenham o melhor aproveitamento possível.

  • Palavras-chave
  • Capacitação acadêmica, atividade de treinamento, técnicas de sutura
  • Área Temática
  • Saúde
Voltar
  • Saúde

Comissão Organizadora

Comissão Avaliadora:

- Isis Nunes Veiga 
- Viviana Nilla Olavarria Gallazzi
- Barbara Maria Santos Caldeira
- Kiyoshi Ferreira Fukutani 
- Renato Guizzo 
- Misa Cadide Duarte 
- Everton Tenorio De Souza 
- Jorgas Marques Rodrigues 
- Thiago Barbosa Vivas 
- Vanessa Serva Vazquez 
- José Tadeu Raynal Rocha Filho 
- Luis Filipe Daneu Fernandes 
- Marta Sobral Ferreira
- Taíse Peneluc Menezes 
- José Cupertino Nogueira Neto 
- Amanda Catariny De Oliveira Silva 
- Edvana dos Santos Ferreira 
- Michelle Castro Montoya Flores 
- Tiago Landim d'Avila 
- Julie Alvina Guss Patricio
- Soraya Fernanda Cerqueira Motta 
- Naiara Moreira Pimentel 
- Janete Braga Vilas Boas 
- Michel Pordeus Ribeiro 
- Valquiria Lima Cavalcanti 

Comissão Científica

- Anédia Dourado

- Nathan Keneitsi de Souza Ogochi

- Vanessa Serva Vazquez

- Thiago Barbosa Vivas

- Barbara Maria Santos Caldeira