O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, oferta bolsas aos estudantes de Licenciatura com intuito de introduzir na docência com a atuação destes como observadores em escolas da rede pública, aproximando assim o licenciando à sala de aula precocemente, antes mesmo do estágio obrigatório. A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) é vinculada ao programa desde 2012 e uma década após esse artigo propõe uma reflexão sobre a importância dessa política pública educacional na formação da identidade docente através do recurso do relato oral de ex-bolsistas da edição 2020 do programa que ocorreu até 2022 na Escola de ensino fundamental Monsenhor José Soares localizada no bairro Brasiliana em Arapiraca. Esse trabalho também se propõe a explicitar a importância do programa em aproximar a Universidade e a Educação básica, ao fazer um elo entre pesquisa e prática docente, tão importante que resistiu as variadas tentativas de desmanche do programa. A pesquisa revelou que a participação no PIBID foi essencial para a construção da identidade docente dos acadêmicos, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, adquirir confiança em suas capacidades e compreender a importância e o impacto do trabalho do professor.
A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.
NORMAS PARA O RESUMO
Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,
Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;
Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;
Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm
Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).
NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO
Em todo o texto utilizar:
A redação do artigo científico
NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO
Em todo o texto utilizar:
Linhas Temáticas:
1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Prof. Dra. Alice Virgínia
Prof.ª. Claudia Rego
Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas
Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha
Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha
Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas