OS (ATUAIS) DESAFIOS DO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Autor
  • Vitor Geovanne Alves de Lima
  • Resumo
  • Ainda no século XIX as escolas exigem do professor o preenchimento de diários de classe e até mesmo planos de aula tendo como base de seguimento o livro didático, essa padronização persiste na rede de ensino público e privado. Diante disso, este estudo tem como objetivo abordar o uso do livro no ensino de língua portuguesa na atualidade, para isso foi realizada pesquisa bibliográfica e observações em sala de aula por meio de estágio supervisionado. Para atingir esse objetivo, foram levantadas as seguintes etapas metodológicas: revisão bibliográfica e análise comparativa.  A fundamentação teórica deste estudo baseou-se nos livros e artigos de pesquisadores da área, voltada à prática pedagógica e seus desafios. No que diz respeito à metodologia, foram realizadas observações de aulas presenciais entre março e junho de 2023, com registro em relatório das atividades realizadas. Os resultados preliminares indicaram que a escola ainda mantém um modelo tradicional de ensino que se pauta no uso do livro didático, isso exclui a dinamicidade de uma aula mais proveitosa. Ainda, com a exposição do contato com as turmas, foi possível notar a presença do uso inadequado de smartphones durante a aula de língua portuguesa. Em suma, este estudo oferece resultados significativos sobre os desafios enfrentados no uso do livro didático no ensino-aprendizagem de língua portuguesa e como a tecnologia desempenha um papel importante no desenvolvimento do aluno, ao final aponta para uma conciliação metodológica entre o uso de ambos.

  • Palavras-chave
  • Estágio. Psicologia da Educação. Educação Básica. Formação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
Voltar Download

A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.

NORMAS PARA O RESUMO

Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,

Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;

Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;

Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm

Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).

 

NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizado, espaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: de 8 (oito) até 12 (doze);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

A redação do artigo científico

  1. Introdução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, o problema estudado, os objetivos, a justificativa, os principais conceitos teóricos envolvidos, trabalhos já realizados até o momento. ...
  2. Material e métodos. ...
  3. Resultados. ...
  4. Discussão. ...
  5. Conclusões.
  6. Referências.

NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizadoespaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: ENTRE 2 até 3 (três);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

Linhas Temáticas:

1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos

2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado

3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado

4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
  • 3. Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

Prof. Dra. Alice Virgínia

Prof.ª. Claudia Rego

Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha

Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha

Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas