Ainda no século XIX as escolas exigem do professor o preenchimento de diários de classe e até mesmo planos de aula tendo como base de seguimento o livro didático, essa padronização persiste na rede de ensino público e privado. Diante disso, este estudo tem como objetivo abordar o uso do livro no ensino de língua portuguesa na atualidade, para isso foi realizada pesquisa bibliográfica e observações em sala de aula por meio de estágio supervisionado. Para atingir esse objetivo, foram levantadas as seguintes etapas metodológicas: revisão bibliográfica e análise comparativa. A fundamentação teórica deste estudo baseou-se nos livros e artigos de pesquisadores da área, voltada à prática pedagógica e seus desafios. No que diz respeito à metodologia, foram realizadas observações de aulas presenciais entre março e junho de 2023, com registro em relatório das atividades realizadas. Os resultados preliminares indicaram que a escola ainda mantém um modelo tradicional de ensino que se pauta no uso do livro didático, isso exclui a dinamicidade de uma aula mais proveitosa. Ainda, com a exposição do contato com as turmas, foi possível notar a presença do uso inadequado de smartphones durante a aula de língua portuguesa. Em suma, este estudo oferece resultados significativos sobre os desafios enfrentados no uso do livro didático no ensino-aprendizagem de língua portuguesa e como a tecnologia desempenha um papel importante no desenvolvimento do aluno, ao final aponta para uma conciliação metodológica entre o uso de ambos.
A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.
NORMAS PARA O RESUMO
Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,
Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;
Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;
Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm
Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).
NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO
Em todo o texto utilizar:
A redação do artigo científico
NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO
Em todo o texto utilizar:
Linhas Temáticas:
1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Prof. Dra. Alice Virgínia
Prof.ª. Claudia Rego
Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas
Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha
Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha
Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas