Desde o ingresso ao ensino superior, em especial em cursos de licenciatura, muito é discutido sobre a docência como vocação ou destino certo para pessoas específicas que nascem com “dom”. O que não deixa de lado sua parcela verdadeira, pois é necessário um interesse despertado pelo ser que busca qualquer tipo de profissão, seja por querer próprio ou fruto de influências. Essas falas não incluem aqueles que buscaram, mesmo sem ser classificado como “fruto do destino” ser um bom professor. Paulo Freire em suas análises comentou: “Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às 4 horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática.” Não existe indivíduo que nasceu pronto para exercer uma função. As experiências adquiridas do contato com outros educadores, com a sala de aula e com as dinâmicas que envolvem o ambiente escolar é o que irá formar nossa personalidade como bons profissionais. Bem como, a iniciativa de saber observar, no contato dessas experiências, o que de fato poderá nós auxiliar a tornar-se um professor de qualidade, preocupado com a construção do seu domínio didático e formação dos seus alunos. Assim sendo, o presente resumo tem como objetivo geral apresentar a forma que a experiência de estágio influência e modela o licenciando na formação da sua autonomia e sua importância para o despertar de um perfil profissional. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e conta com relatos referente a experiências de estágio por licenciandos do curso de Geografia da Universidade Estadual De Alagoas.
A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.
NORMAS PARA O RESUMO
Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,
Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;
Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;
Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm
Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).
NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO
Em todo o texto utilizar:
A redação do artigo científico
NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO
Em todo o texto utilizar:
Linhas Temáticas:
1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Prof. Dra. Alice Virgínia
Prof.ª. Claudia Rego
Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas
Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha
Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha
Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas