A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DA AUTONOMIA DE LICENCIANDOS; RELATOS DE ESTAGIÁRIOS.

  • Autor
  • Laryssa Brenda F De Melo Vieira.
  • Co-autores
  • Manuela Magalhães Oliveira , Adelmiran Silva De Oliveira
  • Resumo
  •  

    Desde o ingresso ao ensino superior, em especial em cursos de licenciatura, muito é discutido sobre a docência como vocação ou destino certo para pessoas específicas que nascem com “dom”. O que não deixa de lado sua parcela verdadeira, pois é necessário um interesse despertado pelo ser que busca qualquer tipo de profissão, seja por querer próprio ou fruto de influências. Essas falas não incluem aqueles que buscaram, mesmo sem ser classificado como “fruto do destino” ser um bom professor. Paulo Freire em suas análises comentou: “Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às 4 horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática.” Não existe indivíduo que nasceu pronto para exercer uma função. As experiências adquiridas do contato com outros educadores, com a sala de aula e com as dinâmicas que envolvem o ambiente escolar é o que irá formar nossa personalidade como bons profissionais. Bem como, a iniciativa de saber observar, no contato dessas experiências, o que de fato poderá nós auxiliar a tornar-se um professor de qualidade, preocupado com a construção do seu domínio didático e formação dos seus alunos. Assim sendo, o presente resumo tem como objetivo geral apresentar a forma que a experiência de estágio influência e modela o licenciando na formação da sua autonomia e sua importância para o despertar de um perfil profissional. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e conta com relatos referente a experiências de estágio por licenciandos do curso de Geografia da Universidade Estadual De Alagoas.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio, Educação, Licenciatura, Geografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Voltar Download

A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.

NORMAS PARA O RESUMO

Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,

Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;

Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;

Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm

Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).

 

NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizado, espaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: de 8 (oito) até 12 (doze);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

A redação do artigo científico

  1. Introdução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, o problema estudado, os objetivos, a justificativa, os principais conceitos teóricos envolvidos, trabalhos já realizados até o momento. ...
  2. Material e métodos. ...
  3. Resultados. ...
  4. Discussão. ...
  5. Conclusões.
  6. Referências.

NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizadoespaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: ENTRE 2 até 3 (três);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

Linhas Temáticas:

1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos

2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado

3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado

4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
  • 3. Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

Prof. Dra. Alice Virgínia

Prof.ª. Claudia Rego

Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha

Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha

Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas