Este artigo propõe analisar a teoria do ensino aprendizagem de Ausubel na educação profissional e tecnológica. Para realização deste estudo qualitativo optou-se pela pesquisa bibliográfica mediante levantamento da obra de Ausubel e da análise de documentos referentes à educação profissional e tecnológica. A pesquisa traz como objetivo compreender o processo de discussão da teoria da aprendizagem significava de Ausubel e a educação profissional e tecnológica. Buscamos demonstrar aos pesquisadores a importância das teorias da aprendizagem e a sua relevância no contexto da EPT, a pesquisa enquanto principio pedagógico, bem como a possível aplicação dos métodos de ensino aprendizagem que possibilitam aos professores pesquisadores entenderem a dinâmica do processo de ensino aprendizagem a partir dos estudos das teorias e das práticas de ensino aprendizagem; e compreender as concepções de ensino aprendizagem a partir das teorias educacionais que perpassam as práticas educativas; refletir sobre as ideias pedagógicas situando as teorias educacionais e os processos de ensino aprendizagem e suas relações com a educação profissional e tecnológica. Para fundamentar a concepção da aprendizagem significativa de Ausubel e a EPT, utilizamos o referencial teórico de (CIAVATTA, 2014), (FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012), (FREIRE, 1999), (SILVA, 2019), (MANACORDA, 2007), (SILVA & CASTILHO, 2022), (THIOLLENT, 2009). Pretende se com este trabalho, sistematizar a concepção de aprendizagem de Ausubel e dimensionar a importância desse para promover o conhecimento e contribuir para uma aprendizagem significativa, uma formação omnilateral, integral, politécnica na educação profissional e tecnológica, bem como servir de aporte para outros pesquisadores.
A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.
NORMAS PARA O RESUMO
Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,
Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;
Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;
Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm
Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).
NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO
Em todo o texto utilizar:
A redação do artigo científico
NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO
Em todo o texto utilizar:
Linhas Temáticas:
1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Prof. Dra. Alice Virgínia
Prof.ª. Claudia Rego
Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas
Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha
Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha
Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas