A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO MESTRADO PROFEPT/IFAL

  • Autor
  • Adriana Rodrigues de Oliveira da Silva
  • Resumo
  •  

    Este artigo propõe analisar a teoria do ensino aprendizagem de Ausubel na educação  profissional e tecnológica. Para realização deste estudo qualitativo optou-se pela  pesquisa bibliográfica mediante levantamento da obra de Ausubel e da análise de  documentos referentes à educação profissional e tecnológica. A pesquisa traz como  objetivo compreender o processo de discussão da teoria da aprendizagem significava de Ausubel e a educação profissional e tecnológica. Buscamos demonstrar aos  pesquisadores a importância das teorias da aprendizagem e  a sua relevância no  contexto da EPT,  a pesquisa enquanto principio pedagógico, bem como a possível  aplicação dos métodos de ensino aprendizagem que possibilitam aos professores  pesquisadores entenderem a dinâmica do processo de ensino aprendizagem a partir  dos estudos das teorias e das práticas de ensino aprendizagem; e compreender as  concepções de ensino aprendizagem a partir das teorias educacionais que perpassam  as práticas educativas; refletir sobre as ideias pedagógicas situando as teorias  educacionais e os processos de ensino aprendizagem e suas relações com a  educação profissional e tecnológica. Para fundamentar a concepção da aprendizagem  significativa de Ausubel e a EPT, utilizamos o referencial teórico de (CIAVATTA,  2014), (FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012), (FREIRE, 1999), (SILVA, 2019),  (MANACORDA, 2007), (SILVA & CASTILHO, 2022), (THIOLLENT, 2009). Pretende se com este trabalho, sistematizar a concepção de aprendizagem de Ausubel e  dimensionar  a importância desse para promover o conhecimento e contribuir para uma  aprendizagem significativa, uma formação omnilateral,  integral,  politécnica na  educação profissional e tecnológica, bem como servir de aporte para outros  pesquisadores. 

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem Significava, Educação Profissional, Ciência, Tecnologia, Resultados.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Voltar Download

A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.

NORMAS PARA O RESUMO

Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,

Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;

Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;

Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm

Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).

 

NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizado, espaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: de 8 (oito) até 12 (doze);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

A redação do artigo científico

  1. Introdução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, o problema estudado, os objetivos, a justificativa, os principais conceitos teóricos envolvidos, trabalhos já realizados até o momento. ...
  2. Material e métodos. ...
  3. Resultados. ...
  4. Discussão. ...
  5. Conclusões.
  6. Referências.

NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizadoespaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: ENTRE 2 até 3 (três);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

Linhas Temáticas:

1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos

2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado

3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado

4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
  • 3. Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

Prof. Dra. Alice Virgínia

Prof.ª. Claudia Rego

Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha

Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha

Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas