O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE 2 e 3 ANOS

  • Autor
  • Larissy Cavalcante dos Santos
  • Co-autores
  • Douglas Balbino Nascimento , Cláudia Cristina Rêgo Almeida
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Docência na Educação Infantil realizado em 2022.O referido estágio é componente curricular obrigatório ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e caracteriza-se pela inserção dos estudantes na realidade dos Centros de Educação Infantil (CEI) e escolas de Ensino Fundamental com turmas de pré-escola. O estágio foi realizado de forma presencial em um Centro de Educação, localizado na cidade de Arapiraca-Alagoas em uma turma com crianças de idade entre 2 (dois) e 3 (três) anos de idade, com início no mês de setembro, e término no mês de novembro de 2022. A metodologia utilizada seguiu as diretrizes da investigação-ação, método da pesquisa participante:  a) Investigação: observação participante, aplicação de questionários abertos, entrevistas etc; b) Tematização: Identificados os problemas e as circunstâncias em que ocorrem, os participantes investigam de que forma poderão agir. Estudos teóricos são realizados para fundamentar a ação; d) Programação/ação: Os problemas identificados são classificados por ordem de prioridades. São elaboradas as ações extensionistas com a participação de todos os elementos do grupo. Durante a realização do estágio foi possível articular os conhecimentos de diversas disciplinas do curso de pedagogia, bem como as diversas linguagens das crianças através do desenvolvimento das atividades previstas no projeto de trabalho. As experiências vivencias foram de grande valia não só para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, mas para a reflexão da prática pedagógica dos adultos envolvidos: estagiária e professora supervisora.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Práticas pedagógicas, Linguagem oral e escrita.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Voltar Download

A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.

NORMAS PARA O RESUMO

Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,

Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;

Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;

Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm

Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).

 

NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizado, espaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: de 8 (oito) até 12 (doze);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

A redação do artigo científico

  1. Introdução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, o problema estudado, os objetivos, a justificativa, os principais conceitos teóricos envolvidos, trabalhos já realizados até o momento. ...
  2. Material e métodos. ...
  3. Resultados. ...
  4. Discussão. ...
  5. Conclusões.
  6. Referências.

NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizadoespaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: ENTRE 2 até 3 (três);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

Linhas Temáticas:

1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos

2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado

3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado

4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
  • 3. Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

Prof. Dra. Alice Virgínia

Prof.ª. Claudia Rego

Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha

Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha

Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas