RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA CIDADE DO BAIXO SÃO FRANCISCO

  • Autor
  • Iris Bruna Borges da Silva
  • Co-autores
  • Cláudia Cristina Rêgo Almeida
  • Resumo
  • O presente estudo tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas nas diversas etapas do Estágio de Docência da Educação Infantil. Considera-se que o estágio é uma prática muito importante na formação e aperfeiçoamento do profissional, principalmente dentro da área da educação, mais especificamente, na docência da educação infantil, essa área se torna ainda mais importante por estar ligada diretamente ao desenvolvimento intelectual e físico da criança. Para realização do estágio foi necessário a utilização da metodologia da pesquisa participante por possibilitar a reflexão-ação. O estágio foi realizado em três etapas, iniciando com a etapa de orientação onde foram realizados encontros com a professora orientadora a fim de preparar o estagiário para o campo de estágio. A segunda etapa foi a ambientação/observações da prática pedagógica na escola, seguido da terceira etapa onde aconteceu a construção de um projeto de intervenção junto a professora supervisora e, por fim, a regência. A experiência de estágio é de extrema relevância, pois através dele o acadêmico tem a oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática. As principais contribuições desta vivência foi aprender/contribuir com o desenvolvimento das crianças. Tendo em vista a avaliação positiva da professora supervisora e o envolvimento das crianças nas atividades propostas, constatou-se que o objetivo do estágio foi alcançado.

  • Palavras-chave
  • Formação docente. Práticas pedagógicas. Crianças.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
Voltar Download

A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.

NORMAS PARA O RESUMO

Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,

Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;

Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;

Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm

Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).

 

NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizado, espaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: de 8 (oito) até 12 (doze);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

A redação do artigo científico

  1. Introdução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, o problema estudado, os objetivos, a justificativa, os principais conceitos teóricos envolvidos, trabalhos já realizados até o momento. ...
  2. Material e métodos. ...
  3. Resultados. ...
  4. Discussão. ...
  5. Conclusões.
  6. Referências.

NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizadoespaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: ENTRE 2 até 3 (três);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

Linhas Temáticas:

1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos

2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado

3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado

4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
  • 3. Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

Prof. Dra. Alice Virgínia

Prof.ª. Claudia Rego

Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha

Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha

Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas