ESTRATÉGIAS AO INCENTIVO À LINGUAGEM ORAL DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Autor
  • Maria Vitoria Alexandre da Silva
  • Co-autores
  • Matilde Celestino Cortez
  • Resumo
  •  

    Este artigo relata os desafios enfrentados no estágio supervisionado em relação à dificuldade na linguagem oral de crianças na Educação Infantil. O objetivo foi compreender o impacto da linguagem oral na formação integral das crianças e, para isso, foram utilizadas estratégias pedagógicas, como a contação de histórias e atividades de diálogo. Através dessas práticas, observou-se um avanço significativo na expressão oral das crianças, destacando a relevância de investir na linguagem desde cedo. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa  e cita autores como Nascimento (2019), Chaer e Guimarães (2012), Mateus et al. (2013) e Vygotsky (1985) que fundamentaram a metodologia. Conclui-se que o incentivo à linguagem oral desde a infância é essencial para promover um aprendizado pleno, desenvolver habilidades comunicativas e formar cidadãos críticos e criativos. Com isso concluiu-se a compreensão da importância da linguagem oral na Educação Infantil e o incentivo a se buscar investir em práticas pedagógicas que despertem a comunicação e expressividade das crianças.

  • Palavras-chave
  • Estágio, Educação Infantil, Linguagem Oral
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
Voltar Download

A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.

NORMAS PARA O RESUMO

Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,

Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;

Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;

Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm

Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).

 

NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizado, espaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: de 8 (oito) até 12 (doze);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

A redação do artigo científico

  1. Introdução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, o problema estudado, os objetivos, a justificativa, os principais conceitos teóricos envolvidos, trabalhos já realizados até o momento. ...
  2. Material e métodos. ...
  3. Resultados. ...
  4. Discussão. ...
  5. Conclusões.
  6. Referências.

NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizadoespaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: ENTRE 2 até 3 (três);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

Linhas Temáticas:

1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos

2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado

3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado

4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
  • 3. Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

Prof. Dra. Alice Virgínia

Prof.ª. Claudia Rego

Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha

Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha

Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas