Este artigo relata os desafios enfrentados no estágio supervisionado em relação à dificuldade na linguagem oral de crianças na Educação Infantil. O objetivo foi compreender o impacto da linguagem oral na formação integral das crianças e, para isso, foram utilizadas estratégias pedagógicas, como a contação de histórias e atividades de diálogo. Através dessas práticas, observou-se um avanço significativo na expressão oral das crianças, destacando a relevância de investir na linguagem desde cedo. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa e cita autores como Nascimento (2019), Chaer e Guimarães (2012), Mateus et al. (2013) e Vygotsky (1985) que fundamentaram a metodologia. Conclui-se que o incentivo à linguagem oral desde a infância é essencial para promover um aprendizado pleno, desenvolver habilidades comunicativas e formar cidadãos críticos e criativos. Com isso concluiu-se a compreensão da importância da linguagem oral na Educação Infantil e o incentivo a se buscar investir em práticas pedagógicas que despertem a comunicação e expressividade das crianças.
A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.
NORMAS PARA O RESUMO
Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,
Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;
Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;
Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm
Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).
NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO
Em todo o texto utilizar:
A redação do artigo científico
NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO
Em todo o texto utilizar:
Linhas Temáticas:
1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Prof. Dra. Alice Virgínia
Prof.ª. Claudia Rego
Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas
Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha
Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha
Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas