ESTÁGIO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

  • Autor
  • José Araújo dos Santos
  • Resumo
  • Em posse do pressuposto teórico e metodológico de que o componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado II, aqui em análise, tem por finalidade possibilitar aos discentes de licenciaturas o acompanhamento e a vivência de práticas educativas nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), para que esses, enquanto professores em formação, possam entender através da experienciação da docência e inserção em atividades formativas diversificadas como problematização da realidade por meio de observações realizadas na escola campo, planejamento, intervenções pedagógicas, avaliação e reflexão da prática profissional de professor, a complexidade da prática profissional na sua área de formação, o presente trabalho, sustentando-se nas percepções da atividade de estágio como campo de pesquisa e um elemento de contato e definidor da identidade profissional docente alicerçadas nas contribuições teóricas e discursivas de DANTAS (1992); FÁVERO (1992); FREIRE (1996); GATTI (1996); MASETTO (1997); PIMENTA (2001); LIBÂNEO (2008); VASCONCELLOS (2009); PIMENTA & LIMA (2017), e análise das experiências, reflexões e vivências advindas do componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado II de seu autor enquanto discente do curso de Licenciatura em Letras Português, ofertado no Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), objetiva compreender e pôr em discussão quais podem ser ou não ser as contribuições do estágio curricular supervisionado na construção e/ou percepção da identidade profissional docente para discentes de licenciaturas.

  • Palavras-chave
  • Estágio. Identidade. Profissionalização Docente. Identidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Voltar Download

A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.

NORMAS PARA O RESUMO

Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,

Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;

Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;

Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm

Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).

 

NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizado, espaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: de 8 (oito) até 12 (doze);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

A redação do artigo científico

  1. Introdução. A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, o problema estudado, os objetivos, a justificativa, os principais conceitos teóricos envolvidos, trabalhos já realizados até o momento. ...
  2. Material e métodos. ...
  3. Resultados. ...
  4. Discussão. ...
  5. Conclusões.
  6. Referências.

NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO

Em todo o texto utilizar:

  • Fonte Times New Roman,
  • Título: fonte negrito, Tamanho 12, maiúscula, alinhamento centralizadoespaçamento simples, centralizado, até duas linhas;
  • Número de autores (até três), incluindo o orientador (a);
  • Número de páginas: ENTRE 2 até 3 (três);
  • Autor (es) e vínculo: inseri-los (as), (Um por linha) somente as iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé.

Linhas Temáticas:

1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos

2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado

3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado

4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

  • 1. Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
  • 2. Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
  • 3. Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
  • 4. Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente

Prof. Dra. Alice Virgínia

Prof.ª. Claudia Rego

Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas

Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha

Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha

Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas