Em posse do pressuposto teórico e metodológico de que o componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado II, aqui em análise, tem por finalidade possibilitar aos discentes de licenciaturas o acompanhamento e a vivência de práticas educativas nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), para que esses, enquanto professores em formação, possam entender através da experienciação da docência e inserção em atividades formativas diversificadas como problematização da realidade por meio de observações realizadas na escola campo, planejamento, intervenções pedagógicas, avaliação e reflexão da prática profissional de professor, a complexidade da prática profissional na sua área de formação, o presente trabalho, sustentando-se nas percepções da atividade de estágio como campo de pesquisa e um elemento de contato e definidor da identidade profissional docente alicerçadas nas contribuições teóricas e discursivas de DANTAS (1992); FÁVERO (1992); FREIRE (1996); GATTI (1996); MASETTO (1997); PIMENTA (2001); LIBÂNEO (2008); VASCONCELLOS (2009); PIMENTA & LIMA (2017), e análise das experiências, reflexões e vivências advindas do componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado II de seu autor enquanto discente do curso de Licenciatura em Letras Português, ofertado no Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), objetiva compreender e pôr em discussão quais podem ser ou não ser as contribuições do estágio curricular supervisionado na construção e/ou percepção da identidade profissional docente para discentes de licenciaturas.
A atividade terá duração de até 04 (quatro) horas. O dia/horário da atividade será definido pela organização do evento e comunicado aos (às) proponentes que tiverem as propostas aceitas.
NORMAS PARA O RESUMO
Texto: Resumo um único paragrafo de 100 a 300 palavras, justificado, regular,
Fonte: Times New Roman, Tamanho da fonte: tamanho11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele deve constar: a problematização, o objetivo da pesquisa, a síntese do trabalho com o referencial teórico-metodológico e os principais resultados;
Título: negrito, tamanho da fonte: 12, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
Autores: inserir nome completo, as letras iniciais Maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail no rodapé;
Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2 cm
Palavras – chave: 3 a 5, separadas por ponto (.).
NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO
Em todo o texto utilizar:
A redação do artigo científico
NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO
Em todo o texto utilizar:
Linhas Temáticas:
1 Universidade e escola campo de estágio: responsabilidades dos envolvidos
2 Graduando, trabalhador e estagiário: desafios no desenvolvimento do estágio supervisionado
3 Currículo, planejamento e avaliação do estágio supervisionado
4 Panorama de experiência no estágio supervisionado: identidade e análise da conjuntura atual da profissão docente
Prof. Dra. Alice Virgínia
Prof.ª. Claudia Rego
Prof.ª. Dra. Inalda Maria Duarte de Freitas
Prof.ª. Josefa Eleusa da Rocha
Prof.ª. Dra. Maria Betânia da Rocha
Prof. Me. Maria do Carmo Duarte de Freitas