O trabalho aqui apresentado se propõe a falar sobre formação docente e sentido de vida. Visa contribuir para a construção de um espaço-tempo de formação docente que se pauta no exercício do aguçar a consciência para a percepção dos sentidos que há em ser e estar docente, não obstante os desafios presentes nos contextos escolares nos dias atuais.
Pesquisas diversas sinalizam que a escola é espaço-tempo propício para ações de valorização da vida e promoção de saúde e bem estar e, que os e as profissionais da educação ocupam uma posição privilegiada como interventores(as), isso se deve, especialmente, ao contato regular e prolongado que têm com os e as estudantes. Paradoxalmente, estatísticas apontam que os índices de adoecimento psíquico entre profissionais da educação são preocupantes. Somando-se a esses dados outros indicam a ausência, nos cursos de formação docente, quer seja inicial, quer seja continuada de estudos que contemplem a problemática saúde mental e sentido de vida. Estaríamos diante de dados contraditórios? Seria possível a um profissional adoecido promover condições de saúde e bem estar aos e às estudantes sob sua responsabilidade pedagógica? Estes são questionamentos que perpassaram o exercício de criação do dispositivo de formação docente nomeado Ateliê Formativo. Essa iniciativa encontra campo de diálogo com pesquisas como as realizadas por Santos e Silva (2022) e Monteiro, Fernandes e Hamblin (2023).
O Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisas em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana, do qual se origina esse trabalho, vem se dedicando a trazer temáticas até então excluidas da formação docente, para dentro de uma faculdade de educação de uma universidade pública. Dentre essas temáticas destacamos: sentido de vida, humanescer na docência, experiência noética, realização de valores, autrotranscendência e autoreflexão. E, foi nesse movimento de pensar uma formação docente que contemplasse essas temáticas que se construiu um dispositivo de formação docente nomeado “Ateliê Formativo: educação, saúde e sentido de vida na formação docente” o qual tem como principal fundamento teórico-metodológico a Teoria de Viktor Frankl.
Uma das principais contribuições da Teoria de Viktor Frankl para esse trabalho se funda em sua concepção de ser humano, o qual é concebido em sua integralidade bio-psíquica-espiritual. Frankl não escreveu uma teoria pedagógica e nem mesmo se voltou à formação docente, no entanto, seus escritos sobre a formação humana e sentido de/na vida têm ajudado a problematizar a função da educação e da escola no contexto social em que vivemos e, em consequência, a formação docente.
Acreditamos que uma formação pautada na autorreflexão e no aguçar da consciência (Bruzzone, 2011; Frankl, 2011, 2020), vislumbrando encontrar o(s) sentido(s) que há em estar sendo docente e no propósito de vida que nos mobiliza, possa contribuir para que os profissionais da educação se coloquem de forma autêntica frente à própria existência e, assim, trazer tais discussões para o diálogo com os e as estudantes, auxiliando-os no posicionar-se diante da própria vida.
Nessa construção os conceitos de autorreflexão e aguçar da consciência fazem-se fundantes. Aqui se compreende a autorreflexão como sendo o exercício de refletir sobre as próprias experiências e sentimentos. Uma reflexão, tal qual expressado por Bruzzone (2011) que coloca a pessoa em contato consigo mesmo, em profundidade, possibilitando o autoconhecimento que então favorece o processo de entender o outro. Na mesma perspectiva, o aguçar a consciência, tal qual proposto por Frankl (2020, p. 85), que implica em desenvolver “a capacidade de procurar e descobrir o sentido único e exclusivo oculto em cada situação”, possibilitando a realização de valores. Apesar desses autores não tratarem especificamente da formação docente, tais entendimentos a ela se estendem, visto que essa também é um processo educativo.
Acreditamos que trazer para o campo da formação docente a interface entre sentido de vida e propósito de vida e entre saúde e adoecimento psíquico, pode contribuir para uma melhor qualidade de vida desses profissionais, podendo ter, dessa forma, repercussão positiva no processo educativo e no desenvolvimento de ações de educação em saúde no contexto escolar.
Referências
BRUZZONE, Daniele. Afinar la consciencia: educación y búsqueda de sentido a partir de Viktor E. Frankl. Buenos Aires: San Pablo. 2011.
FRANKL, Viktor E. A vontade de Sentido: fundamentos e aplicações da Logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANK, Viktor E. A presença ignorada de Deus. 21 ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2020.
MONTEIRO, Sandrelena da Silva; FERNANDES, Ruthmary Fernandes de Souza; HAMBLIN, Patrícia Paula de Oliveria. Formação-acolhimento docente em tempos de pandemia. Revista Educação, 48(1), e45/1–19. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/68157 Acesso em 28/05/2025.
SANTOS, Karine David Andrade; SILVA, Joilson Pereira da. Sentido de vida e saúde mental em professores: uma revisão integrativa. In: Revista SPAGESP, v. 23, n. 1, jan-jun, 2022. p. 131-145. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v23n1/v23n1a11.pdf . Acesso em 28/05/2025.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao