Pensar a interface entre educação, espiritualidade e saúde na formação docente inicial e continuada tem sido a proposta de um grupo de estudos, pesquisa e extensão que visa a constituição de um espaço-tempo de formação humana-docente em que o aguçar da consciência para a percepção dos sentidos que perpassam a docência no contexto educacional brasileiro se faça presente. Trata-se do Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisas em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana, que se constitui na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais.
O Grupo Acolhe, como é carinhosamente nomeado por seus integrantes, tem a participação de estudantes do Ensino Superior oriundos de diferentes cursos de graduação; estudantes de pós-graduação em Educação e de professoras e professores de escolas de Educação Básica. A diversidade etária, étnica, de gênero, de formação acadêmica e de experiência profissional é importante fator na constituição do Grupo Acolhe, o que favorece um olhar múltiplo e complexo para as situações cotidianas que perpassam a vida escolar e a formação docente.
Ao longo de sua existência o Grupo vem se estruturando e consolidando suas ações. Visando alcançar seu principal objetivo, que é trazer para o contexto da formação docente inicial e continuada o estudo e a pesquisa envolvendo a triangulação entre as temáticas educação, espiritualidade e saúde, tem na teoria de Viktor Frankl um de seus principais interlocutores. Certamente, uma importante contribuição desse autor à nossa formação tem sido a compreensão da necessidade do aguçar da consciência para a percepção do sentido que há em ser e estar docente no contexto educacional brasileiro. Como bem nos ensina o autor, a “busca do indivíduo por um sentido é a motivação primária em sua vida, e não uma ‘racionalização secundária’ de impulsos e instintos” (FRANKL, 2023, p. 124).
Dentre as propostas de formação docente inicial e continuada desenvolvidas pelo Grupo Acolhe, destacam-se as atividades extensionistas, especialmente duas: a Ação de Atenção à Vida, que já está em sua sexta edição, a Semana de Atenção à Vida, que nesse ano de 2025 realiza sua quarta edição. A primeira se concretiza com a realização de uma instalação temporária no campus da universidade, convidando seus frequentadores às experiências e reflexões ali propostas. A segunda se configura como um evento acadêmico com a organização de palestras, rodas de conversas, compartilhamento de resultados de pesquisas científicas. O registro dessas atividades pode ser conferido no portfólio disponível na página do Grupo Acolhe no Instagram (@acolhefacedufjf).
Uma importante conquista do Grupo no campo da formação docente inicial foi a aprovação junto ao Departamento de Educação da disciplina eletiva “Educação, Espiritualidade e Saúde: estudos sobre integralidade humana”, que é disponibilizada para estudantes de quaisquer cursos, mas, especialmente para estudantes de cursos de licenciatura. O principal argumento que sustentou a aprovação dessa disciplina se fez no diálogo com Frankl (2020) ao chamar nossa atenção para o fato de que, em uma época em que a sensação da falta de sentido se faz presente, “a educação deve procurar não só transmitir conhecimento, mas também aguçar a consciência para que a pessoa receba uma percepção suficientemente apurada, que capte a exigência inerente a cada situação individual” (Frankl, 2020, 87). Ao pensar uma formação humana-docente a partir desta perspectiva, concordamos com Bruzzone (2011) quando afirma que há aqui uma mudança de paradigma já que contrapõe a educação que visa somente à transmissão de conhecimento a uma educação que visa o aguçar da consciência para a percepção do sentido na vida. Outra conquista foi a aprovação de um projeto no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), envolvendo estudantes do curso de Pedagogia e estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal.
Compreendemos que a contribuição do Grupo Acolhe no contexto da complexa demanda de formação docente inicial e continuada ainda é pequena, mas acreditamos que é necessário um ponto de partida, esse tem sido o nosso. Um trabalho inicial, mas que já começa a demonstrar resultados que corroboram que é possível construir uma proposta de formação docente inicial e continuada que vise mais que os conteúdos acadêmicos, que contemple a integralidade humana.
Referências
BRUZZONE, Daniele. Afinar la consciencia: educación y búsqueda de sentido a partir de Viktor E. Frankl. Buenos Aires: San Pablo. 2011.
FRANK, Viktor E. A presença ignorada de Deus. 21 ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2020.
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis, Vozes, 59ª ed., 2023.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao