DESENVOLVIMENTO E IMPLATAÇÃO DE UMA PLATAFORMA TECNOLÓGICA EDUCACIONAL DE ORIENTAÇÃO PARA O SENTIDO

  • Autor
  • Maria Julia Bragança Oliveira Amorim
  • Co-autores
  • KATIA VANESSA PINTO DE MENESES , Beatriz Alves da Silva , Letícia de Menezes Lins , Ana Clara Fernandes Granjeiro
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Indicadores de sofrimento psíquico na adolescência contrastam com a escassez de oferta de serviços disponíveis para essa população (Xavier, 2021). Essa escassez, associada às fragilidades da assistência em suas diversas modalidades, impactam no desempenho escolar e apontam para a necessidade de novas possibilidades de pensar, agir e de fazer a prevenção, a promoção e os cuidados em educação e saúde (Costa Júnior, et al, 2018). Apesar de serem poucos os estudos que apresentam de forma prática a aplicação da Logoterapia no contexto escolar, os resultados apontam benefícios na redução da depressão e no aumento do sentido da vida (Aquino; Damásio; Silva, 2010; Bueno, Rio, 2022; Luz; Murta; Aquino, 2017; Robatmili et al., 2015). Compreendendo o encontro com o sentido na vida como um fator protetor de adoecimento mental, a escola como meio de possibilitar a reflexão e a orientação para valores e para o encontro com o sentido, além da tecnologia como aliada, facilitando o acesso, reduzindo custos e quebrando barreira da distancia, foi desenvolvida uma plataforma interativa digital. O desenvolvimento se baseou na metodologia do projeto de extensão da Universidade de Brasília “Viagem ao encontro da felicidade”, desenvolvido em uma escola pública do DF com alunos do sétimo ano do ensino fundamental. O projeto contempla 12 temas, divididos em dois módulos. No primeiro módulo, intitulado “Quem eu sou”, são trabalhados os seguintes temas: apresentação do projeto e dos participantes; a pessoa humana; fato e opinião; evolução pessoal; liberdade e responsabilidade; dignidade da pessoa. No segundo módulo, intitulado “O mundo e as pessoas ao redor”, os temas: conformismo e totalitarismo; vazio existencial; autotranscendência; valores na Logoterapia; projeto de vida e realização de valores na comunidade. A plataforma surgiu a partir da necessidade de reforçar os conteúdos ensinados em sala de aula, de forma interativa e lúdica, além de facilitar o acesso a conteúdos valorosos e que direcionam o encontro com o sentido na vida. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo descrever o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma tecnológica educacional de orientação para o sentido na vida para adolescentes do ensino fundamental. MÉTODOS: A construção da plataforma seguiu a metodologia desenvolvida para o projeto de extensão e foi aplicada em quatro etapas: a) definição do arcabouço teórico, função e recursos; b) definição do designer e construção do protótipo; c) avaliação do designer por estudantes juízes da área da saúde; d) ajustes e validação final. RESULTADOS: A proposta teve como base teórica a Logoterapia de Viktor Frankl e utilizou de vídeos, jogos e atividades lúdicas. A partir dos resultados das quatro etapas de desenvolvimento, foram definidos o layout adequado e os recursos específicos para alunos e para professores. Para os alunos foram incluídos, por tema desenvolvido, um vídeo explicativo; um jogo ou tarefa interativa, seguido de duas perguntas. As perguntas tem como objetivo verificar a percepção dos alunos sobre seu aprendizado. Foi priorizado um design atrativo, privilegiando a simplicidade e a facilidade de navegação. Como estratégias de gestão de emoções, foram incluídas técnicas de relaxamento e de respiração. Para os professores foram incluídos os recursos didáticos utilizados em sala de aula como slides, vídeos e apostila, além do acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos alunos. Foram realizados os ajustes necessários e a validação com os estudantes. DISCUSSÃO: Plataformas educacionais possibilitam conectar a educação aos interesses e necessidades dos alunos, especialmente adolescentes, buscando consolidar práticas inovadoras, bem como a ampliar as possibilidades pedagógicas associadas ao processo de aprendizagem. Fornecem ferramentas inovadoras e de fácil acesso a alunos e professores, associando a realidade tecnológica atual com as práticas em sala de aula. CONCLUSÃO: A plataforma trouxe o diferencial de uma tecnologia com possibilidade de interatividade na promoção da saúde mental de estudantes de ensino fundamental e seu acompanhamento por professores.

  • Palavras-chave
  • Logoterapia, adolescência, sentido da vida
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
Voltar

Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao