CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA COM SENTIDO – UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO VIAGEM AO ENCONTRO DA FELICIDADE.

  • Autor
  • Beatriz Alves da Silva
  • Co-autores
  • KATIA VANESSA PINTO DE MENESES , Maria Julia Bragança Oliveira Amorim , Letícia de Menezes Lins , Maira Dias Mendes Porto
  • Resumo
  • INTRODUC?A?O: O sentido da vida é apresentado como o conceito central e a pedra angular da Logoterapia, alicerçando sua visão de mundo. Frankl (2020) rejeita a ideia de um sentido genérico ou globalizante. Em vez disso, o sentido é sempre único e singular, vinculado a uma situação concreta, irrepetível e a uma pessoa em um determinado contexto histórico e situacional. Nesse processo, o autoconhecimento é importante para o reconhecimento de que cada pessoa é única e irrepetível, com competências e habilidades pessoais que o capacitam para a consciência daquilo que se pode vir a ser e o que se deve concretizar. Frankl (2016) compreende o trabalho e o estudo como meios de possível realização criadora de valores e sentidos, além da realização única e plena de si mesmo. Compreender o sentido de cada situação e responder, de forma responsável, ajuda a direcionar a construção de projetos de vida valorosos e com sentido. Porém, a construção de projetos de vida alicerçadas nessa visão é um grande desafio, principalmente entre jovens e adolescentes. OBJETIVO: Apresentar as contribuições da Logoterapia junto a adolescentes na construção de projetos de vida. ME?TODOS: Trata-se de um estudo de casos realizado a partir de um recorte da pesquisa intitulada: “Projeto de educac?a?o existencial e sentido para a vida”, protocolado e aprovado pelo Comite? de E?tica em Pesquisa da Faculdade de Ceila?ndia da Universidade de Brasi?lia. Numa turma de 7 ano do ensino fundamental de uma escola pu?blica do DF foi aplicada uma intervenc?a?o para a prevenc?a?o do vazio existencial fundamentada na Logoterapia e Ana?lise Existencial Frankliana. Os temas dos encontros foram: (1) Apresentac?a?o do projeto e dos participantes; (2) O ser humano; (3) Ro?tulos; (4) Evoluc?a?o pessoal; (5) Autotranscende?ncia; (6) Realizac?a?o de valores; (7) Dignidade da pessoa; (8) Histo?ria da marionete; (9) Liberdade e Responsabilidade; (10) Vazio Existencial; (11) Suprassentido; (12) projeto de vida. As intervenções aconteceram dentro da disciplina de Práticas Diversificadas durante os meses de agosto a dezembro de 2022. Os temas foram trabalhados por meio dos recursos: fábulas, dinâmicas e dia?logo socra?tico. RESULTADOS: Estudante 1, 13 anos de idade, mora com o pai e a ma?e; apresentou conflitos relacionados ao vazio existencial e a? sexualidade por na?o saber quem e?; relatou desejo de morte por meio do desenho de uma forca; apresentou baixa autoestima, dificuldade de se posicionar e de apresentar suas ideias. Na?o se sentia aceito ou compreendido por seus colegas. Relatou se sentir julgado, solida?o e dificuldade de fazer laços em sala de aula. Sua participação aumentou de forma gradual durante os encontros. Compreendeu que sua fami?lia e seus amigos sa?o mais valiosos que bens materiais. Em seu projeto de vida relatou desejo de estar bem com todos, de ter uma fami?lia feliz, de trabalhar com teatro e cinema e usar de suas habilidades para inspirar outras pessoas por meio da arte. Demonstrou uma pessoa cheia de sonhos, se sentindo acolhido e valorizado. Compreendeu que e? uma pessoa u?nica e com talentos. Estudante 2, 13 anos, mora com a tia. Demonstrou agressividade, atitudes homofóbicas, foco materialista e impulsividade no falar e no agir. Durante os encontros passou a refletir sobre suas atitudes, reconhecendo seu potencial para o bem e orientando sua força pessoal em direção à valores e à justiça social. No projeto de vida manifestou o desejo de ser policial para proteger os vulneráveis e combater a corrupção. DISCUSSA?O: A partir da abordagem da Logoterapia, foi possível aguçar a consciencia para a liberdade e para a responsabilidade. Por meio da autotranscendencia e da orientação para valores, estudantes foram estimulados a se tornarem agentes de transformação de si mesmo e da comunidade onde vivem. A compreensão de que cada pessoa é única, com potenciais a serem desenvolvidos e compartilhados com outras pessoas, favoreceu os alunos a se tornarem protagonistas de sua história, não se posicionando como vítimas de circunstâncias e de condicionamentos ou repetindo comportamento de outras pessoas. Atrave?s da expressa?o criativa e das experiências ao longo do projeto, os estudantes reconheceram suas habilidades e puderam canalizar suas energias em direc?a?o a projetos futuros, gerando um senso de realizac?a?o e de satisfac?a?o. CONCLUSA?O: A logoterapia frankliana aplicada a? educac?a?o pode contribuir com todas as pessoas e, em especial, com adolescentes, para aguc?ar a conscie?ncia e direcionar para a construção de projetos de vida valorosos e com sentido valores.

    PALAVRAS-CHAVE: Logoterapia, adolescência, sentido da vida

    REFERE?NCIAS:

    FRANKL, V. E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. (A. M. de Castro, Trad.). São Paulo: Quadrante, 2016.

    FRANKL, V. E. (2020). Psicoterapia e Existencialismo: Textos selecionados em Logoterapia. (I. S. Pereira, Trad.). São Paulo: É realizações, 2020.

  • Palavras-chave
  • Logoterapia, adolescência, sentido da vida
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Projeto de vida
Voltar

Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao