A Missão nunca termina: Trilha de Formação em Cidadania
Introdução
Estamos diante de mais um desafio para promovermos vida em plenitude da pessoa idosa. A Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2020 – 2030) traz quatro áreas de ação:
“Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento; Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas; Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa; Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem”. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2020).
Para que este desafio se concretize necessitamos de ações de Educação em Saúde que tragam o fortalecimento da pessoa idosa e da comunidade para a criação de políticas públicas efetivas que promovam o Envelhecimento Saudável.
Nesta perspectiva acrescentamos a Antropologia Frankliana e destacamos autotranscedência. Segundo Frankl (2022), p.151:
“(...) a existência humana é profundamente caracterizada por sua ‘autotranscedência’. Ser humano significa expandir-se para algo que não si mesmo. Para algo ou alguém. Para um sentido que precisa ser realizado, ou para outro ser humano que encontramos. Para uma coisa a qual servimos, ou para uma pessoa a quem amamos”.
Relatar a experiência do desenvolvimento do Módulo “O sentido na vida e o protagonismo da pessoa idosa” da Trilha de Formação em Cidadania.
Metodologia.
Relato de experiência, adotando o método descritivo segundo as etapas sequenciais da realidade concreta.
Desenvolvimento
O Colegiado Leste reúne os Fóruns do Cidadão Idoso da cidade de São Paulo, em uma trajetória de 28 anos de aprendizado sobre o envelhecimento, políticas públicas, luta e conquistas por direitos.
Reconhecendo a importância dessa trajetória e sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades pessoais e fortalecimento de ações comunitárias que resultam na consolidação de políticas públicas saudáveis, o Colegiado Leste refletiu a importância de uma trilha de formação, espaço para que mais idosos pudessem compartilhar dessa trajetória e formação de novas lideranças.
A trilha foi organizada em oito Módulos: O sentido na vida e o protagonismo; Cidadania e processo de senescência; Seguridade social; Órgãos de representação; Políticas públicas; Planejamento, Orçamento e Fonte de Recursos; Nucleação e Manejo de grupos e de Fóruns Regionais e Desenvolvimento de Atividades Práticas e Efetivas. Os módulos aconteceram em um semestre moderados por profissionais voluntários envolvidos na causa e com expertise em cada tema.
O Módulo 1 O Sentido na Vida e o Protagonismo da Pessoa Idosa foi trabalhado a partir de quatro temas: A trilha e minhas pegadas; Visão de pessoa segundo Viktor Frankl; Caminhos para o Sentido da Vida e Autobiografia: a missão nunca termina.
O primeiro encontro aconteceu no parque arborizado com pista de caminhada para promover a vivência de uma trilha e construir analogias com o processo de formação,
Na caminhada os “trilheiros” que participavam da liderança do Colegiado Leste resgataram as conquistas simbolizando as pegadas. Cada idoso desenhou o seu pé em um tapete de papel e escreveu o que já realizou para o mundo e assumiu o compromisso de deixar mais pegadas.
No segundo encontro Visão de pessoa segundo Viktor Frankl, depois de uma apresentação dialogada da história de Viktor Frankl, seu legado e a visão de pessoa foi realizado um painel integrado. Primeiro cada grupo discutiu uma das dimensões e em seguida foram formados novos grupos com representantes de cada dimensão e juntos construíram uma representação visual do ser humano e apresentaram para compartilhamento.
No terceiro encontro Caminhos para o Sentido refletimos sobre o sentido da vida para um envelhecer ativo e feliz, o desenvolvimento do ser humano e caminhos para o sentido da vida: valores criativos, valores de vivência e valores de atitude. Foi solicitado que trouxessem fotos, produções e assim pudemos realizar uma “feira de valores” e cada um compartilhou com alegria seus valores.
No quarto encontro chegamos no ponto central da autobiografia revelando a nossa contribuição para o mundo e como podemos nos fortalecer e continuar contribuindo. Identificamos as três palavras que revelaram a trajetória do grupo: Persistência, Resistência e Potência.
Considerações finais
O Módulo I permitiu refletir e aprofundar o sistema de valores, reforçar o alicerce da liberdade e da obra que cada um pode dar para o bem maior. A partir dessa chave e porta aberta foi atestado que os “trilheiros” reforçaram o seu projeto de vida para o cumprimento de uma missão.
FRANKL, Viktor Emil. A vontade de sentido: Conferências escolhidas sobre Logoterapia. 1 ed. Campinas, SP: Editora Auster, 2022.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao