Após encontrarem uma suástica desenhada em uma das carteiras da turma, os alunos do 7º ano C do Ensino Fundamental II do Colégio Viktor Frankl começaram a se questionar acerca dos valores – ou da falta destes – que esse símbolo representa, de modo que se sentiram no dever de pesquisar e buscar respostas às suas indagações. Nesse processo, o professor de história e a coordenação pedagógica puderam orientá-los quanto à contextualização histórica, também no que toca os conceitos e os desdobramentos da ideologia nazista e da Segunda Guerra Mundial.
Consequentemente, o professor e os alunos chegaram até Viktor Frankl (1905-1997) e sua história. A biografia do médico vienense, patrono do colégio, impressionou os adolescentes e levou-os à reflexão: como o atentado à dignidade humana poderia afetá-los como sociedade? Há sentido no sofrimento? Qual o papel da educação em momentos de conflito e na busca pelo sentido? Esses questionamentos os levaram ao necessário aguçamento de suas consciências.
Então, os alunos desenvolveram um projeto cujo objetivo era levar ao conhecimento da comunidade escolar a superação e o sentido na perspectiva da paz. Por isso, adotaram “Sentido e Paz” como tema do trabalho. A metodologia adotada visou construir uma linha de raciocínio que concatena os eventos históricos e as ideias franklianas. O primeiro passo foi a pesquisa sobre o conceito de pessoa, na qual os alunos buscaram três definições, a saber: a dos ideólogos nazistas, a de Viktor Frankl e a de Albert Einstein (1879-1955). Dessa forma, tiveram contato com as ideias de escolha e liberdade trazidas por Frankl em Em busca de sentido:
Ficamos conhecendo o ser humano como talvez nenhuma geração antes de nós. O que é, então, o ser humano? É o ser que decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás, mas também é aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios (2024, p. 142)
Após fundamentar o que é a pessoa, passaram à contextualização histórica e compreenderam o totalitarismo, as pretensões dos alemães nazistas e a consequente guerra principiada por eles. Então, localizaram Frankl, sua vida e sua ação profissional em Viena, capital da Áustria, no período pré-Segunda Guerra Mundial. Para aprofundarem-se em sua biografia, os alunos convidaram uma especialista para uma exposição, que foi bem-sucedida e auxiliou-os na compreensão do âmbito do pessoal do médico, isto é, sua infância, formação, casamento, a perseguição pela qual passou e sua vida nos campos de concentração.
A partir nesse momento, os alunos começaram a discernir sobre sofrimento, sentido da vida e busca pela paz. Puderam concluir que: “o ser humano faz valer essa sua singularidade como ser singular e único, em que, portanto, realiza o valor de sua personalidade e o sentido pessoal e concreto da vida: É o caminho do amor – melhor dito: o ser amado” (Frankl, 2022, p. 89).
Desse modo, ficou clara a ligação entre o ideal frankliano e a proposta educacional do Colégio Viktor Frankl: a Pedagogia do Sentido, que objetiva principalmente uma educação que transmita conhecimento e, também, aguce a consciência:
A Pedagogia do Sentido deve trabalhar nos dois eixos, transmitindo conhecimentos de forma competente e comprometida com a qualidade de ensino, mas também aguçando a consciência para que o conhecimento aprendido seja utilizado para a realização de algo significativo para a comunidade (Freitas, 2020, p. 98)
Ao final dessa preparação conceitual e teórica, os alunos passaram para a confecção de cartazes e slides, realizando uma atitude de autotranscendência, isto é, saindo pela escola para apresentar para as demais turmas o trabalho desenvolvido ao longo de quase dois meses. Assim, aperfeiçoaram a ideia de ser humano em suas três dimensões – biológica, psicológica e espiritual –, identificaram os valores que os formam, cuja evidência está na pessoa e no sentido a ser realizado, de modo que passaram a se sentir mais instigados a uma vivência pessoalmente interiorizada e socialmente responsável, conforme assinalou Frankl:
[...] viver não significa outra coisa senão arcar com a responsabilidade de responder adequadamente às perguntas da vida, pelo cumprimento das tarefas colocadas pela vida a cada indivíduo, pelo cumprimento da exigência do momento (2024, p. 129)
Nos cartazes, evidenciaram-se as conclusões dos alunos: “O que importa é a nossa resposta à vida” e “O Colégio Viktor Frankl é integralmente baseado em uma educação para o sentido”.
Referências
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 62. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2024.
_______________. Sobre o sentido da vida. Petrópolis-RJ: Vozes, 2022.
FREITAS, Marina Lemos Silveira. Pedagogia do Sentido: contribuições de Viktor Frankl à educação. 2. ed. Ribeirão Preto-SP: Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl – IECVF, 2020.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao