De acordo com o Dicionário Online de Português uma assembleia é um grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos. Assembleias são momentos de diálogo escolar, um espaço destinado exclusivamente para a promoção da participação dos alunos através da palavra. Durante as assembleias, a turma reúne-se para pensar e tomar consciência sobre si mesma e para modificar tudo o que seus participantes consideram necessário. Em sala de aula elas são reuniões coletivas onde tentamos resolver um problema que é de TODOS. Com elas visamos diminuir os conflitos de relacionamentos entre os alunos, buscando aguçar a consciência deles ao encontrar soluções para um melhor agir entre os colegas, professores, etc. Pretendemos também desenvolver a autonomia, a independência e o senso de coletividade. No campo educacional, são utilizadas para a introdução de valores. Valores como respeito, colaboração, solidariedade e justiça. Com esse trabalho, os alunos aprendem a exercer suas capacidades psicomorais como a empatia, o diálogo, a compreensão e a autorregulação. Também podemos dizer que as assembleias são úteis e eficazes porque o que conversamos e combinamos, adquire força, motivando e comprometendo os participantes. O papel das assembleias se limita à responsabilidade dos alunos envolvidos. Elas são feitas para que as crianças tenham espaço de diálogo acerca dos problemas e relações de convívio. Aliás, não falamos apenas sobre o que está ruim, mas também elogiamos e agradecemos o que está indo bem, reforçamos o positivo sempre. Usamos também essa ferramenta no início dos temas que serão trabalhados em sala de aula. O aluno traz o seu conhecimento do assunto e a partir disso iniciamos o conteúdo. Outra questão que trabalhamos com os alunos é que, a melhor escolha não é aquela que é boa para um só e sim para mais pessoas, que às vezes não gostamos da solução, mas ela foi a melhor escolha e deve ser seguida pelo grupo. Nos momentos das assembleias trabalhamos aguçando a consciência dos alunos, através do Diálogo de Orientação Socrática. O professor faz as perguntas e os alunos vão respondendo até chegarmos às soluções. Viktor Frankl propõe um diálogo no sentido socrático, como principal técnica de trabalho da logoterapia, parte fundamental de seu método psicoterapêutico. É uma proposta centrada no sentido, para que esta se faça consciente de sua própria liberdade de escolha, respondendo por si mesmo perante sua vida e assumindo a angustia que a liberdade contém em sua essência. Algumas perguntas como exemplo de Diálogo de Orientação Socrática: O que o deixou tão irritado? Como posso ajudá-lo a acalmar e controlar-se? Quando seu amigo o ofendeu, o que você sentiu? Você poderia ter agido diferente? O que é bom em tudo isso? São perguntas feitas para que o outro encontre o melhor de si, não para encontrar o poder de quem pergunta. É preciso lembrar da importância de escutar sua intuição para fazer a pergunta correta em uma situação concreta. Durante as esses momentos utilizamos essas perguntas para ajudar na vida socioafetiva dos nossos alunos em sala de aula e também fora dela. O diálogo não deve ser algo obrigatório e é preciso esperar surgir em cada aluno a necessidade de se expressar verbalmente, mas para alguns isso pode demorar dias ou meses, sendo necessário reconhecer e valorizar esse silêncio. Nessa interação com diálogos os professores mediadores devem buscar através dessas perguntas otimizar o processo educativo e a socialização com foco preventivo sobre alguns temas que com o tempo podem causar problemas aos alunos; diagnóstico para detectar e identificar necessidades individuais ou grupais; acompanhamento para acompanhar a evolução de um fato.No ano passado, tínhamos um aluno, em sala de aula, que era muito competitivo e agia com uma certa valentia nos jogos. Ficava muito nervoso quando perdia. Iniciamos com esse trabalho semanalmente, no começo os alunos tinham medo de falar e provocar uma péssima reação dele, mas com a constância, eles começaram a dizer tudo o que incomodava. É claro que ele, não fazia ideia do sofrimento que causava aos amigos. Após um período, ele começou a apresentar uma mudança em seu comportamento. Passou a ser mais calmo e dar mais atenção aos amigos durante os jogos e brincadeiras. E os intervalos se tornaram agradáveis a todos.Por isso é tão importante “juntar-se para falar” para que os nossos alunos tenham uma existência mais tranquila, equilibrada e próxima de si e dos outros. Em grupo e com o diálogo o aluno aprende ouvindo e relacionando suas opiniões com os demais numa troca de respeito, vivência e tolerância para que se alcance objetivos comuns. Referências Bibliográficas:
Arguí,Ricardo...[et al.];trad.Murad,Fátima. Tutoria- Com a palavra o aluno.Porto Alegre: Artmed,2002.
Assembleia In.: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em:https://www.dicio.com.br/assembleia/Acesso em:09/08/2022.
FREITAS,M.L.S.Pedagogia do sentido – Contribuições de Viktor Frankl para a educação.2ª.ed.Ribeirão Preto: IECVF,2020.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao