AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: SENTIDO DA VIDA E SUICÍDIO

  • Autor
  • Laura Silva Paim
  • Co-autores
  • Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada em uma ação extensionista voltada à disseminação dos princípios introdutórios da Logoterapia e Análise Existencial, por meio da realização de um minicurso presencial e gratuito. A atividade foi desenvolvida nas dependências da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), integrando as ações do programa de extensão intitulado “Caminhos para uma vida com sentido”.

    O minicurso foi intitulado “Suicídio e autolesão à luz da logoterapia: o que ajuda quando tudo pesa?”, com duração aproximada de duas horas e conduzido por um único palestrante. A estrutura adotada foi expositiva, com abertura para o diálogo interdisciplinar e espaço para a participação ativa do público ao longo da atividade. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, foram registrados 16.468 óbitos por suicídio no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o que evidencia a importância de iniciativas voltadas à prevenção, ao debate sobre o sofrimento psíquico e à promoção de atividades que ampliem a percepção de sentido da vida.

    Ao final do evento, foram aplicadas fichas de avaliação compostas por questões quantitativas, em escala Likert de cinco pontos, e questões qualitativas, com o intuito de captar as percepções dos participantes sobre o encontro. A estrutura avaliativa baseou-se em dois pilares interdependentes: um quantitativo, com 8 itens avaliados pela Escala de Likert, objetivando mensurar o nível de satisfação em diversos aspectos da atividade; e um qualitativo, com 4 perguntas abertas: 1) O que mais chamou sua atenção nesse encontro? 2) O que poderia ser melhorado para os próximos encontros? 3) Que sentido teve para você esse encontro formativo? O que foi essencial? 4) O que poderá levar para sua vida pessoal e/ou profissional?

    A adoção de uma abordagem metodológica mista permitiu uma análise mais abrangente e sensível à diversidade de experiências dos participantes, contribuindo para o aprimoramento da proposta. O minicurso contou com 44 participantes, com uma taxa de absenteísmo de cerca de 53%, possivelmente associada ao adiamento da primeira data e a fatores como o dia e horário da realização. A maioria era formada por estudantes de Psicologia (26), além de psicólogas e psicólogos (4), enfermeiras (2), estudantes de Letras (2) e Ciências Biológicas (4) e de 6 profissionais e/ou estudantes não identificados.

    Todos os itens avaliados obtiveram médias iguais ou superiores a 4,1: relevância para a profissão (4,6), relevância para a vida pessoal (4,7), cumprimento dos objetivos (4,8), adequação da metodologia (4,8), tempo de duração (4,3), ambiente adequado (4,6), abertura para participação (4,1) e aprendizado de noções introdutórias de Logoterapia (4,7). A média geral de satisfação foi de 4,6.

    No âmbito qualitativo, os relatos evidenciaram aprendizados marcados por reflexões pessoais profundas, como mostram os seguintes depoimentos: “O sentido entre viver ou morrer, o que pode melhorar e ser levado em conta.”, “O outro ponto de vista sobre a vida, como mudar as coisas simples (sentido que damos à ela) pode nos salvar de sofrimentos maiores.”, “Como podemos abordar de diversos âmbitos a passagem por experiências sofredoras.”, “Morando longe de minha família, a solidão se faz presente às vezes, a frase ‘quem tem o porquê, sustenta qualquer como’ me tocou profundamente.”

    Além disso, destacou-se o interesse pela Logoterapia e o desejo de aprofundamento na abordagem: “Foi importante para conhecer obras e autores relevantes e com certeza me incentivou a ler mais e conhecer mais da Logoterapia.”, “Sem dúvidas levarei a bagagem do minicurso ao resto de minha formação. Ajudou muito a conhecer a Logoterapia.”

    Na seção “O que poderia ser melhorado para os próximos encontros?”, surgiram sugestões quanto à ampliação do tempo de duração e ao incentivo à interação entre os participantes: “Um tempo maior para aprofundar o tema.”, “Um tempo um pouco maior, para que haja disponibilidade de ter maior interação.”, “Mais tempo para trazer mais casos e discutir diferentes formas de abordagem à luz da Logoterapia.”

    Conclui-se que o minicurso, enquanto ação extensionista, cumpriu seu propósito de integrar o saber acadêmico às demandas da comunidade, alcançando estudantes, profissionais e cidadãos da região feirense. Seu caráter interdisciplinar e acessível favoreceu reflexões significativas sobre a existência, com impactos percebidos tanto na dimensão pessoal quanto profissional dos participantes.

    Dessa forma, os resultados apontam para o potencial formativo e transformador da Logoterapia, sobretudo frente a temas sensíveis como o sofrimento psíquico e a prevenção do suicídio. A satisfação registrada nas avaliações, aliada aos relatos qualitativos, reforça a importância de ações como esta na promoção do conhecimento aplicado à vida cotidiana. Assim, a experiência demonstrou que iniciativas dessa natureza ampliam o alcance da Universidade Estadual de Feira de Santana e contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas envolvidas.

     

  • Palavras-chave
  • Logoterapia, Sentido da vida, Suicídio, Extensão universitária, Avaliação, Minicurso.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao