Sentido em jogo: esporte e a busca por uma vida com significado

  • Autor
  • Mattheus Silva Santos de Matos
  • Co-autores
  • David Moisés Barreto dos Santos
  • Resumo
  • Entre os desafios contemporâneos enfrentados por jovens, destaca-se a sensação de vazio existencial — marcada por desmotivação, apatia e comportamentos de risco. Na perspectiva da Logoterapia, desenvolvida por Viktor Frankl (2012), esse vazio é interpretado como uma frustração da busca de sentido. Nesse cenário, torna-se fundamental pensar em espaços que favoreçam a vivência do sentido e da autotranscendência, sendo o esporte uma possibilidade concreta e potente. A partir dos fundamentos da logoterapia, este artigo discute como a prática esportiva pode contribuir para o fortalecimento do sentido da vida, a construção de um projeto existencial saudável e o desenvolvimento pessoal, funcionando como uma ferramenta preventiva frente ao vazio existencial.

    A Logoterapia compreende o ser humano como alguém orientado por uma necessidade profunda de encontrar sentido para a sua existência. A partir de suas experiências extremas durante o Holocausto, o autor defende que, mesmo em contextos de dor, é possível escolher uma atitude diante do sofrimento e descobrir um propósito que torne a vida digna de ser vivida (Frankl, 2012). Essa busca por sentido pode ocorrer de diferentes maneiras: pelo resgate de experiências significativas, pelo exercício da responsabilidade diante das escolhas, pela postura adotada frente ao sofrimento e pela capacidade de encontrar significado às vivências cotidianas.

    Ao discutir sobre esporte, Frankl argumenta que o ser humano precisa de tensões existenciais saudáveis para se desenvolver. Essas tensões funcionam como antídoto contra pensamentos destrutivos e frustrações existenciais. O autor austríaco propõe quatro ideias centrais: o ser humano necessita de uma dose de tensão; busca desafios por necessidade interior; vive, hoje, em uma sociedade que o priva dessas tensões; e, por isso, passa a criá-las artificialmente como ao praticar esportes competitivos, desafiar-se fisicamente em atividades como o montanhismo, o triatlo, maratonas ou buscar metas pessoais de superação extrema (Frankl, 2015).

    O esporte, especialmente quando vivido de forma autêntica, pode representar um espaço privilegiado para a descoberta de sentido e enfrentamento do vazio existencial. Esportes como basquete, futebol, vôlei, entre outros, são dinâmicos e desafiadores. Neles, os atletas são constantemente colocados diante de limites físicos, emocionais e relacionais que exigem superação, disciplina e resiliência. Essas experiências podem funcionar como formas de tensão existencial saudáveis — conforme propõe Frankl (2015) — ao oferecerem desafios que mobilizam o sujeito em direção a algo que o transcende. É nesse cenário que, para ele, o esporte surge como uma forma moderna de ascetismo, ou seja, uma prática de disciplina voluntária e superação que favorece o desenvolvimento interior. Ele oferece ao sujeito a chance de confrontar seus próprios limites, experienciar a autotranscendência e descobrir sentido para sua vida.

    A prática esportiva exige enfrentamento constante com o erro, a frustração, a pressão por desempenho e a convivência com o outro. Nessa vivência, o atleta é chamado a desenvolver sua capacidade de resposta diante das dificuldades, promovendo não apenas performance, mas também crescimento existencial. Dessa forma, o esporte oferece um espaço no qual o indivíduo experimenta escolhas responsáveis, disciplina, superação de limites e estabelecimento de metas. Essas vivências favorecem o desenvolvimento de um projeto existencial saudável, pautado por sentido, autonomia e engajamento com valores que transcendem o próprio ego, com efeitos que se estendem nas dimensões da vida pessoal, acadêmica e profissional.

    Técnicas logoterapêuticas como a intenção paradoxal e a derreflexão podem ser incorporadas no cotidiano esportivo, auxiliando atletas diante de momentos de pressão, falhas ou medo, ajudando-os a reencontrar leveza e desempenho com sentido. A primeira consiste em inverter o foco da ansiedade, o que frequentemente neutraliza seu efeito, pois, ao redirecionar a atenção da vitória obsessiva para o processo, o esforço e a entrega, é possível reduzir a ansiedade e recuperar o prazer de jogar. A segunda propõe deslocar o foco para algo maior do que si mesmo, evitando a hiperintenção — esforço excessivo que sabota o desempenho — ou seja, em vez de competir apenas para vencer o outro, o sujeito passa a competir consigo mesmo, em busca de sua melhor versão. Nesse movimento, o esporte torna-se uma poderosa ferramenta de prevenção às frustrações, ao vazio e aos comportamentos autodestrutivos, ao reconectar o indivíduo com um sentido concreto e vivenciado (Frankl, 2020) 

    Diante do avanço do vazio existencial e de comportamentos autodestrutivos entre jovens, é fundamental reconhecer o potencial do esporte como espaço de promoção do sentido da vida. Nesse cenário, o esporte se configura como uma prática educativa que desafia, estrutura e direciona o indivíduo a superar seus próprios limites. Quando vivido com autenticidade, torna-se um caminho de fortalecimento pessoal e existencial.

     

    REFERÊNCIAS

    FRANKL, V. E. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo (VH Lapenta, trad.). São Paulo: Idéias e Letras. (Trabalho original publicado em 1978), 2015.

    FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Editora Sinodal, 2012.

     

    FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e existencialismo: textos selecionados em logoterapia. É Realizações Editora, 2020.

  • Palavras-chave
  • Logoterapia, Esporte, Sentido da vida, Vazio existencial, Autotranscendência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao