Judô, o caminho suave na descoberta de sentido e valores: um relato de experiência com adolescentes no esporte. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a compreensão da contribuição do Judô, na fase da adolescência, como o caminho suave na descoberta de sentido e valores. Como a Logoterapia e a Análise Existencial aliada à prática esportiva e filosófica do Judô contribuem para a descoberta do sentido na vida de adolescentes e pode os conduzir à realização de valores? A metodologia escolhida para a pesquisa tem cunho bibliográfico em conjunto com o relato de experiência que permite uma visão mais ampliada da realidade e conhecimento sobre o tema. O estudo terá como foco o esporte-educação, e, sob esta perspectiva, ele surge também com um significado social. A justificativa para a escolha do tema que associa a Logoeducação ao esporte Judô foi devido à experiência pessoal e aos relatos de experiência que testificam alguns benefícios que o Judô pôde proporcionar para o desenvolvimento pessoal e profissional do adolescente rumo à fase adulta. Em relação ao tema desenvolvido foram transcritos no trabalho cinco discursos sintetizados da experiência de ex-alunos do judô na fase da adolescência. Para preservar a identidade dos cinco judocas entrevistados, os seus respectivos nomes serão fictícios: Vencedor, Campeão, Vitória, Valente e Vitorioso; obedecendo ao sigilo e cumprindo os procedimentos éticos da prática profissional. O entrevistado Vencedor respondeu à seguinte pergunta: Qual foi a importância do judô na sua adolescência? “Comecei no judô aos 13 anos em uma fase muito complexa da minha vida, pois, na minha realidade cotidiana tinha que conviver com um pai alcoólatra. Eu encontrei no Judô o suporte emocional para seguir de forma livre e responsável, decidido por não trilhar o caminho do alcoolismo, hoje tenho 56 anos, sou faixa-preta e atuo na formação de crianças e jovens, em um projeto de educação através do Judô.” O entrevistado Campeão respondeu à seguinte pergunta: Como portador de deficiência, qual a importância do judô para a sua vida? “Iniciei no judô aos 14 anos às vésperas do Campeonato Brasileiro de Judô para Cegos. O período do vestibular foi muito difícil, principalmente sendo um portador de deficiência, além de toda tensão que existe para a escolha do curso e o sucesso nas provas. Contudo, o Judô me ajudou muito para além dos golpes, pois, aprendi e desenvolvi a técnica de receber os desafios de cabeça erguida e entender as reprovações como degraus para o aperfeiçoamento. Hoje tenho 35 anos, sou faixa-preta, sou advogado." Superando-se e convivendo em coletividade, esquecendo-se de si mesmo por meio da consciência, o atleta autotranscende, sendo capaz de ter um novo olhar para a vida, para o outro, e para os seus próprios problemas. Os elementos preponderantes na formação humana e educativa essenciais para a adolescência, neste contexto, serão realizados a partir das regras esportivas e da vivência em coletividade. O estudo em questão avalia como esse esporte pode auxiliar no enfrentamento do vazio existencial e contribuir para autotranscendência de adolescentes nos desafios próprios da vida. A Logoeducação e Análise existencial aliadas à prática do Judô na adolescência podem contribuir na realização de valores de criação, vivenciais e atitudinais, e a sua relevância na projeção e realização de projetos para o futuro podem ser classificados como elementos preponderantes na formação humana dos educandos. O método adotado pelo fundador do judô abrange além de um conjunto de golpes uma filosofia, por esse motivo, os resultados do Judô implicam na formação e educação dos jovens para o sentido da vida e ultrapassam os limites do tatame. A razão pela qual se adotou o nome de judô diz respeito ao seu método não ser apenas uma arte (Jutsu), mas também uma doutrina (dô). O Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver. Mais do que um mestre de artes marciais Jigoro Kano era visto como um profundo orientador. Diante de todo exposto, nos parece cabível compreender como a Logoeducação sugere educar para a responsabilidade, e, neste caso, o educando se torna um ser responsável através da obediência às regras inerentes ao esporte, à vivência constante em coletividade e à superação dos próprios limites. A Logoterapia e a Análise Existencial aliada à prática esportiva e filosófica do Judô é capaz de direcionar os adolescentes quanto à busca do sentido na vida, na realização de valores e enfrentamento do vazio existencial. Desta forma, a influência do Judô, e das equipes esportivas, é de fundamental importância para uma educação e formação integral dos adolescentes libertando-os dos reducionismos. A relevância deste estudo na área da educação pelo esporte se torna ainda mais urgente nos dias atuais, visto que, os riscos de doenças físicas, mentais e emocionais entre crianças e adolescentes têm crescido assustadoramente.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao