Aprendizados na mediação da aplicação do “Aprendendo a Voar” – um programa de promoção de habilidades socioemocionais para crianças por multiplicadores
Autores: Alessandra Luzia de Rezende¹; Aline Aparecida Araujo Manoel²; Bruna Cansian de Paula²; Marcela Paulelli Cunha Molin²; Flávia Maria de Fazzio Mano².
¹Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC), Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
²Colégio Viktor Frankl
Na infância, as crianças vivenciam diversos desafios que exigem recursos de enfrentamento¹. Na ausência desses recursos e/ou diante de eventos excessivamente aversivos, podem desenvolver-se sintomas psicológicos clinicamente significativos. Os professores, por estarem em um dos ambientes mais frequentados pelas crianças, têm uma oportunidade única de promover o desenvolvimento dessas habilidades². A escola pode representar tanto um fator de proteção quanto de risco ao desenvolvimento infantil³, dependendo das interações que nela se estabelecem.
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de promoção de habilidades socioemocionais em crianças por meio da mediação de professoras, a partir da aplicação do programa “Aprendendo a Voar”. Trata-se de um programa internacional voltado ao desenvolvimento de competências fundamentais, como o diálogo entre gerações e a participação social na infância, além da flexibilidade psicológica e dos valores de vida, com base na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)?.
Complementarmente, os fundamentos da Logoterapia e Análise Existencial, propostos por Viktor E. Frankl, reforçam a importância de se trabalhar com valores, propósito e liberdade responsável desde a infância. A Logoterapia se baseia na ideia de que a principal motivação do ser humano é a busca de sentido para a vida, mesmo diante de sofrimento e adversidades (Frankl, 2011). Frankl defende que o ser humano é livre para escolher sua atitude frente às circunstâncias e pode encontrar significado em qualquer situação – inclusive em momentos de dor, fracasso ou perda.
Nesse sentido, programas como o “Aprendendo a Voar” contribuem para o desenvolvimento da capacidade de reflexão, da autotranscendência e da consciência valorativa nas crianças, aspectos centrais da abordagem frankliana. Tais elementos encontram ressonância na proposta pedagógica do Colégio Viktor Frankl, que valoriza a formação integral do aluno e a promoção de sua saúde emocional.
No primeiro semestre de 2025, no Colégio Viktor Frankl, três professoras do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de uma formação e supervisão conduzidas por uma psicóloga e pesquisadora. Durante três meses, estudaram e aplicaram semanalmente um manual com atividades a serem integradas ao planejamento pedagógico. A partir de registros semanais, foi possível captar a percepção das docentes sobre a aplicação do programa, pela primeira vez no Brasil, identificando adaptações e contribuições relevantes para sua efetivação.
Foram levantados aspectos como o planejamento, as modificações realizadas ao longo do tempo, os desafios enfrentados, os aprendizados adquiridos e a vivência individual das professoras enquanto multiplicadoras na promoção da saúde infantil.
Destaca-se, entre os principais achados, a forma como as docentes conseguiram articular as propostas do programa ao currículo da escola, um fator essencial para que programas de promoção da saúde sejam, de fato, incorporados às instituições educacionais, para além do contexto de pesquisa. Além disso, observou-se uma forte consonância entre os fundamentos da ACT e da Logoterapia com os valores institucionais do Colégio, o que favoreceu a implementação.
?As contribuições levantadas serão fundamentais para a elaboração do novo manual do programa, que será disponibilizado para aplicação em escolas de todo o Brasil.
Referências
¹ GASPAR, Tania et al. The effect of a social-emotional school-based intervention upon social andpersonal skills in children and adolescents. Journalof Education and Learning, v. 7, n. 6, 2018.
² GIUGLIANI, Camila et al. A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania: a experiência de construção da participação em um ambiente escolar. Saúde em Debate, v. 44, p. 64-78, 2020.
³ WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health promotion and disease prevention throughpopulation-based interventions, 2019. Disponível em: http://www.emro.who.int/pdf/about-who/public-health-functions/health-promotion-disease-prevention.pdf?ua=1
? BRANQUINHO, Cátia et al. Learn to fly: cidadania e participação social na adolescência e na infância. Saúde ambiental: caderno de notas soltas, 3ª ed., p. 41-46, 2023.
? MATOS, Margarida et al. Sumário Executivo [no prelo], 2023.
? FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 39ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
? FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e sentido da vida. 5ª ed. São Paulo: Quadrante, 2010.
? FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da Logoterapia. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
? FRANKL, Viktor E. A presença ignorada de Deus. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao