O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma iniciativa para promover fundamentos introdutórios da Logoterapia e Análise Existencial através da oferta de minicursos presenciais e gratuitos no contexto universitário. A ação foi concretizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e faz parte do programa de extensão “Caminhos para uma vida com sentido”.
Neste trabalho, vamos focar em cinco minicursos ministrados com o intuito de desenvolver uma linha temática coesa, mas também independente de modo que uma pessoa interessada pudesse participar de qualquer um dos minicursos sem necessidade de cumprir pré-requisitos ou ter cursados os anteriores. Os temas trabalhados foram: biografia e contexto histórico de Viktor Frankl, visão antropológica do ser humano, liberdade da vontade, vontade de sentido e sentido na vida. Cada minicurso teve cerca de duas horas de duração e foi conduzido por um único palestrante. O formato foi marcado por ser expositivo e aberto ao diálogo interdisciplinar, além de contar com a possibilidade de interação dos participantes durante o decorrer da atividade. Ao final de cada minicurso, foram aplicadas fichas de avaliação compostas por itens quantitativos, com escala de Likert de 5 pontos, e qualitativos, sob o objetivo de colher impressões subjetivas dos participantes a respeito dos encontros realizados.
Em média, 22 pessoas participaram por minicurso, sendo 43 o máximo (biografia de Viktor Frankl) e 3 o mínimo (fundamentos antropológicos). A variação de dia de semana e horário de realização dos minicursos impactou na flutuação dessa participação. O período de realização também impactou, por exemplo, o último minicurso, realizando no final do semestre, foi que o teve a menor taxa de participação e a maior de absenteísmo. A taxa média de absenteísmo foi de 57,2%, o que é relativamente comum para atividades com caráter gratuito. A maioria dos participantes eram estudantes de Psicologia e de licenciaturas (especialmente, Letras e Ciências Biológicas), porém também houve participantes de outros cursos, bem como de profissionais de distintas áreas fora da comunidade acadêmica. Todos os itens avaliados tiveram uma média igual ou maior do que 4,3: relevância para a profissão (4,3), relevância para a vida (4,6), cumprimento dos objetivos (4,7), adequação da metodologia (4,5), tempo de duração (4,6), ambiente adequado (4,5), aprendizado de noções de logoterapia (4,4). Além desses itens, os participantes também avaliaram a satisfação com cada minicurso, o que resultou em uma média de 4,6.
No âmbito qualitativo pôde-se obter impressões mais subjetivas. O principal aprendizado retratado pelos participantes está vinculado a reflexões pessoais a exemplo desses depoimentos: “pude observar aspectos da vida até então não tanto aprofundados”, “parei para analisar algumas coisas que eu fazia e não tinha muito sentido”, “As vezes parece que não temos escolhas, mas mesmo que poucas, ainda temos”. Outro ponto bastante destacado foi a compreensão da teoria frankliana ou o interesse em conhecer mais sobre ela: “o curso me despertou para buscar conhecer mais sobre essa abordagem”, “Compreender a importância da dignidade humana, a qual independe das circunstâncias biológicas, psicológicas e sociais, nos quais a pessoa está inserida. Além de entender que, apesar dos diversos condicionamentos, todo humano pode conservar sua liberdade interior”. Todavia, em alguns minicursos houve críticas acerca da infraestrutura devido às limitações de espaço ou problemas com ar-condicionado da universidade (ex. “Ambiente maior e mais ventilado”). Os participantes também teceram sugestões no sentido de que atividades mais dinâmicas poderiam ser empregadas (ex. “Um diálogo mais dinâmico, pois é um assunto bastante filosófico”).
Concluindo, a realização do presente trabalho evidenciou uma relevância acerca da demanda por abordagens mais humanizadas e reflexivas no contexto da Universidade Estadual de Feira de Santana e da comunidade ao redor. A participação de estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas do saber, associada ao nível de satisfação registrado nas avaliações, reforça o potencial transformador e didático de momentos de formação e diálogo que articulem conhecimento teórico com o campo existencial e da vivência cotidiana e profissional. Embora algumas limitações estruturais tenham sido identificadas, as impressões recebidas apontaram para uma base valiosa para o aprimoramento de futuras edições do programa de extensão.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao