Logoterapia que se comunica: palestras criativas como forma de promover o sentido da vida

  • Autor
  • Ana Reisky
  • Resumo
  • Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2022), o Brasil possui a maior prevalência de depressão na América Latina, revelando cenário de amplo adoecimento emocional. Diante dessa realidade, cresce a demanda por intervenções que promovam a saúde de forma integral. A educação surge como via estratégica e a Logoterapia como abordagem essencial, assim, a proposta deste trabalho foi contribuir por meio de palestras criativas como forma de intervenção e promoção de sentido.

    A Logoterapia, desenvolvida por Frankl, propõe que o ser humano é capaz de enfrentar o sofrimento ao reconhecer sua dimensão espiritual e sua liberdade de resposta, mesmo em situações extremas. A partir da sua vivência pessoal como sobrevivência de 4 campos de concentração durante a Guerra Mundial, o autor pode confirmar vivencialmente sua teoria e o conceito “força desafiadora do espírito” (FRANKL, 2011; FREITAS, 2018). 

    Conforme Freitas: 

    “Esse poder de resistência do espírito “ou força desafiadora do espírito” é decorrente da noodinâmica, do movimento interno que nos faz sair de uma zona de conforto e seguir, atraídos por um sentido a realizar, por um valor a ser concretizado. [...] toda pessoa tem esse poder em potencial, que pode e deve ser desenvolvido. Em situações de crise, mais do que nunca, precisamos dessa capacidade de sair de uma situação cômoda para transformar a realidade, para superar uma adversidade saindo mais fortalecidos” (2018, p. 60). 

    Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi descrever de que maneira palestras criativas podem atuar como recurso educativo e humanizado para comunicar os fundamentos da Logoterapia, iluminando caminhos de sentido em diferentes grupos. Para tanto, foram elaborados quatro objetivos específicos: 1. Implementar palestras em diferentes contextos sociais (empresas, escolas, igrejas, ONGs, etc,); 2. Adotar uma linguagem acessível facilitando a compreensão dos conceitos da Logoterapia para o público leigo; 3. Refletir junto ao público sobre estratégias de enfrentamento ao vazio existencial e à falta de sentido e 4. Despertar no público ouvinte, com criatividade e alegria, a esperança em cada ser, chamando-os para a responsabilidade do viver.

    Como metodologia para a construção das palestras criativas, foram organizados os seguintes elementos estruturais: 1. Interação ativa com o público ouvinte; 2. Inclusão de histórias curtas e impactantes (storytelling); 3. Utilização de objetos simbólicos (ex.: boneco de papel machê representando Frankl); 4. Inserção de músicas relacionados com o tema; 5. Slides curtos com embasamento científico (citações de Frankl) para maior credibilidade; 6. Despertar dos sentidos, como por exemplo um spray para aromatizar o ambiente, considerando a possibilidade de pessoas com deficiência visual na plateia, 7. Exploração da linguagem não verbal (exemplo: uso de figurino), pois um comunicador eficaz utiliza o corpo inteiro (CARNEGIE, 2020), 8. Modulação da voz para gerar maior conexão com público;  9. Solicitação de breve feedback para o público, após palestra, para saber o que fez mais sentido.

    A coleta de dados consistirá na análise reflexiva da experiência vivenciada durante as palestras, complementada pelos feedbacks espontâneos verbais e  escritos fornecidos pelos participantes. Esses materiais serão organizados e interpretados à luz da abordagem qualitativa de base fenomenológica, com objetivo de compreender o impacto e o sentido atribuído pelos ouvintes à proposta comunicacional adotada.

    A partir disso, os principais resultados obtidos foram: 1. Primeiro contato com a  Logoterapia; 2. Entendimento da existência de uma dimensão noética em cada ser; 3. Reconhecimento da existência da força desafiadora do espírito; 4. Ampliação da consciência da própria responsabilidade. 5. Identificação de possíveis caminhos para encontro de sentido da vida; 

    Segundo Herrera:

     “Existir autenticamente é somente possível na comunicação. (...) a comunicação me desafia para a autenticidade. Compartilhar em comunicação é fazer-me responsável pelo comunicado. A comunicação não pode ser uma exposição fria de ideias, mas sim o expor toda a minha verdadeira e profunda atitude humana diante de ti (...) Comunicar-me é esclarecer-te... ou também, um processo de mútua iluminação” (2021, p. 129).

    Concluindo, as palestras criativas mostraram-se eficazes como estratégia de educação existencial e meio de comunicar os fundamentos da Logoterapia, visando promoção do sentido da vida, para diferentes públicos. O retorno positivo por parte das plateias, registrado por meio de feedbacks verbais e escritos, evidenciou o alcance desse tipo de comunicação. Esses registros serão apresentados no congresso como parte da discussão de resultados. 

     

    BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil tem maior prevalência de depressão da América Latina, diz OMS. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/brasil-tem-maior-prevalencia-de-depressao-da-america-latina-diz-oms. Acesso em: 10 jun. 2025.

    CARNEGIE, D. Como falar em público e encantar as pessoas. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.

    FRANKL, V. E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da Logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.

    FREITAS, M. L. S. Afrontamento e superação de crises: contribuições da Logoterapia. 2. ed. Curitiba: Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl – IFCVF, 2018.

    HERRERA, G. P. Viktor Frankl: comunicação e resistência. Trad. CHIGUTTI, M. M.; CHIGUTTI, M. O. São Paulo: Busca Sentido, 2021.

     

  • Palavras-chave
  • Comunicação, Criatividade, Sentido da Vida, Vazio Existencial.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao