Projeto Terço com alunos do 4º ano Ensino Fundamental Anos Iniciais

  • Autor
  • Marina Lemos Silveira Freitas
  • Resumo
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    Projeto Terço

    com alunos do 4º ano Ensino Fundamental Anos Iniciais

    Introdução:

    Aprendemos com Viktor Frankl que devemos antes responder ao que a vida nos propõe do que exigir da vida o que eu quero (Frankl, 2024). A vida nos pergunta de forma insistente e incisiva, o melhor é responder com solicitude. No segundo semestre de 2023, um grupo de alunas do 3ºano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) de uma escola católica do interior de São Paulo, mostrou interesse em falar sobre Jesus para crianças pequenas. Surgiu a ideia da confecção de terços para esse fim. No início de ano seguinte o entusiasmo aumentou, e estando toda classe envolvida, foi realizado o Projeto Terço de março a outubro de 2024 com todos 25 alunos do 4ºanoA EFAI.

     

    Objetivos gerais:

    Favorecer o desenvolvimento da autotranscendência (Freitas, 2023); alimentar a fé em Jesus Cristo; conhecer a vida de Jesus por meio da contemplação dos Mistérios Gozosos no terço; desenvolver a capacidade de transmitir conhecimentos para alunos menores; treinar habilidades manuais, paciência e autonomia.

     

    Objetivos específicos:

    Etapa 1: Confecção e aprendizado da oração do terço para alunos do 4ºanoA.

    Etapa 2: Alunos do 4ºanoA ensinarem alunos de 2ºano integral a confeccionarem e rezarem o terço; realização de uma Gincana para fixação dos conhecimentos.

     

    Desenvolvimento:

    ETAPA 1: Foram realizados sete encontros semanais de 50 min. no turno escolar, de 8 março a 25 abril 2024 com todos os 25 alunos do 4ºanoA EFAI, ensinado sobre a origem do terço e como rezar contemplando os Mistérios da infância de Jesus (Arquejada , 2017), por meio da leitura do texto sagrado e apresentação de um teatrinho sobre o lido. Concomitantemente à apresentação dos mistérios, foram confeccionados os terços, por cada aluno, com ajuda de um adulto e depois, abençoados. Foi feita uma avaliação final, oral e escrita pelos alunos envolvidos.

     

    ETAPA 2: Foram realizados sete encontros semanais de 50 min. de 6 setembro a 24 outubro 2024 com alunos do 2ºano Integral do EFAI, em contraturno, ministrados por um grupo de voluntários do 4ºanoA EFAI interessados em participar da Etapa 2. Os encontros tinham o objetivo de confecção e ensino da oração do terço. Foi atribuído um tutor do 4ºano para cada aluno do 2ºano, para acompanhar a confecção do terço. Duplas com alunos do 4ºano foram formadas para leitura da Palavra referente ao mistério do terço e apresentação do teatrinho. Após a intervenção, duas reuniões de avaliação foram realizadas, com registro das falas dos alunos. Além disso, foi planejada e realizada a Gincana Caminho para o Céu com protagonismo dos alunos: um jogo de tabuleiro e dados, com perguntas e respostas sobre o terço, entre duas equipes mistas, do 4º e 2º anos.

     

    Resultados:

    O desenvolvimento da autotranscendência é um dos princípios da Logoterapia e análise existencial aplicada à educação (Freitas, 2023) que foi manifestada nos alunos do 4ºano pela disposição de ensinar alunos do 2ºano. A vontade de sentido, presente no grupo inicial de alunas, foi respondida pela concretização do projeto. Houve aproximação com a pessoa de Jesus, relatada nas falas; aprimoramento da coordenação motora e habilidades manuais na confecção do terço; aprendizado do trabalho em equipe, na realização da Gincana.

    Alguns feedbacks dos alunos do 4ºano: “Eu senti uma boa sensação. Eu nunca esqueço essa sensação”; “A noite inteira durmo com o terço e trago o terço todo dia para a escola”; “Quando eu fiz o terço, eu senti Deus e Jesus perto de mim, senti mais aliviado e muito alegre”; “Amei fazer o terço, me senti feliz e rezei os 5 mistérios”; “Foi bem divertido ficar com meus amigos. Eu só sei que eu amei”; “Amei fazer, foi muito legal e eu pretendo fazer mais vezes”; “Foi uma experiência única e inesquecível, que eu gostei muito”; “Eu amei montar o terço. Porque agora sempre estarei com Deus do meu lado me abençoando e me guardando”.

    Na Etapa 2 observamos ainda mais o protagonismo dos alunos, pois a ideia, organização e realização da Gincana foi deles, com grande participação tanto dos alunos do 2º ano como do 4º ano. As famílias também foram alcançadas, pois alguns pais relataram o efeito salutar da confecção dos terços.

     

    Considerações finais: A consumação deste projeto foi uma realização de sentido para todos os envolvidos. Constatamos a presença de uma espiritualidade genuína nas crianças, e o benefício de desenvolvê-la na infância. Fica a convicção que toda esta atividade já estava pronta, fora de nós, aguardando ser descoberta e realizada por nós.

     

    Referências:

    ARQUEJADA S. Como Rezar o Terço Mariano. Cachoeira Paulista – SP: Canção Nova, 2017.

    FRANKL, V. E. Em busca de sentido. Um psicólogo no campo de concentração. 63.ed., São Leopoldo-RS: Sinodal; Petrópolis- RJ: Vozes, 2024.

    FREITAS, M.L.S. Pedagogia do sentido – Contribuições de Viktor Frankl para a educação. 3.ed., Ribeirão Preto - SP: IECVF, 2023.

     

  • Palavras-chave
  • espiritualidade, religiosidade, autotranscendência, protagonismo infantil, trabalho manual,
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Espiritualidade na educação
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao