Aprendizagem de estudantes de enfermagem por meio da estratégia de logodiários

  • Autor
  • ADRIANA BRAITT LIMA
  • Co-autores
  • Pamela Germano Mota , Ayane Ferreira Gaspar do Vale , Beatriz Carvalho dos Santos
  • Resumo
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    Os cursos de graduação em enfermagem preconizam que os estudantes desenvolvam  capacidade técnico-científica com qualidade objetivando a percepção e solução de problemas de saúde e tomada de decisões com responsabilidade para atuar com discernimento no processo de trabalho. Por esse motivo, faz-se necessária a implementação de abordagens profundas acerca do cuidado as pessoas em adoecimento desde a graduação, até a qualificação profissional e focar em um sentido de vida nesse processo de formação é fundamental para o estudante. O sentido de vida é guiado por valores existenciais que não podem ser receitados, e sim encontrados, quando se encontra sentido no que se está vivendo, a pessoa se torna consciente de sua própria responsabilidade e diante do que se julga responsável (Frankl, 2009). Estratégias pedagógicas fundamentadas na análise existencial frankliana podem ajudar na formação dos estudantes para que percebam um significado nas experiências da sua vida acadêmica. Dentre essas, há o logodiário, definido como uma ferramenta relevante fundamentada na análise existencial que ajuda na percepção da busca do sentido de vida (Vanek, 2015). Docente de universidade pública no interior da Bahia, que atua com estudantes de enfermagem na prática hospitalar utiliza logodiários como estratégia para a apreensão da vivência durante a prática do cuidado em hospital de grande porte, público e geral. Assim, o objetivo foi: descrever sobre a utilização da estratégia de logodiários na aprendizagem de estudantes de Enfermagem no cuidado à pessoa. Este estudo está vinculado ao projeto guarda-chuva: “Sentido de tornar-se responsável pelo cuidado no processo de formação dos estudantes de enfermagem” liberado pelo Comitê de Ética em Pesquisa pelo parecer n. 3.635.427. A experiência da autora aconteceu com estudantes da unidade de terapia intensiva (UTI) e unidade de neurologia em momentos diferentes transcorridos nos anos de 2022 e 2024. Ao todo foram 10 participantes. Para esses estudantes foi enviado questionário com questões abertas tipo logodiário constituído por duas partes, a primeira busca conhecer os dados de caracterização e a outra com as questões do estudo. O logodiário ajudou na busca de conhecer o aprendizado dos estudantes de enfermagem acerca do cuidado a pessoa acometida pelos agravos de saúde. Os estudantes foram acompanhados durante três dias seguidos de prática hospitalar no horário das 7 as 12h. Após cada dia prática responderam as questões: Como você se sentiu na unidade hospialar, hoje? Para você, como foi o cuidado à pessoa, hoje? Relate as experiências que marcaram o seu dia. Descreva as facilidades e dificuldades das situações vividas. Quer falar algo mais? No terceiro dia o questionário contará com mais uma questão de avaliação: Me diga, estas questões te ajudaram na sua prática do componente curricular? Posteriormente, as respostas foram apreciadas com base na análise de Bardin (2016). Para os estudantes da unidade de neurologia emergiram as categorias: Integração da teoria à prática e o modo de cuidar durante o cuidado; Peculiaridades sobre o cuidado à pessoa com tumor cerebral em cuidados paliativos e em pós-operatório de craniectomia; Aspectos que facilitam e dificultam o aprendizado; Cuidado na unidade de neurologia. Quanto aos estudantes da UTI as categorias foram: Vivências com tensões na UTI: medo e angústia pela experiência nova, lembrança de familiar internado e responsabilidade pela consciência do conhecimento exigido; O cuidado à pessoa entubada, sedada, com monitorização e procedimentos requer atenção e traz aprendizado;  O cuidado à pessoa em morte encefálica e seus familiares trouxe apreensão e consolo pela compreensão da situação, possibilidade de transplante e diálogo com a equipe; Reflexões sobre a prioridade das intervenções, monitorização, terapêuticas e o cuidado respeitoso à pessoa na UTI. A análise desvelou as vivências dos estudantes com situações de noodiâmica, valores existenciais, busca de sentido, responsabilidade e liberdade entre outros. Ao longo dos três dias, os estudantes na UTI conseguiram desviar o foco do sofrimento e consideraram os tratamentos necessários para a manutenção da vida, com a visão de sentido sendo a motivação para seguir em frente e cuidar da pessoa e do próprio emocional da melhor forma possível, além de ser uma oportunidade para pensar sobre a finitude da vida. Os logodiários revelaram, ainda, sobre o escasso preparo do curso para lidar com pessoas em finitude da vida. Este estudo é uma provocação para os docentes refletirem sobre sua pedagogia, a partir do princípio de que as vivências trazem o olhar das estudantes quanto o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, lacunas de discussões podem ser apresentadas como forma de tornar a educação em enfermagem com atenção ao cuidado respeitoso e humano como um caminho, uma força para seguir

    Bardin, L. (2016) Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. 

    Frankl, V.  E. (2009) Em busca de sentido. São Leopoldo: Editora Sinodal.

    Vanek, T. L. (2015). Logoterapia - La herramienta del logodiario. YouTube, 18 de nov. de. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gbySMH_6ltA . Acesso em: 7 mar. 2024.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Estudantes de Enfermagem; Cuidado em Enfermagem; Logoterapia, Existencialismo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Valores na educação
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao