Grupo de estudos do livro “Em busca de sentido”: um relato de experiência

  • Autor
  • David Moises Barreto dos Santos
  • Resumo
  • A formação em Logoterapia tem sido realizada de diversas formas no Brasil. Uma das formas frutuosas tem sido os grupos de estudos, que permitem aprofundar a compreensão de obras da área. Esse trabalho faz o relato de experiência de um grupo de estudo do livro “Em busca de sentido” de Viktor Frankl.

    O grupo de estudo foi ofertado gratuito e presencialmente entre setembro e novembro de 2024 pelo programa de extensão “Caminhos para uma vida com sentido” da Universidade Estadual de Feira de Santana. Ao todo, 15 pessoas se inscreveram, mas 10 concluíram efetivamente, com frequência superior a 75% dos encontros. Eles eram estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, 80% eram mulheres e a média de idade é 38,7 anos com desvio padrão de 15,3. A carga horária foi de 9 horas distribuída em 6 encontros quinzenais de uma hora e meia. A seguir, estão descritos os objetivos e as seções que foram abordadas em cada encontro:

    1.     “Prefácio” à seção “Ausência de sentimentos”: Apresentar Viktor Frankl e a estrutura do livro e refletir sobre as reações humanas diante de situações limite;

    2.     Seções “Política e religião” a “Irritabilidade”: Analisar como as pessoas são capazes de encontrar sentido mesmo nas piores condições;

    3.     Seções “A liberdade interior” a “O alívio da tensão”: Discutir liberdade e reponsabilidade no processo de descoberta e realização de sentido;

    4.     Conceitos fundamentais de logoterapia: seções “A vontade de sentido” a “Problemas metaclínicos”: Aprofundar o conceito de sentido na obra de Viktor Frankl;

    5.     Conceitos fundamentais de logoterapia: Seções “Um logograma” a “Reumanizando a psiquiatria”: Compreender introdutoriamente a visão de ser humano de Viktor Frankl;

    6.     Seção “A tese do otimismo trágico”: Compreender o papel do sentido no sofrimento, revisar os principais conceitos e avaliar a experiência desse grupo de estudos.

    Ao final, os participantes responderam de modo anônimo um questionário de avaliação com questões quantitativas e qualitativas.

    Os itens quantitativos foram avaliados com escala de 5 pontos: adequação da frequência dos encontros (4,6), conveniência do horário (5,0), duração dos encontros (4,1), acolhimento do ambiente (5,0), estímulo a discussões produtivas (4,9), aprendizado de Logoterapia (4,9), aplicação do conhecimento na vida profissional (4,9), aplicação do conhecimento na vida pessoal (4,9), grau de satisfação com o grupo (5,0).

    O aspecto mais apreciado pelos participantes foram as discussões sobre o conteúdo do livro, muitas vezes articuladas com vivências pessoais. Uma deles disse que “o que mais gostei foi a partilha das inúmeras vivências dos participantes do grupo, aplicadas à logoterapia, aspecto que tornou o ambiente mais acolhedor e facilitou a relação entre os conceitos da teoria e a minha própria realidade”. Eis outros comentários nesse sentido: “As discussões profundas, enriquecedoras e prazerosas”, “O acolhimento e as discussões trazidas por todos do grupo”. As discussões eram tão animadas que acabou, por outro lado, gerando um aspecto negativo. Os participantes apontaram que os encontros poderiam ter maior duração (ex. “A duração poderia ser um pouco maior”, “Extender o horario, sempre tive vontade de quero mais.”).

    Quando perguntados sobre o que foi mais essencial do grupo de estudos, os participantes destacaram dois aspectos, pelo menos. O primeiro foi mais teórico e teve a ver com aprender sobre a Logoterapia e desejar aprofundar mais o assunto (ex. “Me motivou a buscar outras leituras sobre o tema e me ensinou a entender e gerir minhas próprias emoções”).  Apesar do grupo estar focado no conteúdo, naturalmente emergiram temáticas relacionadas com a vida dos participantes. Como disse um participante que afirmou conseguir “encontrar uma ligação entre os estudos e a minha realidade de vida". Houve comentários também sobre uma descoberta de sentido tais como: “O grupo me deu novas perspectivas de vida e me deu incentivo para encontrar um sentido” e “Esse grupo para mim, foi uma virada de chave, em alguns entraves na minha caminhada pessoal. A troca existente em cada encontro, me fez ressignificar e colocar em prática algumas vivências”. Outro depoimento marcante foi esse: “o mais valioso foi lograr compreender muitas experiências vividas e observadas no meu entorno ao longo da vida à luz dos conceitos de Frankl. De fato, se eu conseguir aplicar o que aprendi neste percurso, tanto na minha vida acadêmica, com na profissional e pessoal, será uma mudança significativa e me ajudará a perpassar as situações difíceis que tenho que lidar. (...) A partir desse aprendizado e dessa reflexão pude entender que é possível transcender nas circunstâncias mais inóspitas”. Assim, a vivência do grupo de estudos alcançou dimensões pessoais e profissionais dos participantes.

     

    Concluindo, o grupo de estudos favoreceu o aprendizado de Logoterapia em um ambiente colaborativo e permitiu apropriações do conteúdo para a vida pessoal e profissional dos participantes. 

  • Palavras-chave
  • formação em logoterapia, extensão, sentido na vida, grupo de estudos, aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Valores na educação
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

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Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

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Gladis Villela
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Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

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Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

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