Introdução:
O grande propósito da Pedagogia do Sentido é o aperfeiçoamento da consciência para que ela “escute” o chamado à realização de sentido e valores em cada situação. E o que é necessário para que possamos escutar? Precisamos do silêncio!!! Em nosso mundo tão barulhento, onde o silêncio é reprimido, estamos com dificuldade para escutar a natureza, os outros, a nós mesmos e a Deus! Por isso é tão necessário aprendermos de novo a silenciar. Nosso cérebro, nossas emoções e nosso espírito precisam do silêncio para se organizar, para refletir e dirigir nossa vida para aquilo que realmente é significativo. O silêncio é um caminho para o autoconhecimento, uma forma de encontrar-se consigo mesmo e de encontrar com o outro, de saber escutar. “Quando se está em silêncio consigo mesmo e se consegue acalmar as vozes da mente, é possível experimentar o espanto da realidade, o assombro ante o mistério de tudo o que existe e, dentro de si, impetuosamente, palpita a pergunta pelo sentido” (Torralba 2012, p. 170). A atitude de silêncio “não é um passivo não-fazer-nada, mas sim um ativo escutar” (Grün, 2014, p. 75) sua própria consciência, em um monólogo ou em um diálogo, em que o que se escuta é a voz de Deus. “O silêncio aguça a consciência para a percepção das possibilidades de realização de sentido contidas no mundo; permite escutar a “voz da consciência” que nos aponta o sentido, o caminho a seguir, a possibilidade que merece ser concretizada e eternizada” (Freitas 2023, p. 177). Porém, se solicitarmos o silêncio, não o obteremos de imediato; é necessário treino. O presente trabalho relata a atividade ‘Badaladas pela Paz’, como um exercício para o silenciar, desenvolvido no Colégio Viktor Frankl desde 2017.
Objetivos:
· exercitar em toda comunidade educativa a capacidade de silenciar;
· oportunizar o encontro consigo mesmo;
· aguçar a consciência desenvolvendo a habilidade em escutá-la;
· trabalhar pela paz pensando, meditando, orando pelo fim das guerras.
Desenvolvimento:
Em todo início de ano é feita uma sensibilização sobre o valor do silêncio para todos os alunos do Colégio que são convidados a participar das Badaladas pela Paz. Todas quintas-feiras, às 8h e às 15h, o som de um sino digital toca por um minuto nos ambientes escolares e toda a escola, alunos, pais presentes e colaboradores, são estimulados a fazer um minuto de silêncio pela paz durante as badaladas.
Resultados:
É emocionante escutar o barulho alegre das crianças no pátio e logo após o início das badaladas, o silêncio por um tempo, seguido novamente pelo burburinho animado dos alunos.
Alguns relatos dos alunos sobre esse momento: “Eu sinto paz” (J 3º ano). “Quando toca as badalados do sino paramos tudo o que estamos fazendo, ficamos em silêncio e começamos a rezar a Deus e agradecer pela minha família e pela paz no mundo” DRP 4º ano). “Eu sinto que tudo fica mais calmo, é como se tudo estivesse parado e é muito bom” MLOM 4º ano). ‘Bem... ao ouvir o som eu me lembro que ainda há esperança no que está ruim. É noite, mas o sol vem para vermos a beleza do mundo. Isto é uma indireta que a esperança nos ajuda a ver o lado bom da situação” (RP 5º ano) “Como me sinto quando o sino toca. Bom! É uma das horas que eu mais espero, na quinta-feira, pois o silêncio, na minha opinião, é uma coisa muito boa que te faz relembrar bons momentos, momentos difíceis e um sentimento de paz, porque no meio de tanta guerra, brigas, coisas horríveis acontecendo no mundo, quando fica tudo calmo e em silêncio você sente a paz dentro do seu coração e isso é uma coisa sensacional” (L.P.R., 8º ano). Os alunos também se expressaram por meio de desenhos seus sentimentos, que serão apresentados em momento oportuno.
Considerações finais:
Esta atividade, já institucionalizada há nove anos, é uma forma simples, viável e eficaz de promover o silêncio e com ele, a capacidade de escutar a própria consciência. Em praticamente todos os relatos constatamos o sentimento de paz e serenidade; em alguns, também o sentimento de tristeza pelas guerras que ocorrem no mundo. Esse sentimento não é negativo, expressa uma experiência de empatia, fundamental para que algo concreto seja realizado a favor da paz no entorno. Consideramos que essa atividade pode ser replicada em outros locais e escolas, respeitando as características próprias de cada instituição.
Referências:
FREITAS, M. L. S. Pedagogia do sentido – Contribuições de Viktor Frankl para a educação. 3. ed., Ribeirão Preto: IECVF, 2023.
GRÜN, A. As exigências do silêncio. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TORRALBA, F. Inteligência espiritual. Petrópolis - RJ: Vozes, 2012.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao