ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM SOBRE O SENTIDO DO PROCESSO DE MORTE E MORRER PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM À LUZ DO EXISTENCIALISMO FRAKLIANA

  • Autor
  • ADRIANA BRAITT LIMA
  • Co-autores
  • Alana G. Carvalho P. de Melo , Lorena Santana Oliveira
  • Resumo
  • APRENDIZAGEM SOBRE O SENTIDO DO PROCESSO DE MORTE E MORRER PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DE ÁLBUM SERIADO À LUZ DO EXISTENCIALISMO FRANKLIANO

     Os estudantes de Enfermagem durante as práticas acadêmicas no âmbito hospitalar, ao desenvolverem os cuidados à pessoa em adoecimento e seus familiares, podem vivenciar situações de possibilidade de morte e de óbito. Essas experiências tornam-se desafios para os estudantes por serem de difícil aceitação, o que gera medo, angústia, tristeza, dor e sofrimento (Carneiro et al., 2020). É importante ressaltar que as matrizes curriculares dos cursos de Enfermagem, trazem pouca ênfase a questões relacionadas as emoções e ao modo de lidar com a finitude da vida, decorrente da assistência à saúde fundamentada na cura como recompensa do trabalho executado, fato que desperta para sentimentos de fracasso e impotência ao se deparar com situações de morte (Carvalho et al., 2014). As Instituições de Ensino Superior em Enfermagem poderiam desempenhar um papel relevante na superação da perspectiva tecnicista do modelo biomédico, ao inserir a temática sobre o processo de morte nos currículos dos cursos de Enfermagem para proporcionar a compreensão do processo de morte e morrer a partir de momentos de vivências e reflexão acerca da perda e do luto. Tal iniciativa ajudaria os estudantes a lidarem com a realidade hospitalar, podendo oferecer uma melhor assistência aos envolvidos no processo em questão (Oliveira et al., 2020). A motivação para este estudo surgiu da atuação como líder de grupo de pesquisa e extensão de universidade pública no interior da Bahia, ao participar das reuniões do grupo, emergiu a possibilidade de desenvolver a temática para os estudantes do terceiro semestre que têm aula sobre o processo de morte e morrer e cuidados pós-morte e que pela primeira vez vão executar o cuidado a pessoa no hospital. O objetivo foi descrever a experiência da construção e aplicabilidade de álbum educativo sobre o sentido do processo de morte e morrer para estudantes de Enfermagem. O álbum seriado foi organizado inspirado no modelo de Fernandes (2022) e com fundamentos na Análise Existencial Frankliana (2016). Este trabalho está vinculado ao megaprojeto de pesquisa: “Sentido de tornar-se responsável pelo cuidado no processo de formação dos estudantes de enfermagem” liberado pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme parecer número 3.635.427. Primeiramente, foi realizada revisão de literatura com as palavras-chave morte, Logoterapia e Análise Existencial, a fim de obter embasamento científico para a construção do álbum, posteriormente foi confeccionado o álbum educativo com linguagem que tornasse acessível aos estudantes. O álbum seriado tem caráter educativo e lúdico, a criação gráfica das imagens foi de estudante bolsista de extensão. A aplicabilidade do álbum acontece em aula sobre o processo de morte e morrer e é uma atividade do projeto de logoencontros. O conteúdo é apresentado e em seguida se expõe experiências e discussões com a participação dos estudantes. O álbum é constituído por três partes: Vivência dos estudantes de Enfermagem; Caminhos para encontro de sentido na vida frente a possibilidade de morte; Enfretamento do processo de morte e morrer. O conteúdo abrange um diálogo entre dois estudantes, um deles expressa a dificuldade de assistir a aula sobre cuidados pós-morte do curso de Enfermagem pelo impacto do tema morte, o outro estudante explica a estratégia de encontrar sentido na vida frente a possibilidade de morte pelos caminhos dos valores existenciais de vivência, criação e atitude. O desenvolvimento desta ferramenta de intervenção mostrou-se de extrema relevância por despertar nos estudantes de Enfermagem aprofundamento de forma reflexiva sobre a complexidade do fenômeno da morte e contribuir, enquanto conhecimento para formação profissional, quanto ao modo de lidarem com a finitude da vida no âmbito hospitlar. A utilização da Análise Existencial Frankliana foi relevante pela possibilidade de autorreflexão, percepção dos valores e saberes alcançados, identificados durante a avaliação do aprendizado. Nos dias de hoje, este álbum seriado é utilizado nos ciclos de logoencontros semestrais como preparo para os estudantes que pela primeira vez vão à prática de cuidado ao ser humano.

     CARNEIRO, Geisiane Rios et al. Sentido do processo de morte e morrer na visão dos estudantes de enfermagem. Brazilian Applied Science Review, [S.L.], v. 4, n. 4, p. 2204-2216, 2020. Brazilian Applied Science Review. http://dx.doi.org/10.34115/basrv4n4-007

     CARVALHO, Gyl Dayara Alves et al. NECESSIDADES ESPIRITUAIS DE PACIENTES NA TERMINALIDADE: VIVÊNCIA DE ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS. Rev Enferm Ufpe, [s. l], v. 4, n. 8, p. 78-87, abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/9746/9857. Acesso em: 02 out. 2021.

    FERNANDES, Cristina da Silva; Lívia Moreira, BARROS. A vida continua: orientação para acompanhantes de pacientes com Acidente Vascular Encefálico. Ceará: Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), 2020.

    OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina et al. Material educativo digital sobre morte e morrer. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 89-102, 20 jul. 2020. Portal de Periódicos da UFC. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a7. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/42434/161823. Acesso em: 02 out. 2021.

  • Palavras-chave
  • Estudantes de Enfermagem; Cuidado em Enfermagem; Logoterapia; Morte; Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Valores na educação
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao