A logoterapia, desenvolvida por Viktor Frankl, parte da premissa de que a principal motivação do ser humano é a busca por sentido, propondo a vontade de sentido como eixo estruturante da existência. Nesse contexto, a realização pessoal não se dá pela satisfação de desejos imediatos, mas é fruto da capacidade de encontrar significados em situações cotidianas, inclusive nas mais adversas. Segundo Frankl, “há um sentido para a vida — isto é, um sentido pelo qual o homem sempre esteve a buscar [vontade de sentido] — e que o homem tem a liberdade de engajar-se, ou não, na realização desse sentido” (Frankl, 2011, p. 89). É nesse horizonte que se insere a discussão sobre projeto de vida, que pode ser compreendido como um objetivo de longo prazo, composto por um plano de metas nos quais a pessoa se engaja no dia-a-dia, mas que também é uma expressão de uma busca por sentido e uma manifestação da autotranscedência. Dessa forma, o presente trabalho está interessado no contexto da educação e, mais especificamente, nos professores em final de carreira. Assim, o objetivo é refletir sobre projetos de vida desses professores, uma via para compreender os desafios existenciais que atravessam a docência e para pensar formas de cuidado e reconhecimento nesse percurso.
Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa em andamento que já consultou 4 professores(as) da Educação Básica. Esse estudo tem como base entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras que possuem, pelo menos, mais de 20 anos de atuação, e professores com mais de 25 anos. A seguir, vamos descrever brevemente cada um dos participantes.
Javier é professor de alunos de ensino médio e ensino fundamental. A sua vida demonstra ser orientada pela autotranscendência, ao colocar seu trabalho e sua missão educativa a serviço da família e comunidade. Seu objetivo central é contribuir com a formação de sujeitos politizados e humanizados, e ele se engaja com isso por diferentes meios como a docência, palestras em escolas e estudos na área de psicologia social comunitária.
Joelita é professora do Ensino Fundamental, com 37 anos de docência. Seu objetivo central de vida é voltado à família e à preservação da própria identidade. Apresenta fortes valores relacionados a fé e cuidado que se entrelaçam com seu trabalho como professora de uma instituição de ensino religiosa e, por isso, contribuem para seu engajamento no presente. No entanto, apresenta dúvidas com relação ao que fazer no futuro, após sua aposentadoria.
Samara é professora da rede pública, com 27 anos de magistério. Seu objetivo central é voltado para o cuidado com os filhos e na manutenção da saúde física e mental. Apresenta engajamento na vida familiar e profissional, com forte senso de responsabilidade. No entanto, não apresenta metas claras para seu futuro a longo prazo, apenas expressa preocupação em manter a saúde e o bem-estar seu e de sua família.
Iolanda é professora e gestora escolar com 26 anos de carreira. Valoriza a família, o bem-estar e a espiritualidade, e demonstra uma disposição à autotranscendência, embora reconheça que tem negligenciado a si mesma. Seu projeto de vida ainda é pouco estruturado e atravessado por sobrecargas. Iniciou um processo de cuidado com a saúde mental, física e espiritual para retomar a direção da própria vida.
Frente aos dados parcialmente apresentados, uma análise qualitativa do conteúdo vem revelando elementos importantes sobre como esses docentes pensam sua trajetória e futuro. Assim, essa análise parcial das entrevistas observou fragilidade nos projetos de vida dos entrevistados, pois metade relataram não ter planos concretos ou metas bem estruturadas para o futuro, sejam relacionados ao trabalho ou não. Quando questionados sobre seus projetos de vida, a resposta mais frequente é a ausência de um plano ou o desejo de "apenas descansar", "aproveitar a vida" ou "esperar a aposentadoria". Outro aspecto recorrente diz respeito à centralidade de temas como família, saúde e descanso, que são frequentemente negligenciados por conta da sobrecarga do trabalho ao longo dos anos, como afirmado, por exemplo, por Iolanda quando diz “Aí agora eu vou falar realmente de mim. É tentar cuidar melhor da minha saúde. Saúde mental, saúde física. [...] Como a gente percebe, como eu percebo o percurso da educação. Do que vem acontecendo de professores cada vez mais doentes, mesmo emocionalmente. Sobrecarga.”. Esse trabalho contribui para pensar a etapa final da carreira de docentes da educação básica e pode inspirar iniciativas para lidar com os desafios próprios desse período desafiador que antecede a aposentadoria.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao