Espiritualidade na enfermagem: desafio para formação técnica

  • Autor
  • Maria Hermínia Martins da Paixão Nogueira
  • Co-autores
  • Christiane de Oliveira
  • Resumo
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    Espiritualidade na enfermagem: desafio para formação técnica

    Oliveira, Christiane de

    Nogueira, Maria Hermínia Martins da Paixão

    Esperandio (2014) afirma: os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente acreditam que a religião/espiritualidade afeta o processo de recuperação da saúde e julgam como importante tal

    conhecimento. Contudo, também afirmam que não integram a temática espiritualidade na prática do cuidado por falta de informações sobre essas questões. A pesquisa teve como pergunta norteadora: os estudantes do curso técnico de enfermagem estão familiarizados com o tema espiritualidade, sendo uma estratégia de enfrentamento do processo saúde/doença/morte e, por conseguinte, uma perspectiva do cuidado de enfermagem? A hipótese elaborada para este relato de experiência: os alunos desconhecem o termo espiritualidade e não a compreendem como sendo um dos cuidados de enfermagem que pode ser prestado na prática afim de colaborar na recuperação do paciente. Na prática docente, observa-se um modelo de formação baseado no conceito clínico-biomédico e um desconhecimento sobre o ser espiritual, muitas vezes emaranhado com o conceito de religiosidade. O presente trabalho objetivou identificar o conhecimento prévio dos alunos técnicos de enfermagem acerca do tema espiritualidade, bem como traçar relação entre espiritualidade e cuidado de enfermagem e validar a discussão do tema espiritualidade no segmento de ensino. O processo investigativo apresentado foi descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa e do tipo relato de experiência. Utilizou-se do relato de experiência vivenciado pela autora da pesquisa na qualidade de educadora, ao ministrar disciplina da grade curricular de Psicologia Aplicada à Enfermagem em 2024, no curso técnico de enfermagem de uma instituição privada no município do Rio de Janeiro, onde se observou uma lacuna dos alunos no que se refere ao tema espiritualidade, como uma contribuição para o processo terapêutico do cuidado. Dezesseis alunos participaram da aula proposta abordando o tema espiritualidade; eles votaram em perguntas fechadas e tiveram a oportunidade de verbalizar considerações pessoais e pertinentes, transcritas pela educadora. A coleta de dados deu-se por uma roda de conversa em sala de aula, a partir da temática Espiritualidade x Religiosidade. Perguntas realizadas durante a roda de conversa: 1. Você conhecia o termo espiritualidade antes de entrar em contato com a formação técnica? 2. Você percebe que Espiritualidade pode ser uma forma de enfrentamento do processo adoecer/morrer? 3. Entender a espiritualidade como meio de cuidado foi importante no processo de aprendizagem? Dos dezesseis alunos presentes, onze responderam que não possuíam conhecimento sobre o termo espiritualidade. Quatorze alunos votaram que é possível perceber a espiritualidade como forma de contribuir no processo de saúde-doença. No que se refere a espiritualidade como instrumento de cuidado a ser conhecido no processo de aprendizagem, todos os estudantes foram unânimes em responderem sim - a partir do conhecimento da espiritualidade, há transformação no processo de cuidar em enfermagem. Concluiu-se que os resultados demostraram o desconhecimento dos alunos técnicos sobre a espiritualidade, corroborando a relevância de estudar a temática ainda na formação técnica, ampliando o entendimento sobre as práticas do cuidado de enfermagem ainda em sala de aula e no campo de estágio. Ainda sobre os resultados, evidenciou-se que os discentes compreendem a conexão da espiritualidade com a assistência de enfermagem, validando a importância de ter o assunto como teoria no ensino profissionalizante (Esperandio, 2014). Na perspectiva de atender às necessidades que um paciente pode apresentar, é importante que o futuro profissional técnico de enfermagem obtenha o processo formativo baseado no modelo hospitalar-biomédico e também esteja familiarizado com a temática espiritualidade, proporcionando um cuidado integral prestado ao paciente, considerando todas as dimensões humanas - biológica, psicológica e noética (espiritual), um cuidado holístico na prática profissional.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    ARAÚJO, Michell Ângelo Marques. Um modelo de cuidado espiritual para

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    ESPERANDIO, M. R. G. Teologia e a pesquisa sobre espiritualidade e saúde: um

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    https://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p805

    Acesso em: 13 de junho de 2024.

     

    FRANKL, V.E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Trad.

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    KOENIG, Harold G. Religião Espiritualidade e Psiquiatria: uma nova era na atenção

    à saúde mental. Arch. Clin. Psychiatry. São Paulo. 2007 Disponível em:

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    SIMARD, Jean -Paul Espiritualidade: os recursos da alma para a cura dos sofrimentos e das doenças; tradução Marcelo Dias. – São Paulo: Paulinas, 2016.

    PALAVRAS-CHAVE: Espiritualidade. Logoterapia. Enfermagem. Educação técnica

  • Palavras-chave
  • Espiritualidade, Logoterapia, Enfermagem, Educação Técnica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Espiritualidade na educação
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Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao