Este trabalho apresenta uma experiência de estágio supervisionado em Teologia, com foco na promoção humana, desenvolvida no âmbito da Pastoral Universitária. A proposta consistiu na aplicação dos Círculos de Diálogo Existencial (CDE) como espaços de escuta ativa, autoconhecimento e orientação ao sentido presente nas manifestações existenciais dos participantes, servindo de inspiração para a construção de projetos de vida alicerçados na responsabilidade e na missão. O projeto fundamentou-se na Logoterapia de Viktor Frankl como ferramenta de intervenção educacional, diante do crescente vazio existencial no ambiente acadêmico contemporâneo. A intervenção visou resgatar a consciência de missão como eixo estruturante do projeto de vida, contribuindo para a formação integral dos participantes, em consonância com a Evangelii Gaudium, de Francisco (2013), que afirma: “É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar [...] estar com os outros e ser para os outros.”. A proposta articulou Teologia, Logoterapia e Análise Existencial (LAE) e Espiritualidade Pastoral. Para Frankl, o ser humano é essencialmente autotranscendente e orientado ao sentido — mesmo diante do sofrimento. Sua abordagem, conhecida como “psicoterapia das alturas”, parte da premissa de que o ser humano é espiritual, livre e responsável; e afirma que a frustração da “vontade de sentido” pode gerar o chamado vazio existencial, relacionado a sintomas noogênicos como depressão, apatia e ideação suicida. No contexto educacional, a LAE tem sido explorada como via de promoção da saúde integral. Aquino (2012) e Freitas (2018) apontam a educação para o sentido como chave para o amadurecimento existencial, ampliando o olhar pedagógico para além do desempenho técnico, reconhecendo o aluno como pessoa em busca de sentido e significado. O projeto foi desenvolvido com base na metodologia dos CDE, criados por José Arturo Luna (2011; 2022) como espaços de escuta e partilha existencial. A proposta foi aplicada por meio de encontros híbrido, presencial e online com a comunidade acadêmica da Faculdade Católica de Anápolis, e abertura à participação da sociedade em geral. As atividades incluíram: Teste logoterapêutico adaptado (parte objetiva do PIL-Test) (AQUINO et al, 2015); Palestra com a dinâmica “Leilão de Valores” (Joseph Fabry); Oficina de biografia existencial com “Dotty Dots” (Herrera); Seis rodas de conversa com os temas: “A Liberdade: escolha e angústia”, “Qual é o sentido da vida - quem sou eu no meio de tudo isso? - Consciência e Singularidade”, “Relacionamentos e vínculos verdadeiros - Amor como experiência de sentido”, “Liberdade para quê? - liberdade como Responsabilidade”, “O sofrimento na Pessoa e na cruz de Cristo - ocasião de crescimento”, e “Projeto de vida e missão - Realização pessoal e contribuição para o mundo”. Apesar da baixa frequência recorrente, os relatos qualitativos indicaram impacto positivo nos participantes. Nos “Diários de Bordo”, revelaram sentimentos de alívio, clareza e reconexão com valores antes esquecidos, o que permite inferir que a intervenção alcançou o objetivo proposto inicialmente. A presença dos elementos noéticos – autotranscendência, liberdade e responsabilidade – foi notada nas reflexões compartilhadas. A noção de sofrimento como ocasião de crescimento também foi assimilada de modo logoterapêutico, ressignificando frustrações e perdas, dentro de uma perspectiva de fé e amadurecimento. Perante o desafio contemporâneo de educar para a missão e para o encontro com o outro, a prática dos CDE demonstrou ser estratégia eficaz e pastoralmente relevante na promoção de projetos de vida integradores de missão pessoal e sentido existencial. Essa proposta logoterapêutica pode ser replicada em diferentes contextos educativos, com adaptação cultural e espiritual. Em síntese, a aliança entre Logoterapia e Educação sob a luz do Evangelho e documentos teológicos revelou-se como resposta pastoral ao sofrimento contemporâneo, ao mesmo tempo em que apontou caminhos para o florescimento humano autêntico.
AQUINO, Thiago A. A. Educação para o sentido da vida. Logos & Existência, 2012.
AQUINO, T. A. A. de ., Veloso, V. G., Aguiar, A. A. de ., Serafim, T. D. B., Pontes, A. de M., Pereira, G. de A., & Fernandes, A. S.. (2015). Questionário de Sentido de Vida: Evidências de sua Validade Fatorial e Consistência Interna. Psicologia: Ciência E Profissão, 35(1), 4–19. https://doi.org/10.1590/1982- 3703001332012.
FABRY, J. (1990). Aplicações práticas da logoterapia. São Paulo: Editora de Cultura Espiritual.
FRANCISCO (Papa). Evangelii Gaudium: exortação apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Vaticano, 2013. Disponível em: https://www.vatican.va. Acesso em: 10 jun. 2025.
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido. Petrópolis: Vozes, 2019.
FREITAS, Marina L. S. Pedagogia do Sentido: contribuições de Viktor Frankl para a educação. Ribeirão Preto: IECVF, 2018.
LUNA, José Arturo. Logoterapia: un enfoque humanista existencial fenomenológico. Bogotá: San Pablo, 2011.
LUNA, José Arturo. Los círculos de diálogo existencial como herramienta para el despliegue de lo espiritual. Instituto Peruano de Logoterapia, 2022.
Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.
Comissão Organizadora
Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
Presidenta do Congresso
Gladis Villela
Comissão Científica
David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Coordenador do Comitê de Programa
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos
Comitê de Programa
Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação
https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao