LUTO E VAZIO EXISTENCIAL SOB A ÓTICA DA PSICOTERAPIA DO SENTIDO

  • Autor
  • Shirlei de Souza dos Santos
  • Resumo
  • Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão literária a respeito do vazio existencial, considerando as características atribuídas por Viktor Emil Frankl em consonância aos sintomas que os pacientes enlutados atendidos na psicoterapia para pessoas enlutadas têm apresentado, compreendendo a similaridade desse fenômeno nos relatos de processo de luto. O presente projeto tem como base livros do autor Viktor Emil Frankl, bem como outros autores pós-franklianos logoterapeutas e artigo referente ao tema do vazio existencial, a fim de reunir dados que possam trazer notoriedade ao assunto, evidenciando a importância de desenvolver e viabilizar o fenômeno do vazio existencial em casos de luto, bem como a colaboração da Logoterapia como estratégia terapêutica para trabalho com pessoas enlutadas. Nota-se que existem poucos estudos com essa temática de aproximação do vazio existencial em casos de luto, e faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas que investiguem os aspectos emocionais dos indivíduos que demonstram sintomas de vazio existencial no processo de luto. Através da análise das literaturas selecionadas pôde-se compreender sintomas semelhantes ao que se refere ao vazio existencial ao qual Viktor Emil Frankl atribui como o sentimento de uma vida sem sentido, que dificulta no processo de elaboração de luto.

    Referências

     

    FRANCO, Maria Helena Pereira. (2021). O luto no século 21: uma compreensão abrangente do fenômeno. Summus

     

    FRANKL, Viktor Emil. (2021). A falta de sentido: um desafio para psicoterapia e filosofia. Auster.

     

    FRANKL, Viktor Emil. (2019). O sofrimento humano: fundamentos antropológicos da psicoterapia. É Realizações.

     

    FRANKL, Viktor Emil. (2016). Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. Quadrante.

     

    PINTOS, Claudio Garcia. (2017). O Mar me Contou: A logoterapia aplicada ao dia a dia. Cidade Nova.

     

    SOUSA, Daniel Peixoto de. (2023). Morte e luto à luz da psicologia do sentido. Revista Horizontes Históricos, v. 6, n.1, p. 283-295. https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/vie

    w/19613.

  • Palavras-chave
  • Logoterapia; Luto; Sofrimento; Vazio Existencial.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
Voltar

Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao