A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA PROMOVE ESPERANÇA, CONQUISTA DA PROTOCONFIANÇA E PREVENÇÃO NIILISTA NA FASE DA ADOLESCÊNCIA?

  • Autor
  • DIOGENES ALEXANDRO MARQUES
  • Resumo
  •  

    Nome/autor: Diógenes Alexandro Marques

    Filiação institucional: Universidade de Uberaba (UNIUBE)

    Cidade: Uberaba      Estado: Minas Gerais

    E-mail: institutopossovoar@gmail.com

    Modalidade Oral

    Tema: Projeto de Vida

    Como é bom ver adolescentes e jovens em busca da “nuvem” tratada por Elizabeth Lukas na obra Psicoterapia em Dignidade como uma das metáforas propostas por Frankl e que nos convida a olhar para o futuro com esperança e perseverança. Como é importante encontrar adolescentes sorrindo e desfrutando da dimensão noética, construindo futuros com esperança, mas, por outro lado encontramos muitos outros desesperançosos e convictos de que na vida só existe o caminho baseado no sofrimento e sem esperança. O presente trabalho busca apresentar os desafios e benefícios da construção de um Projeto de Vida que possa servir como fonte de esperança, protoconfiança e preventiva à filosofia niilista

    O interesse por esta temática se dá por observar uma sociedade, neste caso, adolescentes e jovens em uma fase emergente da construção das suas identidades, da vida em passagem entre fases decisivas para a construção do seu caráter e que se torna uma fase cheia de desafios que muitos não conseguem lidar de forma resiliente causando grandes danos a sua integridade com vícios, criminalidade, crises de ansiedade, depressão, tentativas ou realização de autoextermínio.

    Partiremos de um estudo bibliográfico em fontes que possibilite compressão, diálogos e possíveis intervenções, como: Viktor Frankl, Lucía Copello, Elizabeth Lukas, Ulisses Ferreira de Araújo, Valeria Amorim Arantes de Araújo, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca e Martin Seligman e Willian Damon. Além do aprofundamento bibliográfico, alguns relatos de experiência serão apresentados como análise dos desafios e vontade de sentido em adolescentes que vivem duas realidades distintas, sendo: o grupo 1 que vive livre por não ter situações em desacordo com as Leis e o Grupo 2 que vive no âmbito de semiliberdade (carcerário) por ter vivenciado a criminalidade. Porém, o sofrimento, o desamparo, a falta de sentido, bem como a esperança tem rondado nos dois campos em momentos e situações distintas próprias da fase adolescente.

    De certa forma estamos vendo uma adolescência sem alegria e esperança, mas, nem todos vivem assim e nem os que assim estão devem permanecer como uma sentença final da vida.

    Os questionamentos levantados nos ajudam a questionar as diversas realidades humanas e com o apoio da construção do Projeto de Vida, promover reflexões, diálogos, metacognições com foco na revelação da dimensão noética, das virtudes e valores humanos, do otimismo e aprendizados junto ao sofrimento.

     

    Palavras-chave: Logoteoria, Projeto de Vida, educação humanizada, adolescentes, infratores.

     

    Referência bibliográfica:

    AQUINO, Thiago A. Avellar de. DAMÁSIO, Bruno F. SILVA, Joilson P. da. Logoterapia & Educação: fundamentos e prática. São PAULO: Paulus, 2010.

    ARAUJO, Ulisses Ferreira de e ARAUJO, Valeria Amorim Arantes de e PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Projeto de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. . São Paulo: Summus., 2020

    COPELLO, Lucía. Aplicação Da Logoterapia No Âmbito Carcerário: o sofrimento como escola de humanização. Ribeirão Preto-SP: Ed. IECVF, 2019

    DAMON, Willian. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

    FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2019

    FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. São Paulo: Quadrante, 2019.

    LUKAS, Elisabeth - Psicoterapia em Dignidade: Orientação de vida baseada na busca de sentido de acordo com Viktor E. Frankl. Ribeirão Preto-SP: Ed. IECVF, 2019

    SELIGMAN, M.  Florescer - uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

    SELIGMAN, Martin. A criança otimista : Uma abordagem revolucionária para educar crianças resilientes 1ª ed. — Rio de Janeiro : Objetiva, 2022. 

     

  • Palavras-chave
  • Logoteoria, Projeto de Vida, educação humanizada, adolescentes, infratores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • • Projeto de vida
Voltar

Os Anais do VII Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação, realizado sob o tema “Projeto de vida: uma resposta à missão”, reúnem trabalhos científicos de diversas regiões do Brasil, elaborados por autores e autoras vinculados a escolas, universidades e outros espaços educativos. Este congresso constitui o principal evento dedicado à reflexão e ao debate sobre uma educação antropologicamente fundamentada no pensamento de Viktor Frankl. Esperamos que as produções aqui publicadas não representem um ponto final, mas sim um impulso para novas reflexões e ações em torno dessa temática tão essencial.

  • • Antropologia pedagógica
  • • Cultura inclusiva
  • • Espiritualidade na educação
  • • Formação de professores
  • • Gestão escolar
  • • Políticas públicas educacionais
  • • Integração escola-família
  • • Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
  • • Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
  • • Projeto de vida
  • • Sexualidade humana orientada ao sentido
  • • Valores na educação

Comissão Organizadora

Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl
 

Presidenta do Congresso

Gladis Villela

Comissão Científica

David Moisés Barreto dos Santos
Gladis Villela
Eloisa Marques Miguez
Marina Lemos Silveira Freitas
Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Coordenador do Comitê de Programa

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos

Comitê de Programa

Adriana Braitt Lima
Ana Paula Zeferino Rennó
Benedito Guilherme Falcão Farias
Darci de Oliveira Santa Rosa
David Moisés Barreto Santos
Diogo Arnaldo Correa
Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Elaine Guedes Fontoura
Gilvan de Melo Santos
Kátia Vanessa Pinto de Meneses
Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Lílian Perdigão Caixeta Reis
Lorena Bandeira Melo de Sá
Marcos Luiz Soares
Michell Ângelo Marques Araújo
Mônica Patrícia Oliveira Souza
Neide Rebouças de Oliveira
Pablo Lincoln Sherlock de Aquino
Raisa Fernandes Mariz Simões
Raissa Daniella Correa Gomes
Rouseane da Silva Paula Queiroz
Sam Hadji Cyrous
Sandrelena Monteiro
Sheila Maria Hesketh Rabuske
Silvania Rita Ramos
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Valdir Barbosa Lima Neto
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos

Anais do VI Congresso Internacional de Logoterapia Aplicada à Educação

https://doity.com.br/anais/vi-congresso-internacional-de-logoterapia-aplicada-a-educacao