Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o biênio 2018-2019, estima-se a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer, para cada ano (BRASIL, 2018). Dentre os tipos de câncer mais prevalentes no Brasil, destacam-se: na cavidade oral, cólon e reto, esôfago, estômago, mama, câncer de pele do tipo melanoma e não melanoma, próstata, pulmão, colo de útero e leucemias, e a alimentação e nutrição inadequadas são consideradas a segunda causa do surgimento do câncer, assim, a inclusão dos alimentos funcionais devidos a seus compostos bioativos, podem trazer benefícios na prevenção dessa patologia (SANTOS et al. 2019).
Dentre os principais aliados para prevenção do câncer, encontra-se a alimentação adequada. Estudos recentes, evidenciam a ligação de dietas ricas em alimentos funcionais no combate e prevenção do câncer, relatando que os alimentos funcionais proporcionam inúmeros benefícios a saúde se incluídos diariamente na alimentação, para que assim seus compostos ativos se mantenham constantes presentes no organismo e apresentem efeitos positivos (SILVA, SOUSA, 2018).
Os alimentos ou ingredientes funcionais são aqueles que possuem funções nutricionais básicas ajudando no funcionamento fisiológico e metabólico do organismo, trazendo benefícios não só para a saúde física como também mental, além de prevenir o aparecimento de patologias crônicas degenerativas (HENRIQUE et al., 2018). Diante o exposto objetivou-se avaliar os efeitos dos alimentos funcionais e sua intervenção no tratamento preventivo do câncer.
Comissão Organizadora
Janaina Lúcio Dantas
Giovani Rivera Amado
Paloma Cyntia da Silva Figueiredo
Comissão Científica