ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO PREVENINDO DIABETES E HIPERTENSÃO GESTACIONAL

  • Autor
  • Roberta de Medeiros Pereira
  • Co-autores
  • Bruna Ferreira Leitão Lacerda , Janaína Lúcio Dantas , Keliany Batista da Silva
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO

     

    A gestação é especial na vida da mulher; embora possa ser considerada um ciclo conturbado, no qual ocorrem várias mudanças físicas e alterações substanciais no seu peso e na sua forma corporal, tal fase é designada por modificações corporais relacionadas aos ritmos metabólicos e hormonais, demandando o processo de integração de uma nova imagem corporal (TEIXEIRA et al., 2015). O grupo de gestantes também contribui para melhorar o vínculo delas com a Unidade Básica de Saúde e seus profissionais, proporcionando sua participação ativa, maior adesão às consultas de pré-natal e promoção da educação em saúde (ESTEVES; BENTO, 2015). A alimentação adequada é de suma importância durante a gestação, uma vez que a demanda de nutrientes e energia tende a crescer devido às transformações fisiológicas (SOARES; LIMA, 2018). As principais complicações incidentes para tal público são as Síndromes Hipertensivas Gestacionais, que não teve sua etiologia revelada, mas na atualidade ocupa a posição inicial no ranking nacional dentre as causas de morte materna considerando as gravidezes de risco, e o Diabetes Mellitus Gestacional que consiste no problema metabólico de maior prevalência do período gestacional, consequente da insuficiência pancreática para neutralizar a resistência à insulina (ALBRECHT, etl al., 2019). A vigilância clínica ao longo do período gestacional é essencial para promover, proteger e recuperar a saúde da gestante e do concepto (ANDRADE et al., 2015). Estudos têm demonstrado a importância da educação alimentar como parte da promoção da saúde, estratégias de prevenção de doenças, saúde e bem-estar, conhecimento sobre nutrição, mudanças de comportamento de ingestão de alimentos e atividade física (OLIVEIRA; FERNANDES; SANTOS; VASCONCELOS; LOPES, 2018). Uma alimentação saudável e, consequentemente, um estado nutricional adequado, é de extrema importância para a promoção da saúde e prevenção de doenças (CUNHA et al., 2016). O acompanhamento pré-natal, incluindo uma adequada avaliação nutricional da gestante e orientação dietética, é de extrema importância, e tem como objetivo verificar o estado nutricional da gestante, identificar fatores de risco ao longo da gestação, estabelecer as necessidades individualizadas de nutrientes em cada período e prescrever uma dieta (CUNHA et al., 2016).

     

     

    OBJETIVO

               

                Orientar as gestantes sobre cuidados que se deve ter com a alimentação para prevenir diabetes e hipertensão gestacional.

     

     

    MATERIAL E MÉTODOS

     

    No dia 14/08/2019, às 10h00min, foi desenvolvida uma palestra com o tema “alimentação na gestação prevenindo diabetes e hipertensão gestacional”, na Unidade Básica de Saúde da Família IV – Antônio Bento de Morais, na cidade de Santa Luzia-PB. O público-alvo foi um grupo de cinco gestantes usuárias dessa UBS. O método utilizado foi um folder contendo informações sobre os alimentos que podem ajudar a prevenir patologias como Diabetes e Hipertensão. Ao final da palestra, foram tiradas as dúvidas das gestantes sobre assuntos de acordo com o tema trabalhado na palestra.

     

     

    RESULTADOS

               

    O resultado obtido foi a participação das gestantes, onde interagiram e tiraram suas dúvidas em relação ao tema discutido. Foram passadas informações sobre o tema para as gestantes, em forma de roda de conversa e, ao final, elas puderam tirar suas dúvidas, sendo as mais frequentes em relação às diferenças entre o uso de açúcar e adoçante, sobre sinais e sintomas como constipação e náuseas na gravidez, o fracionamento das refeições e o volume delas, o ganho de peso gestacional, além de perguntas sobre os alimentos indicados para prevenir a diabetes e a hipertensão, entre outras. Quando se fala em método ativo para o ensino, a pesquisa e o serviço à comunidade também se remete ao desenvolvimento do papel do educador como um terapeuta social. Os educadores constantemente se conhecem ao trabalhar com grupos e indivíduos, ajudando as pessoas a lidarem com suas dimensões afetivas e de poder, ao aprofundarem em temas que se entrecruzam em torno do ser em relação e do conhecimento (NERY; GISLER, 2019).

     

     

    CONCLUSÃO

     

    Este trabalho concedeu informação construtiva, reflexão e uma nova visão para as gestantes sobre o ali­mento, a sua necessidade de se alimentar, e maior seguran­ça para fazer seleções alimentares adequadas e saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e saú­de.              O estágio em saúde coletiva é uma base construtiva para a vida acadêmica, visto que envolve a saúde da população, pois tem responsabilidade de promover, prevenir e recuperar a saúde. A atuação nessa área é de extrema importância, uma vez que é o responsável por cuidados nutricionais, trabalhando com os diferentes ciclos de vida, no qual a gestação requer muita atenção devido às várias patologias que se pode adquirir.

     

  • Palavras-chave
  • diabetes gestacional, hipertensão gestacional, alimentação na gestação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Nutrição e Saúde Coletiva
Voltar Download
  • Nutrição e Saúde Coletiva
  • Alimentação Coletiva
  • Nutrição Clínica
  • Nutrição Esportiva
  • Nutrição e Marketing
  • Nutrição Oncológica
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos

Comissão Organizadora

Janaina Lúcio Dantas
Giovani Rivera Amado
Paloma Cyntia da Silva Figueiredo

Comissão Científica