A disciplina de técnica dietética faz parte da grade curricular do Curso de bacharelado em Nutrição do Centro Universitário de Patos (UNIFIP). É a disciplina que baseada em ciências exatas, estuda as operações a que são submetidos os alimentos depois de cuidadosa seleção e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários e outros, de preparação para o consumo (ORNELAS, 2007).
O Ensino Superior depara-se, cada vez mais, com acadêmicos que apresentam dificuldades para atingir objetivos curricularmente prescritos, impostos pela necessidade de o aluno desenvolver competências e habilidades demandadas pelo mundo contemporâneo. Com certa frequência, as Instituições de Ensino Superior têm tido a preocupação de desenvolver projetos educativos e pedagógicos que envolvam acadêmicos oriundos de diferentes comunidades, visando ao aperfeiçoamento de sua qualificação (Frison, 2016). A monitoria contribui com a formação integrada do discente e o aprimoramento de seus conhecimentos através da colaboração ativa no processo de ensino-aprendizagem na pesquisa, ensino e extensão no curso de nutrição.
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo caracteriza-se por estudo de caso. Primeiro realizadas pesquisas de artigos publicado nos últimos cinco anos nas bases Google Acadêmico, Lilacs, Pubmed e Scielo. Sendo utilizados os descritores: monitoria, técnica dietética, docência.
RESULTADOS: a teoria alinhada a teoria vivida pelos monitores abre a formação de futuros docentes e abre as possibilidades para a produção técnico científica. Além das atividades foram desenvolvidas práticas no laboratório de técnica dietética da instituição, estudos de artigos, e outras tantas atividades. Esse processo facilita o ensino para demais estudantes da disciplina em questão. O conhecimento de técnica dietética permite ao monitor e aluno a serem futuros profissionais de Nutrição que dominam os indicadores de cocção, perdas comestíveis, mensuram gêneros alimentícios, cuida da saúde dos comensais, pacientes e funcionários, criam receitas apetitosas e nutritivas de forma padronizada através de fichas técnicas, além de formular cardápios bem elaborados, adequados a cada realidade como um desafio, uma vez que UAN abrange empresas com filosofias e atendimentos diversos (SANTOS et al., 2018).
CONCLUSÕES: O programa de monitoria traz benefícios a curto e longo prazo, desde a solução de dúvidas que ficam entre docentes e discente, a aprimorar o conhecimento cientifico do monitor, assim expandindo conhecimento e fazendo com que se torne um profissional mais capacitado e preparado.
Comissão Organizadora
Janaina Lúcio Dantas
Giovani Rivera Amado
Paloma Cyntia da Silva Figueiredo
Comissão Científica