Programas de Habilidades Sociais para Universitários: uma revisão bibliográfica

  • Autor
  • Thamires Gaspar Gouveia
  • Co-autores
  • Soely Aparacecida Jorge Polydoro
  • Resumo
  • As transformações que o Ensino Superior no Brasil vem passando nos últimos 20 anos geraram a necessidade de ajustes das instituições a fim de atender as novas demandas educacionais. Diversos autores defendem a ideia de que o Ensino Superior é um espaço de formação integral. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades sociais que estão relacionados com melhor desempenho acadêmico, como também o sucesso na inserção profissional. O presente artigo se propõe a analisar e comparar aspectos conceituais do termo habilidades sociais, tipos de habilidades desenvolvidas, avaliação do programa, instrumentos utilizados e aspectos metodológicos de trabalhos com objetivo de desenvolver habilidades sociais em universitários. Foram analisados 13 artigos e 3 teses, publicados entre 1999 e abril de 2019 em quatro bases de dados (Scielo Brasil, PEPSIC, LILACS e Google Acadêmico). Os resultados apontaram consenso na compreensão sobre o conceito, predominância do uso de escalas, variação na quantidade e tipo de habilidades trabalhadas, predomínio do treino das habilidades de assertividade, comunicação, falar em público e empatia e efeito de melhora no repertório dos participantes, indicando a eficácia desse tipo de intervenção. Diante disso, faz-se necessário o desenvolvimento de tal iniciativa nas Instituições de Ensino Superior, visto que tais habilidades são fundamentais para a formação universitária.   

     

  • Palavras-chave
  • habilidades sociais; universitário; ensino superior; revisão
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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