Atuar como psicólogo, ainda que no estágio acadêmico, envolve desenvolvimento de habilidades terapêuticas que nem sempre são treinadas durante a graduação. A literatura revisada aponta escassez de medida específica, bem delineada e com qualidade psicométricas para avaliar as habilidades sociais para lidar com as dificuldades interpessoais no manejo clínico. Dessa forma, este estudo objetivou a construção e validação de um instrumento de medida de Habilidades Sociais para situações interpessoais difíceis no contexto clínico para universitários do curso de Psicologia. O processo de elaboração do instrumento gerou uma lista inicial com 60 itens com base em seis entrevistas e na literatura sobre o tema. Após avaliação dos juízes, obteve-se uma versão preliminar com 36 itens associados a uma escala do tipo Likert que foi aplicada a 358 universitários em fase de estágio clínico no curso de Psicologia. Todos os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o estudo foi aprovado no Comitê de Ética da Universidade. A análise fatorial indicou uma estrutura final com 20 itens, distribuídos em três fatores: Quebra de regras acordadas, Fuga e Invasão e Problemas Pessoais Graves. Estabeleceu-se ainda como critério de permanência, itens com carga fatorial mínima de 0,30 em um único fator. Os indicadores psicométricos encontrados possibilitaram a medição pertinente e identificação de quais habilidades são necessárias frente às situações consideradas difíceis no estágio clínico ao longo da formação. Essa escala também pode ser útil na auto avaliação profissional dos psicólogos atuantes.
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