ASSERTIVIDADE COMO PREVENÇÃO AO BULLYING ESCOLAR

  • Autor
  • Bruna Paulino de Araújo Falcão
  • Co-autores
  • Gleyciane Dias de Araújo , Shirley de Souza Silva Simeão , Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino , Washington Allysson Dantas Silva , Giselle do Nascimento Pessoa
  • Resumo
  •  

    A assertividade tem sido uma das principais classes de habilidades sociais contempladas nos programas de intervenção com foco na prevenção de comportamentos que caracterizam o bullying. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta de intervenção com foco na prevenção e promoção da saúde, visando contribuir no auxílio e desenvolvimento de intervenções, mais especificamente, voltadas para o desenvolvimento da assertividade, como evenção aos comportamentos violentos que caracterizam o bullying.  Participaram da intervenção 12 alunos de escola pública, com idade entre 12-18 anos, de ambos os sexos. Foram utilizados como instrumentos: um Questionário Sóciodemográfico, O Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA) e a  Escala Califórnia de Vitimização do Bullying . Após avaliação, a proposta de intervenção que teve um formato grupal e se estruturou ao longo de sete encontros, com 60 minutos de duração, em que foram utilizadas atividades e vivências com a proposta de apresentar a proposta, fazer a psicoeducação sobre habilidades assertivas, relacionar a importância e necessidade de tais habilidades nas situações que caracterizam bullying. Na intervenção foram utilizados o Jogo: Bullying, a lista de direitos humanos e o livro Assertividade na adolescência. Como resultados, foi possível identificar que o grupo de adolescentes passou a diferenciar estilos de comportamento (agressivo, assertivo e passivo) e que sinalizaram a vivência de desempenhos assertivos em seu contexto diário, demonstrando assim a aplicabilidade das atividades discutidas em situações de relações que exigiam o posicionamento e a expressão assertiva.

     

  • Palavras-chave
  • Assertividade, Bullying, Prevenção
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica