AVALIAÇÃO DA EMPATIA ENTRE UNIVERSITÁRIOS

  • Autor
  • Bruna Paulino de Araújo Falcão
  • Co-autores
  • Melyssa Thais Rodrigues da Silva , Glaydson Élder Freitas Santana da Silva , Cleiciane Alves Farias , Gabriela Amorim de Sá , Silvânia Lopes dos Santos , Washington Allysson Dantas Silva , Shirley de Souza Silva Simeão , Giselle do Nascimento Pessoa , Alan Ehrich de Moura
  • Resumo
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    A empatia refere-se à capacidade de compreender sentimentos e necessidades de alguém. Essa habilidade é apontada como uma das mais relevantes para formação de universitários, principalmente para aqueles cuja demanda é o atendimento ao público. O presente estudo objetivou-se avaliar o nível de empatia de estudantes dos cursos da área da saúde (e.g., Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição, Educação Física e Biomedicina), com vistas a observar se os profissionais em formação apresentam nível adequado desse construto. Também se objetivou verificar se haveria diferença entre o nível de empatia desses estudantes com universitários das demais áreas. Participaram 222 universitários (Midade=21,82; DP=5,07). Os estudantes foram categorizados em dois grupos: área da saúde (56%), e demais estudantes, composta por todas as outras áreas (43,4%), desde Biologia a Engenharia Civil. O Inventário de Empatia (IE) foi utilizado em coleta de dados online, com auxílio do Google Forms, sendo as análises realizadas no software IBM SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados apontaram que os estudantes da área de saúde apresentaram nível adequado de empatia (Mempatia=135,83; DP=11,44). O teste t para amostras independentes demonstrou não haver diferença significativa entre o nível de empatia dos estudantes da área da saúde e das demais áreas [t(217)=0,99; p=0,32]. Esse estudo demonstra que estudantes da área da saúde apresentam nível de empatia satisfatório, não diferindo dos demais universitários. Esse resultado pode repercutir positivamente no exercício profissional, uma vez que um atendimento empático pode favorecer a criação de confiança na relação profissional.

     

  • Palavras-chave
  • Empatia, Universitários, Avaliação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
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