O estudo objetivou comparar as variáveis práticas parentais (PP), habilidades sociais (HS) e desempenho acadêmico e suas relações considerando os dados de pais e estudantes ao longo do 6º, 7º e 8º ano. Participaram 288 pais e alunos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade. Os instrumentos utilizados foram os da Abordagem 1- Inventário de Estilos Parentais, Abordagem 2- Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, Abordagem 3- Inventário de PP e Abordagem 4- Escala de PP. Para a análise do Desempenho Escolar Anual, as notas foram obtidas pelas Atas de Resultados Finais. Os dados foram analisados utilizando o Modelo de Equação Estrutural com abordagem Partial Least Squares. As PP foram avaliadas segundo as abordagens em relação ao desempenho. Na Abordagem 1 houve influência das HS segundo os alunos e pais no desempenho e diferenças nas PP em Disciplina Relaxada entre o 7º e 8º ano. Na 2, verificou-se relação entre HS dos alunos e desempenho no 7º ano. Na 3, as HS dos alunos foram preditoras do desempenho e houve diferença nas PP e desempenho no 6º e 7º ano. Na 4, houve influência positiva das HS dos alunos e no desempenho ao longo do 6º, 7º e 8º ano, além das diferenças entre o 6º e 7º para HS e desempenho.
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SIHS UFMA
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